• Recentes
  • Tendências
edit post
tendencias-para-marketplace

5 tendências para marketplace em 2022

07/02/2022
edit post
Trump anuncia tarifa de 100% sobre importações da China, escalando guerra comercial EU–China

Trump anuncia tarifa de 100% sobre importações da China, escalando guerra comercial EU–China

11/10/2025
edit post
Lula: os “vira-latas” desse país queriam que eu rastejasse atrás do governo americano

Lula: os “vira-latas” desse país queriam que eu rastejasse atrás do governo americano

11/10/2025
edit post
Casa Branca critica Prêmio Nobel da Paz concedido à líder venezuelana; Trump se credita por encerrar guerras e promover acordos de paz

Casa Branca critica Prêmio Nobel da Paz concedido à líder venezuelana; Trump se credita por encerrar guerras e promover acordos de paz

11/10/2025
edit post
Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

11/10/2025
edit post
Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

Energia solar impulsiona empregos e investimentos no Brasil, mas enfrenta desafios de gestão e qualificação

11/10/2025
edit post
5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

5 pontos de atenção para empresas que atuam em imóveis sem regularização fundiária

11/10/2025
edit post
Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

Tether pode alcançar valor de mercado de US$ 500 bilhões e se tornar a empresa mais lucrativa da história

11/10/2025
edit post
Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

Lotomania 2834: acumula e prêmio chega a R$ 1,1 milhão

10/10/2025
edit post
Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

Quina 6849: Aposta única leva mais de R$ 33 milhões

10/10/2025
edit post
Loteria Federal 6007: prêmio principal de R$ 500 mil sai para Igarapava (SP)

Lotofácil 3509: Oito apostas acertam 15 números e dividem prêmio de mais de R$ 4,3 milhões

10/10/2025
edit post
Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

Megafábrica chinesa de veículos elétricos é inaugurada na Bahia; com investimento de R$ 5,5 bilhões, Lula diz que projeto representa confiança no Brasil

10/10/2025
edit post
Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

Open Finance impulsiona transformação no setor financeiro com uso estratégico de dados

10/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 11 outubro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Marketing

5 tendências para marketplace em 2022

Redação por Redação
07/02/2022
em Marketing
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
tendencias-para-marketplace
CompartilharCompartilhar

O Comércio eletrônico, que já vinha crescendo de forma expressiva na última década, ganhou ainda mais impulso nos últimos dois anos, com a pandemia de Covid-19.

Talvez você goste de ver:

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Brasil Card - Conteúdo

Se um número cada vez maior de consumidores já vinha aderindo às compras online- por fatores como praticidade e preços mais competitivos- as compras via e-commerce “explodiram” desde 2020.

Segundo relatório da Mastercard SpendingPulse (indicador de vendas no varejo), ao longo de 2020- primeiro ano da pandemia- o e-commerce brasileiro cresceu 75% se comparado ao ano anterior, isso se deu principalmente devido ao isolamento social. Assim, o segmento ganhou 20 milhões de novos consumidores durante todo o ano.

No ano passado, o setor continuou a registrar crescimento, mesmo com um cenário de pandemia, desemprego e inflação em alta.

De acordo com dados da Neotrust, empresa de inteligência de dados do T.Group, foram mais de 15,4 milhões de novas pessoas “atraídas” pelas vantagens do e-commerce em 2021 (no total acumulado).

Nesse contexto, os marketplaces desempenharam (e continuarão a desempenhar) um papel fundamental, aumentando a quantidade e a variedade de produtos, além de marcas englobadas.

“O marketplace é um grande (senão o maior) aliado do consumo pela internet, pois passa maior credibilidade e confiança na hora de comprar”, avalia Rodrigo Garcia, diretor-executivo da Petina Soluções em Negócios Digitais – startup de performance de marketplaces nacionais e internacionais.

O executivo explica que os compradores sentem-se mais seguros ao comprar via marketplace, porque a chance de terem problemas – como uma possível fraude, ou até mesmo um roubo dos dados- é bem mais remota do que em uma compra direta, devido à confiabilidade dessas plataformas.

“O respaldo que uma determinada bandeira – como Americanas, por exemplo- passa faz toda a diferença. Por saber que há uma grande empresa por trás, o comprador compra com mais tranquilidade, pois sabe que se houver algum problema, a empresa irá solucionar”, acrescenta ele.

