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6 estratégias para turbinar as suas vendas no segundo semestre

Tábata Férlin por Tábata Férlin
25/07/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
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Como aumentar suas vendas no final do ano - Reprodução Canva

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O segundo semestre está cheio de datas comemorativas importantes para o varejo: é o Dia dos Pais, Dia das Crianças, a Black Friday e até o Natal.

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E as expectativas são positivas: 71% dos brasileiros pretendem comprar mais neste período em comparação aos primeiros meses do ano, segundo levantamento da Trigg.

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Embora as prioridades não sejam exatamente supérfluas, por estarem concentradas em alimentação (66%), saúde (39,8%) e eletrodomésticos (34%), ainda é possível montar uma estratégia de vendas interessante e proporcionar uma experiência de compra atraente para os consumidores.

A consultora de negócios Luciana Locchi, especialista em varejo e no setor de Casa e Decoração, mostra como fazer isso e turbinar as vendas.

Segundo ela, o início de tudo é os lojistas entenderem as mudanças na forma de consumo das pessoas desde o fim da pandemia do coronavírus. Com o isolamento social, muitas pessoas se adaptaram a fazer compras online, mas agora é natural esperar o retorno às lojas físicas.

“Nada se compara à experiência de explorar uma loja, tocar os produtos, experimentá-los e receber atendimento pessoal. Ao criar experiências de compra atraentes e personalizadas em lojas físicas, os lojistas podem cativar os consumidores e fazer com que eles se sintam bem-vindos. Mesmo assim, manter uma forte presença online continua sendo essencial, pois muitas pessoas ainda preferem a conveniência das compras online”, explica a especialista.

Dessa forma, é preciso entender como preparar uma loja para receber clientes e fidelizá-los, cumprindo todas as etapas da estratégia de vendas.

Destaque os produtos prioritários

“Identifique os produtos relacionados à alimentação, saúde e eletrodomésticos em sua loja e destaque-os em exibições atraentes e chamativas. É possível criar visualizações agradáveis usando cores, iluminação e materiais destacados, como os produtos-chave. Além disso, planeje o layout da loja e vitrine de forma estratégica, considerando a jornada do cliente”, explica a consultora de negócios Luciana Locchi.

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Outra estratégia na montagem e organização dos produtos que faz a diferença é dividi-los em categorias ou temas, para facilitar a busca dos clientes e manter a rotatividade dos itens.

“Isso ajuda a manter a oferta atualizada e atrair os clientes com novidades. Nós vendemos desejo, experiências. Se o decorcliente reparar que toda semana os produtos estão no mesmo lugar, da mesma forma, o lojista não gera interesse de venda”, destaca Luciana.

Organize promoções e descontos, inclusive com parceiros

“Crie promoções especiais ou descontos exclusivos para os produtos prioritários mencionados, como os de saúde, alimentação e eletrodomésticos. Isso pode atrair a atenção dos clientes e incentivá-los a fazer compras”, indica Luciana.

Segundo ela, também é interessante combinar esses itens essenciais com outros complementares e inseri-los em um contexto, para potencializar a experiência e o desejo de compra.

“Considere ainda criar pacotes promocionais, ofertas do tipo ‘leve 2, pague 1’ ou descontos progressivos para aumentar o apelo dos produtos.”, indica a especialista.

“Outra dica é estabelecer parcerias com negócios locais, como lojas de alimentos orgânicos, clínicas de saúde ou academias. Dessa forma, busque promover eventos conjuntos, sorteios ou descontos mútuos para incentivar o tráfego de clientes entre os estabelecimentos e criar uma experiência mais completa para os consumidores”, indica a especialista.

Crie experiências interativas

Para aumentar as vendas no segundo semestre, Luciana Locchi também indica a criação de espaços interativos na loja. Dessa forma, os clientes têm a chance de experimentar os produtos, quase que vivenciá-los.

“Monte uma área de demonstração de utensílios de cozinha para que os clientes possam testá-los, ou crie um espaço de relaxamento com almofadas e velas aromáticas, visando mostrar o potencial de bem-estar dos produtos”, indica.

As experiências interativas acabam como uma forma de conectar a marca ou loja com a potencial clientela e podem servir para aumentar o engajamento e fidelizar o cliente.

Aposte nos programas de fidelidade e no marketing digital

Ainda pensando em fidelização, outra estratégia que Luciana indica para potencializar as vendas é implementar um programa de fidelidade para incentivar os clientes a retornarem à loja.

