• Recentes
  • Tendências
bot-beneficios

7 benefícios dos chatbots no varejo

18/08/2021 - Atualizado em: 16/02/2023
Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

12/07/2025
Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

12/07/2025
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

12/07/2025
Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

12/07/2025
Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

Ives Gandra Martins: “Nunca ataquei ministros, mas defendo minhas ideias”

11/07/2025
O legado de Donald Trump na comunicação política e seu impacto contínuo nos EUA

Possível aumento de tarifas dos EUA leva empresas brasileiras a reavaliar estratégias internacionais

11/07/2025
Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

Tendência de mudança residencial impulsiona projetos de bairros planejados no Brasil

11/07/2025
Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

Governo inicia acordo de ressarcimento para aposentados com descontos indevidos

11/07/2025
Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

Concurso Nacional Unificado abre 3,6 mil vagas em todo o país; Sudeste concentra 820 oportunidades

11/07/2025
Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

Automação no backoffice reduz 93% da equipe, aumenta produtividade em 78% e elimina praticamente a zero as falhas operacionais

10/07/2025
Instabilidade Tributária Gera Incertezas e Impacta Confiança no Ambiente de Negócios

Dignidade humana versus autonomia privada: quando a proteção contra assédios prevalece sobre o formalismo societário

10/07/2025
Elo Lança Plataforma de Educação Financeira para Clientes

Alta reincidência de inadimplência reforça urgência da educação financeira no Brasil

10/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
sábado, 12 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Tecnologia e Inovação

7 benefícios dos chatbots no varejo

Redação por Redação
18/08/2021 - Atualizado em: 16/02/2023
em Tecnologia e Inovação
Tempo de leitura: 2 minutos
0
A A
bot-beneficios

Imagem de Dean Moriarty por Pixabay

CompartilharCompartilhar

Naturalmente, o varejo é um mercado que possui alta demanda dos consumidores, logo, há vários aspectos que precisam estar alinhados para que a experiência do atendimento ao cliente seja positiva.

Talvez você goste de ver:

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

Biometria em xeque: explosão de fraudes digitais desafia segurança de sistemas no Brasil

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

Para isso, o ideal é contar com tecnologias que contribuam para agilizar esse processo, como a inteligência artificial.

De acordo com Rafael Souza, CEO e co-fundador da Ubots, aumentar a capacidade de atendimento, de modo que o cliente nunca fique esperando para ser respondido é um dos benefícios da IA.

“É possível obter dados importantes para que a empresa faça melhorias no atendimento, sem contar com a possibilidade de ampliação dos canais no qual os clientes se comunicam com a empresa”, explica.

No universo do atendimento automatizado há um elemento essencial para gerar uma experiência diferenciada no momento da conversa com o cliente, o chatbot.

Abaixo, Souza explica os benefícios da atuação dos bots no varejo:

  1. Melhora na retenção dos clientes;
  2. Aumento da satisfação dos consumidores com a marca;
  3. Fortalece o gerenciamento dos atendimento e obtenção de dados.
  4. Redução de custos com a operação;
  5. Ampliação dos canais de relacionamento com o cliente;
  6. Otimização dos atendimentos com base em dados extraídos das conversas;
  7. Fidelização dos clientes que estão satisfeitos com a empresa.

Como case da atuação do bot no varejo, a Ubots desenvolveu o chatbot Ben, da Panvel – a maior rede de farmácias da região Sul do Brasil. Atualmente, ele chega a realizar 90% dos atendimentos que chegam ao Facebook Messenger, ajudando os clientes no processo de pesquisa e compra de produtos.

“Ele foi uma inovação no mercado do Rio Grande do Sul, foi criado com o objetivo de fornecer mais uma opção de atendimento para os clientes da farmácia”, comenta Souza.

Atuação dos chatbots no varejo

Os chatbots podem atuar em todas as etapas da jornada do cliente. No início do processo, eles podem tirar dúvidas dos clientes – como uma espécie de FAQ.

Ler  PIX já é o quarto meio de pagamentos mais utilizado pelos varejistas no Brasil, segundo estudo inédito realizado pela Fundação Dom Cabral

Além disso, também podem mostrar produtos com desconto ou baseado nos interesses dos consumidores, auxiliando no processo de compra e ainda realizar demandas com gerar segunda via de boletos, informar sobre pedidos realizados e prazos de entrega.

