• Recentes
  • Tendências
edit post
como-vender-no-natal (1)

4 dicas para “bombar” as vendas no Natal

07/12/2023
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

02/11/2025
edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

02/11/2025
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

02/11/2025
edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

01/11/2025
edit post
Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

Quina 6868: duas apostas dividem prêmio milionário de R$ 36 milhões no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

Lotofácil 3528: aposta única leva prêmio de R$ 1,8 milhão no sorteio deste sábado (1º/11)

01/11/2025
edit post
Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

Loteria Federal 6014: Bilhete de Coronel Fabriciano (MG) leva prêmio principal de R$ 500 mil

01/11/2025
edit post
Picos da Black Friday e do Natal impulsionam nova era da logística em 2025

Tokenização ganha força na Black Friday como aliada da segurança digital

01/11/2025
edit post
Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

Cognizant e DIO oferecem 5 mil bolsas gratuitas em desenvolvimento Android

01/11/2025
edit post
Clareza financeira se consolida como pilar estratégico na gestão empresarial

Clareza financeira é estratégia: por que a controladoria se tornou vital para empresas que querem crescer

01/11/2025
edit post
Quina 6867: acumula e prêmio estimado chega a R$ 37 milhões

Lotomania 2843: acumula e prêmio estimado chega a R$ 8,5 milhões

31/10/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
domingo, 2 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

4 dicas para “bombar” as vendas no Natal

*Por Fernando Lauria

Redação por Redação
07/12/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
como-vender-no-natal (1)
CompartilharCompartilhar

Ainda sem a grande pompa de anos atrás, quando lojas e shoppings investiam pesado em suas decorações, já é possível sentir e ver as cores do Natal no varejo brasileiro.

Talvez você goste de ver:

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

E quando a principal data de vendas dos varejistas chega, a expectativa é sempre grande. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas no período natalino deste ano devem ter um aumento de cerca de 5%, o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%. 

Outro bom índice de otimismo vem da pesquisa “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, realizada pela Meta em parceria com a Offerwise, que revela que 89% dos brasileiros planejavam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal. Mas com milhares de lojas, aumenta a concorrência e isso exige uma preparação adequada do varejista.

Um aspecto que deve ser visto como prioridade é a comunicação, que pode fazer a diferença na competitividade de um estabelecimento. 

Seja qual for o segmento do varejo, são muitas opções e diferentes ofertas atrativas a disposição do consumidor. Antes de conquistar a escolha desses clientes, é preciso chamar a atenção deles para a sua loja.

Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, fazer um bom planejamento e garantir que todas as ações tenham um foco: chamar a atenção do cliente. Portanto, antes de comunicar as ofertas, a loja deve trabalhar para viabilizar promoções que sejam vantajosas para o consumidor. Também é fundamental garantir que sejam oferecidos descontos reais sobre os produtos. Praticar ofertas sem impacto real no valor da mercadoria é fatal para a imagem de qualquer negócio.

Veja algumas dicas para preparar a comunicação da sua loja:

1 – Faça um processo de cartazeamento estratégico

Quando se trata da divulgação das ofertas e campanhas como o Natal, as lojas físicas dependem muito do processo de cartazeamento. Esses materiais são necessários para chamar a atenção do cliente, além de informá-los ao longo da experiência de compra. Existem alguns itens que não devem ser ignorados na gestão de cartazeamento de uma loja, como o posicionamento dos cartazes, informações corretas e identidade visual.

Ler  Empresa abre sua plataforma para marcas de moda venderem online

Além disso, os cartazes precisam ser criados e trocados em um espaço curto de tempo. Os valores e condições das ofertas podem ser alterados, o que exige uma operação dinâmica da loja. Softwares e sistemas de cartazeamento ajudam os estabelecimentos a garantirem um processo automatizado, prático e eficiente!

2 – Preços atualizados e sincronizados nas gôndolas e checkouts 

O preço dos produtos é sempre um item de destaque na experiência de compra do cliente. E quando falamos em Natal, eles estão ainda mais em evidência. Afinal, tudo gira em torno dos descontos atrativos.

Uma divergência na precificação dos produtos pode causar uma péssima impressão no consumidor. Ele pode achar que está sendo enganado ou simplesmente observa uma má organização da loja. Tudo isso prejudica a experiência e a imagem do estabelecimento. 

Garanta uma atualização precisa dos preços, que devem estar sempre sincronizados entre as gôndolas e o checkout. Erros nesse processo podem impedir o aumento das vendas no Natal.  

3 – Trabalhe toda a comunicação visual da loja

Falar em destacar ofertas com cartazes e outros materiais não quer dizer que você precise exagerar. Até porque lojas com visual poluído têm mais chances de afastar o cliente do que o atrair e convencê-lo a comprar naquele estabelecimento. 

A comunicação visual da loja precisa ser trabalhada em conjunto. Aspectos como a identidade visual contribuem para promover padrões e uma linearidade aos olhos do consumidor. Essa organização certamente tornará a experiência de compra mais agradável e sem ruídos.  

4 – Invista na comunicação digital em sua loja

Embora a comunicação nas lojas físicas tenha sido o foco das dicas, também é importante ampliar os horizontes para o Natal no varejo. Ou seja, as lojas também precisam investir em comunicação digital para ampliar o alcance. 

As redes sociais, por exemplo, podem ser utilizadas em conjunto com as estratégias definidas para o ponto de venda físico. Campanhas bem trabalhadas nesses canais ajudam a chamar o cliente para consumir e alavancar o movimento nas lojas. 

Você pode utilizar as redes da loja para divulgar as promoções, assim como dar dicas e gerar conteúdo útil para o cliente. Além de aumentar as vendas, essas técnicas contribuem para melhorar o relacionamento com o consumidor e a percepção dos clientes sobre a marca. 

Ler  AliExpress abre as portas para vendedores brasileiros

Com essas dicas, sua loja aumenta as chances de garantir bons resultados neste Natal. Está esperando o que? Comunicação já e boas vendas!!!

Sobre o Autor

Fernando-Lauria-CEO-da-Pricefy (1)
Fernando Lauria

Fernando Lauria é CEO da Pricefy by Selbetti

Atuando em diversos segmentos como supermercados, home center, farmácia, eletromóveis e atacarejo, totalizando mais de 125 clientes, 5,6 mil lojas físicas e 83 mil usuários, a empresa possui a única solução do país no gerenciamento da comunicação omni-mídia para o varejo físico proporcionando inteligência, agilidade, eficiência operacional, redução dos custos e aumento das margens para o varejista.

Hoje faz parte do Grupo Selbetti, a maior integradora em outsourcing em TI do país, que conta com soluções ponta-a-ponta, e tem o propósito de integrar Tecnologia para resolver diversos desafios organizacionais, estando entre as empresas que mais crescem no país.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Plataforma independente de jornalismo econômico e de negócios, com cobertura nacional e internacional. Publicamos análises, entrevistas e notícias sobre mercados, investimentos, política econômica e inovação, conectando o Brasil ao cenário global.

Artigos recomendados

Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

por Redação
26/10/2025
edit post
Virginia é multada em R$100 mil reais por descumprimento de liminar. Empresa acumula mais 120 mil reclamações

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) determinou a aplicação de uma multa no valor de R$ 100 mil por publicação à influenciadora Virginia Fonseca e à marca WePink,...

Leia maisDetails

Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

por Kayene Simao
17/10/2025
edit post
Comércio varejista tem leve alta em agosto e interrompe sequência de quedas

O comércio varejista brasileiro registrou crescimento de 0,2% em agosto, interrompendo uma sequência de quatro meses consecutivos de queda. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada...

Leia maisDetails

Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

por Kayene Simao
09/10/2025
edit post
Dia das Crianças movimenta mais de R$ 13 bilhões e reforça papel dos influenciadores no varejo

O Dia das Crianças consolidou-se como uma das datas mais relevantes para o varejo brasileiro. Em 2024, a data gerou um volume de negócios superior a R$ 13...

Leia maisDetails

Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

por Redação
07/10/2025
edit post
Tarcísio pede perdão por fala sobre falsificação de Coca-Cola durante coletiva sobre intoxicações por metanol

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu desculpas nesta terça-feira (7) por uma declaração feita durante coletiva de imprensa em que comentava os casos de intoxicação...

Leia maisDetails

Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

por Redação
15/09/2025
edit post
Apple inicia pré-venda do iPhone 17 no Brasil; preços variam de R$ 7.999 a R$ 12.499

A Apple anunciou que a linha iPhone 17 já tem data confirmada para chegar ao mercado brasileiro. A pré-venda começa amanhã, 16 de setembro e a disponibilidade nas...

Leia maisDetails
edit post
Azul anuncia 127 vagas de emprego em nove estados brasileiros

Rio de Janeiro abre 16 mil vagas formais em setembro, mas registra queda de 16% em relação a 2024

por Kayene Simao
02/11/2025

O estado do Rio de Janeiro criou 16.009 postos de trabalho com carteira assinada em setembro de 2025, segundo dados...

edit post
Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

Taxa de desemprego no Brasil atinge menor nível histórico para o trimestre encerrado em setembro

por Kayene Simao
02/11/2025

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,6% no trimestre encerrado em setembro de 2025, o menor índice da...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

Vivo inicia o “Esquenta Purple Friday” com descontos e parcelamento estendido

por Kayene Simao
02/11/2025

A Vivo anunciou o início do Esquenta Purple Friday, ação promocional que antecipa a Black Friday e oferece descontos em...

edit post
Mega-Sena 2935: acumula e prêmio estimado chega a R$ 41 milhões no próximo sorteio

+Milionária 299: acumula e prêmio estimado chega a R$ 10 milhões no próximo sorteio

por Kayene Simao
01/11/2025

O concurso 299 da +Milionária, realizado neste sábado (1º de novembro de 2025), no Espaço da Sorte, em São Paulo...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d