• Recentes
  • Tendências
edit post
dicas-para-vender-blackfriday

5 dicas para vender mais na Black Friday 2021

08/11/2021
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

 IA em processos seletivos: 5 dicas para usar a tecnologia a seu favor

15/11/2025
edit post
CNC promove fórum sobre comércio exterior em meio a desafios econômicos e pressões sobre o varejo

CNC promove fórum sobre comércio exterior em meio a desafios econômicos e pressões sobre o varejo

15/11/2025
edit post
Contratações temporárias devem crescer até o fim do ano

Contratações temporárias devem crescer até o fim do ano

15/11/2025
edit post
Lotofácil 3539: acumula e prêmio estimado para segunda-feira chega a R$ 12 milhões

Lotomania 2849: acumula e próximo concurso deve pagar R$ 4,2 milhões

14/11/2025
edit post
Quina 6879: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 2,2 milhões

Lotofácil 3539: acumula e prêmio estimado para segunda-feira chega a R$ 12 milhões

14/11/2025
edit post
Quina 6878: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 1,4 milhão

Quina 6879: acumula e próximo prêmio pode chegar a R$ 2,2 milhões

14/11/2025
edit post
Eduardo Bolsonaro vira réu no STF e rebate acusações nas redes

Eduardo Bolsonaro vira réu no STF e rebate acusações nas redes

14/11/2025
edit post
Janja destaca combate à pobreza energética na inauguração de cozinha comunitária sustentável na COP30

Janja destaca combate à pobreza energética na inauguração de cozinha comunitária sustentável na COP30

14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

14/11/2025
edit post
PF: Ex-presidente do INSS recebia R$ 250 mil por mês em propina, diz investigação

PF: Ex-presidente do INSS recebia R$ 250 mil por mês em propina, diz investigação

14/11/2025
edit post
Moraes vota para aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro e tornar deputado réu

Moraes vota para aceitar denúncia contra Eduardo Bolsonaro e tornar deputado réu

14/11/2025
edit post
Protesto de indígenas Munduruku marca quinto dia da COP30 em Belém

Protesto de indígenas Munduruku marca quinto dia da COP30 em Belém

14/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
sábado, 15 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

5 dicas para vender mais na Black Friday 2021

Redação por Redação
08/11/2021
em Comércio
Tempo de leitura: 5 minutos
0
A A
dicas-para-vender-blackfriday
CompartilharCompartilhar

A Black Friday 2021 está chegando e comerciantes de todo o país se preparam para a data, famosa por alavancar as vendas. Com a flexibilização do comércio na maioria das cidades, a expectativa para esse ano é de uma edição híbrida.

Talvez você goste de ver:

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Apesar do retorno do atendimento físico, as vendas online devem, novamente, superar as expectativas. Isso porque o brasileiro já aderiu a esse formato de compra que tem, entre suas vantagens, a possibilidade de ampla pesquisa de preços, comodidade de receber o produto em casa e, ainda, facilidades no pagamento.

O mercado digital mostrou que está aquecido: só no primeiro semestre deste ano, o e-commerce bateu recorde de vendas, chegando em R$ 53,4 bilhões em faturamento no país, crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo a 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco.

Já para a Black Friday 2021, a perspectiva do varejo é que o consumo alcance patamares ainda mais altos no país. Na última edição, 80% dos consumidores fizeram suas compras através de novos canais de venda, como whatsapp ou redes sociais de lojas, é o que apontou a Pesquisa Retomada do Consumo 2021 para Inteligência de Mercado Globo, a Behup.

Para Otávio Procópio Ferraz, head de digital e sócio da Macfor, agência de marketing digital full service, a Black Friday é uma grande oportunidade de vender mais – e de recuperar parte dos prejuízos que a pandemia ainda gera –, além de servir para aumentar a base de dados do e-commerce, permitindo que o empreendedor construa um bom relacionamento com seus clientes.

“Um dos grandes diferenciais desse ano é que o consumidor está mais familiarizado com as compras online e buscará novas experiências, seja para adquirir produtos de segmentos dos quais não estava acostumado a comprar, quanto para ver como as empresas vão se comportar e o que oferecerão para atraí-lo – e mantê-lo – em sua base”, afirma Ferraz.