Ler  Marketing de Influência: dicas para marcas e influenciadores criarem negócios juntos

Para Garcia, esse papel central será ainda maior neste ano, pois “a cada dia mais compradores percebem que adquirir produtos via marketplace só tem vantagens”. Mas, afinal, quais as principais tendências para os marketplaces neste ano?

Ele listou 5 aspectos que já estavam em alta, e que continuarão a “reinar” em 2022:

1. Live Commerce

A live commerce vem viralizando e se consolidando cada vez mais nas vendas online no Brasil. “São vídeos com ofertas agressivas, com demonstração em tempo real e espaço para tirar dúvidas dos e-consumidores﹒

Os principais canais de marketplace já tem essa modalidade, e estão dando espaço aos sellers para participarem das lives e ofertarem seus produtos”, descreve o executivo da Petina.

Para Garcia, é importante ressaltar que essa é a segunda geração das vendas por uma “telinha”.

“O Shoptime fez história com apresentadores como Ciro Bottini vendendo nas madrugadas, ao vivo. A grande vantagem da live commerce é o engajamento e a possibilidade de interagir em tempo real com os consumidores”.

2. Voice Commerce

Com a popularização dos dispositivos que recebem comando de voz, essa modalidade certamente terá um “boom” já em 2022 e nos próximos anos, na visão de Garcia.

O voice commerce é um “passo além” dos chatbots, pois consegue aliar a automação à praticidade do comando de voz. Com o voice commerce, os consumidores podem fazer compras por meio de aplicativos ou assistentes virtuais. tais como Alexa, Google Home, entre outros.

“Já é possível, por exemplo, pedir que a [assistente virtual da Amazon] Alexa pesquise por um produto na Amazon e o coloque no carrinho para realizar compra. É uma modalidade que traz praticidade e certamente irá crescer cada vez mais”, diz.

3. Entregas rápidas

A logística é o grande diferencial para a decisão de compra na internet, e um marketplace que conseguiu trabalhar muito bem essa questão foi o Mercado Livre.

“O ML tem a modalidade full, onde o armazenamento, separação, embalagem e entrega acontecem pelo mesmo canal. Depois do início dessa operação do Mercado Livre, vieram “na carona” as bandeiras da B2W (Americanas, Submarino e Shoptime), a Amazon.

Ler  Marketing digital: o diferencial dos novos negócios

Agora, no início de 2022, a Via (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra) adquiriu a CNT Logística para oferecer o serviço para seus vendedores”, explica Garcia.

Além do full, o Mercado Livre oferece a entrega flex, que é a entrega no mesmo dia. “O Magazine Luiza e as bandeiras da B2W já permitem comprar no site e retirar na loja física em um prazo de 2 ou 3 horas. Essas são tendências lançadas recentemente, e que vieram para ficar. O consumidor hoje quer agilidade”, analisa.

4. Compras multicanal (Omnichannel)

Esse tema já vem sendo falado há algum tempo, aparecendo como tendência pelo nos últimos 5 anos.

Mas a importância do desenvolvimento desse modelo de negócio é inegável, por isso, não tem como quem atua em e-commerce ficar fora.

“Existem diversas vantagens desse modelo, é possível, por exemplo, comprar online e retirar na loja física, comprar online e trocar o produto na loja, ou o vendedor da loja física oferecer produtos para receber em casa. Uma categoria que ganhou muita força e tem potencial de crescer ainda mais nessa modalidade é a de supermercado. Imagine poder realizar a compra online e, depois, passar no mercado, no caminho de casa, e buscar a compra que está pronta para retirada”, sugere o executivo da Petina.

5. Formas de pagamentos

A modernização do pagamento é outro ponto fundamental, e indispensável para passar credibilidade aos que têm receio de colocarem os dados de cartões na internet.

“O Pix é a modalidade de consolidação para 2022, essa forma de pagamento vem se popularizando cada vez mais, e não existe nenhum caso de fraude até o momento”, prevê Garcia.

Além do Pix, já existem outras formas inovadoras que estão “chegando para ficar” como o Whatsapp Pay – pagamento que pode ser feito de forma simples e rápida, sem taxas, via aplicativo do Whatsapp.