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“Ofereça benefícios exclusivos, como descontos especiais, brindes ou acesso antecipado a novos produtos, para recompensar a fidelidade dos clientes”.

Neste caso, até cashback funciona: é possível pensar em um voucher para oferecer aos clientes do tipo ‘ganhe R$30 na sua próxima compra na loja’.

Luciana também considera importante utilizar as redes sociais e o e-mail marketing para se comunicar com os clientes.

“Compartilhe imagens atraentes dos produtos, ofereça dicas relacionadas à alimentação saudável ou bem-estar e envie lembretes sobre promoções ou eventos especiais”, sugere.

Planeje a gestão do estoque com antecedência

“O lojista que irá se diferenciar será aquele que criar uma estratégia, que conseguir olhar para dentro da empresa, ajustar os custos e abastecer a loja com produtos assertivos. Isto é, que impulsione a venda do que existe em estoque, mas também trazendo sempre um ar de novidade para dentro da loja”, aposta Luciana Locchi.

Segundo a especialista, é preciso que o estabelecimento se prepare às datas comemorativas.

“O maior erro que vejo é o lojista esperar a demanda chegar para comprar e perder o timing de vendas. Por isso a importância de se olhar para dentro e ajustar o estoque, tirar o que está parado há muito tempo e trazer o novo”, indica.

Para estes casos, uma estratégia que a especialista sugere é, se possível, fazer análise do histórico de vendas, de quais são os itens que performam melhor na loja e quais são aqueles que têm pouca saída.

“Para produtos que não vendem, a solução é fazer promoções. Se você percebe que um item é carro-chefe, nunca deixe sua loja desabastecida. De maneira geral, costumamos falar muito do quanto vendemos, mas não mensuramos o que deixamos de vender, e isso está atrelado a falta de estratégia, abastecimento [de estoque] no tempo certo e análise do mercado”, expõe Luciana.

Não se esqueça do pós-venda e esteja aberto a feedbacks

“Vejo que muitas empresas negligenciam o pós-venda, mas ele pode representar uma oportunidade para fidelizar clientes e obter recomendações positivas. Então, ao invés de associá-lo a apenas as reclamações ou problemas, é importante reverter essa percepção e encantar o cliente em uma etapa pró-ativa para construir relacionamentos duradouros e gerar lealdade”, opina a especialista Luciana Locchi.

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Segundo ela, é importante que as organizações priorizem o pós-venda e invistam recursos nele, pois aqui é possível colher feedbacks, ou seja, a opinião dos clientes sobre o produto ou a loja.

Essas informações devem ser usadas para aprimorar os produtos e serviços já existentes e a experiência de compra.

“Realize pesquisas de satisfação, incentive avaliações e comentários nas redes sociais e esteja sempre atento às necessidades e preferências de cada cliente. Agradeça a clientela pela compra, realize acompanhamento após a venda para garantir que o produto ou serviço atendeu às expectativas dela. Ofereça também suporte adicional com informações sobre o uso correto do produto, dicas úteis ou assistência técnica”, finaliza a consultora de negócios.

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Tábata Férlin

Tábata Férlin

Tábata Félin é uma profissional versátil, com formação sólida em jornalismo, marketing digital e gestão de projetos. Ela atua como editora-chefe da Revista Capital Econômico. Lá, lidera a produção editorial, gestão de pautas e redações focadas em temas econômicos e empresariais. Formada em Pedagogia pela Faculdade Campos Elíseos (FCE), Tábata também possui uma segunda licenciatura em Letras – Português e Inglês, concluída na mesma instituição em 2022. Além disso, possui uma pós-graduação em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Itaquá em 2017. Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO, Tábata cria pautas estratégicas e redações otimizadas, buscando aumentar a visibilidade e o engajamento online. Seu trabalho abrange conteúdos jornalísticos, publicitários e revisões em blogs no WordPress, sempre com foco em relevância e precisão. Sua experiência e paixão pela escrita refletem seu interesse em literatura e séries, que são fontes constantes de inspiração para criar narrativas cativantes. Como estrategista digital, Tábata combina criatividade e análise para alcançar resultados expressivos, consolidando-se como uma referência em sua área. Áreas de Especialização:
  • Jornalismo editorial e econômico
  • Marketing de conteúdo e SEO
  • Copywriting e estratégias de conversão
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Tábata Félin continua se destacando por sua dedicação ao aprendizado contínuo e sua capacidade de transformar conteúdo em impacto.

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