Ler  Páscoa registra 17% de aumento de vagas temporárias no Brasil

Por isso mesmo, o head de digital da Macfor destaca a necessidade de investir para que o cliente tenha uma boa experiência durante todo o processo de compra. “Todas as estratégias precisam estar integradas para que o cliente tenha não apenas o melhor preço e produto, mas que todo o caminho entre a pesquisa e o recebimento da mercadoria seja bem sucedido”, reforça.

Confira as dicas que Ferraz separou para ajudar varejistas interessados em melhorar sua performance digital a atrair mais clientes e, consequentemente, ampliar suas chances de vendas na Black Friday 2021:

1. Estratégia é tudo!

Para o sucesso nas vendas, em especial em um evento em que todos os concorrentes também estarão a postos, é preciso ser estratégico e colocar a satisfação do cliente em primeiro lugar.

“O comerciante tem que ter tudo devidamente preparado e adequado para a ocasião, o que vai desde estoque, melhorias tecnológicas, preços, variedade nas formas de pagamento, investimentos em infraestruturas de serviço e novas soluções até a postura de colaboradores”, pontua.

Criar um cronograma com toda a jornada do cliente é essencial para conseguir visualizar todo o caminho a ser percorrido e identificar pontos que precisam de ajustes.

2. Analise os dados

Que tal usar a inteligência de dados a seu favor? Ela é uma poderosa ferramenta para encantar clientes, além de contribuir para alcançar os melhores resultados em geração de tráfego, leads, vendas e conversões para as marcas.

Segundo Ferraz, esse serviço é utilizado no marketing digital para viabilizar a análise de informações do negócio e, normalmente, é oferecido por empresas como a Macfor, que elabora estratégias de publicidade digital de alta performance.

“Aprenda com os seus números, veja quais comunicações trouxeram mais resultados e quais produtos/serviços tiveram maior saída nas edições anteriores. Tudo isso servirá de norte para as novas ações”, esclarece o especialista.

Investir em soluções omnichannel é outra estratégia valiosa. Elas são essenciais para interligar o consumidor aos diferentes canais de venda do negócio.

3. Descreva seus produtos com detalhes

É claro que o consumidor quer boas opções de compras, com preços atrativos e formas de pagamento vantajosas, mas se você não vender bem o seu produto, de nada adiantará um desconto incrível. Por isso mesmo, a terceira dica é ser detalhista na hora de descrever os seus produtos. Invista tempo nisto.

Ler  75,2% dos consumidores locais devem fazer compras para a Páscoa

“O consumidor está cada vez mais atento ao mercado e já habituado ao cenário online. Ele desenvolveu o hábito de fazer pesquisas durante o processo de compra, o que torna imprescindível disponibilizar o detalhamento completo de produtos, criar respostas para as perguntas mais frequentes e investir em reviews online”, diz.

Segundo o profissional, essas táticas podem beneficiar sua empresa, levando clientes para fazer compras tanto na sua loja online, quanto na física.

4. Divulgue logo suas ofertas

Para ter bons resultados nas vendas, é muito importante criar uma expectativa nos clientes. E isso é o que você deve fazer antes do “Dia D” da Black Friday. Mostre para seus potenciais consumidores que você está preparando algo especial e invista na divulgação de suas ofertas em todos os canais da sua empresa (site, redes sociais, assinatura de e-mails, WhatsApp, e-mail marketing, blog, peças físicas e online etc).

Entre as estratégias usadas para atingir os consumidores estão:

“Esquenta Black Friday”: aproveite os dias e semanas anteriores para fazer suas campanhas, mantendo o varejo aquecido por mais tempo;

Lives: é uma maneira de sanar dúvidas e oferecer benefícios diferenciados para quem participar. A tática gera engajamento, aproximando o consumidor da sua marca;

Promoções antecipadas: outra estratégia valiosa, em especial para os pequenos empreendedores, consiste na criação de ofertas exclusivas nos dias anteriores à Black Friday. Além de aquecer o seu público, é uma maneira de familiarizar o consumidor com sua marca.

Explore os anúncios nas redes sociais e crie um cronograma de posts estratégicos para impulsionar suas publicações.

