O Pix já é o segundo meio de pagamento mais usado no país, atrás apenas de cartões de crédito e de débito, e, segundo o Banco Central (BC), bateu recorde de transações na primeira sexta-feira de abril, devido ao Dia das Mães.
Foram mais de 70 milhões de transferências realizadas em um único dia.
O sistema, instituído no final de 2020, promove inclusão financeira, graças à facilidade de uso e à gratuidade para pessoas físicas, sendo uma alternativa para grande parcela da população que não tem acesso a conta bancária e a cartões de crédito.
Além disso, tem credibilidade junto ao público. Segundo pesquisa feita pela Fiserv, é tido como o meio de pagamento mais confiável pelos brasileiros, à frente do dinheiro em espécie, código de barras, cartão com chip e outros métodos.
Para os empreendedores do e-commerce, o Pix também traz uma série de benefícios.
“Além de ampliar o público, já que promove inclusão financeira, o Pix reduz custos operacionais, tem maior taxa de conversão e traz facilidades que se refletem em uma experiência de compra positiva para o cliente. Tudo isso implica em mais resultados com vendas e fidelização”, avalia Eric Vieira, head de e-commerce do Grupo FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas.
O especialista lista os seis principais benefícios do Pix para as lojas virtuais:
1. Redução de custos
As transações com Pix requerem poucos intermediários.
O vendedor e o consumidor são integrados diretamente pelo Banco Central, ou seja, há menos complexidade no processo e os custos operacionais são reduzidos, quando comparados aos custos envolvidos nas transações com cartões de crédito e débito.
2. Maior taxa de conversão
Pagamentos com boletos bancários não são realizados em 50% das vezes, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).
Além disso, os boletos podem demorar até três dias úteis para serem compensados. O pagamento via Pix é confirmado imediatamente e não há risco de inadimplência.
3. Disponibilidade
Diferentemente dos pagamentos feitos via cartão de crédito, débito e boletos, os comerciantes e lojistas recebem o pagamento pela venda feita via Pix no momento da transação.
4. Segurança ao vender
As informações compartilhadas entre vendedor e cliente nas transações via Pix são mínimas e estão protegidas pelos protocolos de segurança estabelecidos pelo Banco Central. Criptografia de ponta e sistemas de autenticação evitam fraudes e prejuízos.
5. Checkout ágil
A finalização das compras nas lojas virtuais também se torna mais rápida e essa agilidade faz diferença na experiência do consumidor.
O Pix agiliza esse processo, com QR Code ou chave copia e cola, e o cliente paga pelo produto com rapidez e facilidade.
6. Competitividade
Por fim, o resultado de todos os benefícios citados anteriormente é uma maior competitividade para o e-commerce, graças à redução de custos e uma maior conversão de vendas.
Com o Pix, as chances dos pequenos e médios empreendimentos deslancharem são maiores, pois passam a ter mais acessos, ampliam seu público potencial e, consequentemente, vendem mais.
O Grupo FCamara
O Grupo FCamara é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa a transformação dos negócios ao prover desenvolvimento e soluções tecnológicas orientadas aos resultados dos clientes, com alta especialização e atuação nos principais players do mercado de varejo, saúde, seguros, banking, indústria de transformação entre outros.
Após imersão no Vale do Silício, fundou sua própria Corporate Venture, que já lançou diversas startups com foco B2B. Saiba mais.