“Não podemos também deixar de citar as criptomoedas, arrisco dizer que alguns dos grandes marketplaces irão passar a aceitar, em um futuro próximo, também essa forma de pagamento”, finaliza.

Ler  Sua empresa está pronta para atender à nova geração?

Sobre a Petina

Fundada em 2015, é pioneira na gestão de negócios online para indústrias e importadores em marketplaces nacionais e internacionais.

São mais de 300 clientes atendidos, sendo de segmentos diversos, como Grupo DOK, Ortopé, Livraria Companhia das Letras, Procópio Esportes, Track Bike, Arezzo, Nike, MAM Baby, etc.

É considerada uma das principais consultorias do Mercado Livre, na categoria Platinum. Nesse tempo de atividade, gerou mais de R$ 6 milhões de vendas mensalmente nos marketplaces e e-commerces próprios. Seu objetivo principal é “vender vendas”.

LEIA TAMBÉM:

Saiba quais são os sites de compras com os melhores preços no Brasil

Live Commerce: especialista no setor explica modelo que já é febre no Brasil

Conheça alguns livros que podem ser a chave do sucesso para os negócios

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Oley Bet - Conteúdo

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Agências de marketing digital especializadas crescem 25% mais que as genéricas

por Kayene Simao
08/10/2025
edit post
Governança e marketing: a integração necessária para fortalecer estratégia e reputação corporativa

As agências de marketing digital com atuação em nichos específicos registraram, nos últimos dois anos, um crescimento médio 25% superior ao das agências generalistas. A conclusão é de...

Leia maisDetails

Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

por Kayene Simao
19/09/2025
edit post
Marketing de afiliados ganha espaço entre pequenas e médias empresas no Brasil

O Brasil conta com mais de 20 milhões de pequenos e médios negócios, responsáveis por aproximadamente 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e mais da metade dos empregos...

Leia maisDetails

LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

por Redação
06/09/2025
edit post
LATAM decola para o The Town 2025 com Ludmilla em voo exclusivo Rio–São Paulo

Para marcar a abertura do The Town 2025, a LATAM Airlines realizou um voo exclusivo Rio–São Paulo com a presença da cantora Ludmilla, que surpreendeu os passageiros com...

Leia maisDetails

Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

por Kayene Simao
05/09/2025 - Atualizado em: 09/09/2025
edit post
Mercado de Comunicação Visual em 2025: Inovação, Experiência e Sustentabilidade ditam o futuro do setor

O mercado de comunicação visual segue em constante transformação no Brasil, movimentando mais de R$ 50 bilhões anuais e consolidando-se como um dos pilares da experiência de consumo....

Leia maisDetails

E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

por Kayene Simao
16/08/2025
edit post
E-mail marketing segue como ferramenta estratégica para empresas em 2025

Conquistar espaço e atenção do público online continua sendo um desafio central para marcas e empreendedores no ambiente digital. Em meio à ascensão das redes sociais e novas...

Leia maisDetails
edit post
Trump anuncia tarifa de 100% sobre importações da China, escalando guerra comercial EU–China

Trump anuncia tarifa de 100% sobre importações da China, escalando guerra comercial EU–China

por Redação
11/10/2025

O presidente Donald J. Trump anunciou nesta sexta-feira que os Estados Unidos imporão uma nova tarifa de 100% sobre todas...

edit post
Lula: os “vira-latas” desse país queriam que eu rastejasse atrás do governo americano

Lula: os “vira-latas” desse país queriam que eu rastejasse atrás do governo americano

por Redação
11/10/2025

Durante o anúncio de novos investimentos do governo federal na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Casa Branca critica Prêmio Nobel da Paz concedido à líder venezuelana; Trump se credita por encerrar guerras e promover acordos de paz

Casa Branca critica Prêmio Nobel da Paz concedido à líder venezuelana; Trump se credita por encerrar guerras e promover acordos de paz

por Redação
11/10/2025

O governo dos Estados Unidos criticou duramente a decisão do Comitê Norueguês do Nobel de conceder o Prêmio Nobel da...

edit post
Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

Billie Eilish é puxada por fã durante show em Miami; cantora reage com calma e segue apresentação

por Redação
11/10/2025

Um momento de tensão marcou o show da cantora Billie Eilish na noite de quinta-feira (9), em Miami, quando um...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d