Invista também no seu time de e-commerce. “Pessoas gostam de pessoas e é muito importante investir em social selling, em especial em datas comerciais relevantes, como a Black Friday. Além das redes sociais, pense na infraestrutura para conversational commerce (comércio de conversação).

Essas tecnologias permitirão que o seu Comércio eletrônico realize vendas por vários meios de conversação, usando tecnologias como reconhecimento de fala, processamento de linguagem natural e inteligência artificial. Se você não investiu nisso este ano, inclua no seu planejamento para 2022.

Ler  E-commerce do Magazine Luiza cresce 56% no segundo trimestre

5. Valorize seu cliente no pós-venda

O sucesso de uma venda não se resume à compra do produto ou serviço. Todo o caminho deve ser cuidadosamente pensado e planejado para proporcionar a melhor experiência possível ao consumidor. E o pós-venda é essencial nesse processo.

Após a Black Friday, invista em estratégias de marketing de relacionamento para construir uma carteira de clientes cada vez mais fiel. Valorize os clientes que compraram seus produtos, analise o que levou consumidores a desistirem da compra (e corrija a rota). “Aproveite a ocasião para fazer o cadastro de todos que visitaram a sua loja – sem se esquecer, é claro, das normas da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados)”, diz.

Programe o envio de mensagens de agradecimento, por exemplo, dando início à construção de um relacionamento duradouro. Depois, aproveite novas ocasiões para se conectar com esses clientes, enviando novos descontos e promoções.

Sobre a Macfor

Criada em 2016, a AdTech especializada em consultoria de growth hacking, Macfor é uma agência de marketing digital full service com squads dedicados a cada cliente para criar e executar planos estratégicos de comunicação.

Formada por especialistas de diferentes áreas do digital, a empresa oferece consultoria estratégica para projetos sob medida por meio de quatro verticais de negócios: Consulting, Content, AdTech, Analytics.

Dentro de cada vertical, a Macfor viabiliza execuções táticas e soluções que vão desde Marketing Digital de alta performance, Transformação Digital, Growth Hacking, UI & UX, Inbound Marketing, Business Inteligence até estratégias de SEO.

Considerada a primeira consultoria de Matemarketing no Brasil, a Macfor utiliza tecnologia aliada à ciência de dados para alcançar os melhores resultados qualificados em tráfego, leads, relacionamento, vendas e conversões para grandes marcas como: Syngenta, UOL, Bunge, FarmaDelivery e Movile.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

por Redação
14/11/2025
edit post
Trump reduz tarifas sobre café, carne bovina, frutas e tomates — medida tem efeito retroativo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta sexta-feira (14) uma ordem executiva que reduz retroativamente as tarifas de importação sobre carne bovina, café, tomates, bananas e...

Leia maisDetails

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails
edit post
Inteligência artificial se consolida como pilar de competitividade empresarial até 2026

 IA em processos seletivos: 5 dicas para usar a tecnologia a seu favor

por Kayene Simao
15/11/2025

O mercado de trabalho brasileiro vive um momento paradoxal. Apesar do aquecimento econômico e da expansão das oportunidades de emprego,...

edit post
CNC promove fórum sobre comércio exterior em meio a desafios econômicos e pressões sobre o varejo

CNC promove fórum sobre comércio exterior em meio a desafios econômicos e pressões sobre o varejo

por Kayene Simao
15/11/2025

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizará, na próxima terça-feira (18), das 10h às 11h30,...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Contratações temporárias devem crescer até o fim do ano

Contratações temporárias devem crescer até o fim do ano

por Kayene Simao
15/11/2025

A temporada de compras entre a Black Friday e o Natal deve impulsionar novamente as contratações temporárias no país. Para...

edit post
Lotofácil 3539: acumula e prêmio estimado para segunda-feira chega a R$ 12 milhões

Lotomania 2849: acumula e próximo concurso deve pagar R$ 4,2 milhões

por Kayene Simao
14/11/2025

O concurso 2849 da Lotomania, realizado nesta sexta-feira (14) no Espaço da Sorte, em São Paulo, terminou acumulado. Nenhuma aposta...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d