A necessidade de economizar dinheiro é algo repassado de pais para filhos há séculos, além de ser um assunto cada vez mais visto em centros educacionais.
Afinal, o dinheiro ganho é um patrimônio e nunca se sabe como vai ser o dia de amanhã. Assim, ter um reserva de emergência ou até um fundo de investimentos pessoal é algo bastante necessário.
Contudo, a maioria das pessoas sente uma imensa dificuldade em começar a economizar dinheiro, pois esse não é um hábito comum ao povo brasileiro.
Os próximos tópicos funcionam tanto como uma lista de dicas quanto como um passo a passo para quem deseja criar esse hábito.
Continuar lendo esse texto não apenas vale a pena, como também é muito necessário.
1. Entenda o seu orçamento
Antes de qualquer coisa, para economizar dinheiro você precisa começar entendendo o seu orçamento.
Em outras palavras, você tem que ter em mente quanto você ganha e quanto gasta, incluindo gastos fixos (aluguel, contas de energia e água, alimentação, etc) e gastos variáveis (lanches, viagens, remédios, etc).
Fazendo isso, você poderá descobrir se os seus gastos estão sendo maiores que os seus ganhos. De toda forma, é imprescindível equilibrar a balança e manter os gastos sempre menores que os ganhos.
2. Organize a sua vida financeira
Depois de entender o seu orçamento, você precisa começar a organizar a sua vida financeira. Dentre as ações necessárias nesse sentido, estão:
- Pagar as contas sempre em dias para evitar o pagamento de juros;
- Evitar parcelamentos e compras a prazo;
- Eliminar gastos desnecessários;
- Comparar preços ao comprar algo;
- Renegociar dívidas existentes;
- Negociar descontos em compras à vista, quando possível;
- Evitar compras por impulso;
- Não contratar cheque especial, financiamentos e outros produtos bancários campeões em taxas e juros abusivos.
3. Crie metas financeiras
Um dos grandes impulsionadores que fazem com que as pessoas se sintam mais motivadas a economizar dinheiro é criar uma ou mais metas financeiras.
Em resumo, você deve estabelecer um sonho que para ser alcançado necessite de uma determinada quantia acumulada.
Pode ser um carro, uma viagem, uma casa ou um sítio, por exemplo. De qualquer forma, esse objetivo irá te motivar a guardar o dinheiro, gerando um hábito que trará bem mais benefícios, além da conquista do bem almejado.
4. Aprenda a dizer não para algumas coisas
O quarto passo para começar a economizar dinheiro de uma vez por todas é aprender a dizer não para determinadas coisas.
Inclusive, essa dica é proporcional a todas as outras. Afinal, para se manter dentro do orçamento, manter a vida financeira organizada e atingir as metas criadas é necessário evitar gastos desnecessários.
Então, comece a simplesmente não gastar dinheiro em determinadas coisas que não vão contribuir para a melhora da sua vida financeira.
5. Comece a poupar
Depois de já ter ajustado todo o escopo das suas finanças, você deve começar de fato a economizar, criando o hábito de colocar dinheiro em uma poupança.
Aqui, não estamos falando de uma conta poupança em si, mas sim de um fundo que receba quantias economizadas mensalmente.
É a partir desse ponto que de fato você verá o seu montante crescendo e os objetivos começando a ganhar forma.
6. Entre no mundo dos investimentos
Por fim, chegamos ao ponto chave do hábito de economizar dinheiro: conhecer o mundo dos investimentos e entrar nele de cabeça.
Como você deve concordar, apenas juntar dinheiro e deixá-lo parado não faz sentido. O ideal é que o dinheiro poupado renda alguma coisa.
Dessa forma, busque entender qual é o seu perfil de investidor, se ousado ou se conservador, e escolha um tipo de investimento para fazer o seu dinheiro se multiplicar.
Leia mais:
Investir na bolsa: como começar