Rafael explica que a maior participação dos bots no relacionamento com o cliente está concentrada nos sites ou aplicativos, pois são canais de melhor usabilidade. “Vimos um movimento crescente das lojas aderirem aos aplicativos e até disponibilizarem descontos nas compras através do canal”, comenta.

Tendências do atendimento ao cliente para 2022

Com a abertura da API do Instagram, acredita-se que as empresas vão começar a olhar para a rede social como uma nova possibilidade de canal de relacionamento com os clientes.

Além disso, o WhatsApp tende a se fortalecer ainda mais, utilizando os chatbots para oferecer ainda mais vantagens e, com isso, se tornar um super app no Brasil.

Por fim, outras duas tendências que devem crescer nos próximos meses é a utilização de vídeo nos atendimentos realizados pelo bot e também os voicebots, de acordo com o especialista de programação da Ubots.

Sobre Ubots

Fundada em 2016, a Ubots surgiu da vontade de utilizar a Tecnologia para facilitar a comunicação de grandes empresas com seus clientes.

Para otimizar esse resultado, a Ubots utiliza plataforma própria desenhada para cenários de atendimentos, tanto para uso de agentes humanos, chatbots ou atendimento híbrido, quanto utiliza inteligência artificial.

De origem gaúcha, a startup possui clientes no Brasil e Chile e já participou de programas de aceleração, como: Scale Up Endeavor, BNDES Garagem, StartOut Brasil,WesterWelle Foundation, Cubo do Itaú, entre outros. Mais informações no www.ubots.com.br

CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

por Kayene Simao
12/07/2025
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com o relatório "2025 C‑Suite Survey", da Thomson Reuters,...

Leia maisDetails

Biometria em xeque: explosão de fraudes digitais desafia segurança de sistemas no Brasil

por Kayene Simao
08/07/2025
Tentativas de fraudes bancárias cresceram 10,4% em 2024 e poderiam gerar prejuízo de até R$ 51,6 bilhões, revela Serasa Experian

A popularização da biometria como ferramenta de autenticação digital no Brasil tem avançado de forma expressiva nos últimos anos. Segundo levantamentos recentes, 82% da população já utiliza alguma...

Leia maisDetails

Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

por Kelly Couto
04/07/2025
Mercado global de inteligência artificial deve ultrapassar US$ 1 trilhão até 2031, segundo projeções

O mercado global de Inteligência Artificial (IA) segue em aceleração exponencial. Segundo levantamento publicado pela Statista, a indústria deve ultrapassar a marca de US$ 1 trilhão até 2031,...

Leia maisDetails

Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

por Kayene Simao
04/07/2025
Sudeste alcança 402 municípios com infraestrutura 5G disponível

A região Sudeste do Brasil já conta com 402 municípios com infraestrutura de rede 5G instalada e disponível para uso comercial. Segundo a Conexis Brasil Digital, sete em...

Leia maisDetails

Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

por Kayene Simao
03/07/2025
Gerenciamento de TI em empresas brasileiras pode movimentar mais de R$ 183 bilhões ao ano

Um estudo recente aponta que, caso todos os dispositivos digitais utilizados por empresas brasileiras fossem administrados por prestadores de serviços gerenciados de TI (MSPs, na sigla em inglês),...

Leia maisDetails
Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

Tarifa dos EUA sobre produtos brasileiros acende alerta no mercado financeiro

por Kelly Couto
12/07/2025

A imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, anunciada durante declarações recentes do presidente norte-americano Donald Trump, reacendeu...

Bom Pra Crédito prevê dobrar volume movimentado por Afiliados com ampliação de canais

Open Finance deve revolucionar crédito no Brasil com portabilidade de dívidas a partir de 2025

por Kayene Simao
12/07/2025

O sistema financeiro brasileiro está em meio a um processo de transformação impulsionado pela digitalização e inovação tecnológica. Uma das...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Núcleo de Inovação e Tecnologia da CDL Florianópolis promove encontro sobre inovação e desenvolvimento de negócios

Tecnologia avança para impulsionar o dia a dia das empresas

por Kayene Simao
12/07/2025

A busca por maior eficiência operacional tem levado grandes empresas a intensificarem seus investimentos em transformação digital. De acordo com...

Dólar sobe e ativos de risco enfrentam estresse em meio a temores de desaceleração econômica global

Dólar tem maior queda em meses e estimula aumento de gastos de brasileiros no exterior

por Kayene Simao
12/07/2025

O dólar registrou a maior sequência de quedas em 2025, encerrando abaixo de R$ 5,47 — o menor patamar desde...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile