• Recentes
  • Tendências
como-vender-no-natal (1)

4 dicas para “bombar” as vendas no Natal

07/12/2023
Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

28/07/2025
YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

28/07/2025
Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

28/07/2025
Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

28/07/2025
Koin expande presença no Pix Parcelado com novas parcerias no varejo brasileiro

Pix parcelado deve transformar meios de pagamento no e-commerce

28/07/2025
Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

Mercado de engenharia oferece mais de 11 mil vagas em todo o Brasil

28/07/2025
Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

Franqueadoras apostam em unidades próprias para ganhar eficiência e testar inovações

28/07/2025
Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

Relatório aponta melhores cidades do mundo para proteção de patrimônio em meio à alta tributação

28/07/2025
Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

Estudo da Macfor aponta melhores indicadores sociais e econômicos em regiões com cooperativas

28/07/2025
EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

EUA e China devem estender trégua comercial para evitar nova escalada tarifária; negociações ocorrem em Estocolmo

28/07/2025
Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

Dólar se Recupera com Alívio Comercial EUA-UE; Mercado Aguarda Decisão do Fed

28/07/2025
Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

Fim de semana de emoções: São Paulo brilha, Flamengo assume a ponta e Vasco tropeça nos acréscimos!

28/07/2025
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
terça-feira, 29 julho, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
Notícias Em Tempo Real. Aconteceu! Revista Capital Econômico
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Comércio

4 dicas para “bombar” as vendas no Natal

*Por Fernando Lauria

Redação por Redação
07/12/2023
em Comércio
Tempo de leitura: 4 minutos
0
A A
como-vender-no-natal (1)
CompartilharCompartilhar

Ainda sem a grande pompa de anos atrás, quando lojas e shoppings investiam pesado em suas decorações, já é possível sentir e ver as cores do Natal no varejo brasileiro.

Talvez você goste de ver:

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

E quando a principal data de vendas dos varejistas chega, a expectativa é sempre grande. Um estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), as vendas no período natalino deste ano devem ter um aumento de cerca de 5%, o que representa o maior salto desde 2013, quando a alta foi de 4,9%. 

Outro bom índice de otimismo vem da pesquisa “Expectativas da Temporada de Compras 2023”, realizada pela Meta em parceria com a Offerwise, que revela que 89% dos brasileiros planejavam fazer compras no intervalo entre a Black Friday e o Natal. Mas com milhares de lojas, aumenta a concorrência e isso exige uma preparação adequada do varejista.

Um aspecto que deve ser visto como prioridade é a comunicação, que pode fazer a diferença na competitividade de um estabelecimento. 

Seja qual for o segmento do varejo, são muitas opções e diferentes ofertas atrativas a disposição do consumidor. Antes de conquistar a escolha desses clientes, é preciso chamar a atenção deles para a sua loja.

Mas como fazer isso? Em primeiro lugar, fazer um bom planejamento e garantir que todas as ações tenham um foco: chamar a atenção do cliente. Portanto, antes de comunicar as ofertas, a loja deve trabalhar para viabilizar promoções que sejam vantajosas para o consumidor. Também é fundamental garantir que sejam oferecidos descontos reais sobre os produtos. Praticar ofertas sem impacto real no valor da mercadoria é fatal para a imagem de qualquer negócio.

Veja algumas dicas para preparar a comunicação da sua loja:

1 – Faça um processo de cartazeamento estratégico

Quando se trata da divulgação das ofertas e campanhas como o Natal, as lojas físicas dependem muito do processo de cartazeamento. Esses materiais são necessários para chamar a atenção do cliente, além de informá-los ao longo da experiência de compra. Existem alguns itens que não devem ser ignorados na gestão de cartazeamento de uma loja, como o posicionamento dos cartazes, informações corretas e identidade visual.

Ler  PicPay oferece 4% de cashback em compras internacionais com o cartão Black até o final de janeiro 

Além disso, os cartazes precisam ser criados e trocados em um espaço curto de tempo. Os valores e condições das ofertas podem ser alterados, o que exige uma operação dinâmica da loja. Softwares e sistemas de cartazeamento ajudam os estabelecimentos a garantirem um processo automatizado, prático e eficiente!

2 – Preços atualizados e sincronizados nas gôndolas e checkouts 

O preço dos produtos é sempre um item de destaque na experiência de compra do cliente. E quando falamos em Natal, eles estão ainda mais em evidência. Afinal, tudo gira em torno dos descontos atrativos.

Uma divergência na precificação dos produtos pode causar uma péssima impressão no consumidor. Ele pode achar que está sendo enganado ou simplesmente observa uma má organização da loja. Tudo isso prejudica a experiência e a imagem do estabelecimento. 

Garanta uma atualização precisa dos preços, que devem estar sempre sincronizados entre as gôndolas e o checkout. Erros nesse processo podem impedir o aumento das vendas no Natal.  

3 – Trabalhe toda a comunicação visual da loja

Falar em destacar ofertas com cartazes e outros materiais não quer dizer que você precise exagerar. Até porque lojas com visual poluído têm mais chances de afastar o cliente do que o atrair e convencê-lo a comprar naquele estabelecimento. 

A comunicação visual da loja precisa ser trabalhada em conjunto. Aspectos como a identidade visual contribuem para promover padrões e uma linearidade aos olhos do consumidor. Essa organização certamente tornará a experiência de compra mais agradável e sem ruídos.  

4 – Invista na comunicação digital em sua loja

Embora a comunicação nas lojas físicas tenha sido o foco das dicas, também é importante ampliar os horizontes para o Natal no varejo. Ou seja, as lojas também precisam investir em comunicação digital para ampliar o alcance. 

As redes sociais, por exemplo, podem ser utilizadas em conjunto com as estratégias definidas para o ponto de venda físico. Campanhas bem trabalhadas nesses canais ajudam a chamar o cliente para consumir e alavancar o movimento nas lojas. 

Você pode utilizar as redes da loja para divulgar as promoções, assim como dar dicas e gerar conteúdo útil para o cliente. Além de aumentar as vendas, essas técnicas contribuem para melhorar o relacionamento com o consumidor e a percepção dos clientes sobre a marca. 

Ler  Taxar parcelamento prejudicará pequenos negócios

Com essas dicas, sua loja aumenta as chances de garantir bons resultados neste Natal. Está esperando o que? Comunicação já e boas vendas!!!

Sobre o Autor

Fernando-Lauria-CEO-da-Pricefy (1)
Fernando Lauria

Fernando Lauria é CEO da Pricefy by Selbetti

Atuando em diversos segmentos como supermercados, home center, farmácia, eletromóveis e atacarejo, totalizando mais de 125 clientes, 5,6 mil lojas físicas e 83 mil usuários, a empresa possui a única solução do país no gerenciamento da comunicação omni-mídia para o varejo físico proporcionando inteligência, agilidade, eficiência operacional, redução dos custos e aumento das margens para o varejista.

Hoje faz parte do Grupo Selbetti, a maior integradora em outsourcing em TI do país, que conta com soluções ponta-a-ponta, e tem o propósito de integrar Tecnologia para resolver diversos desafios organizacionais, estando entre as empresas que mais crescem no país.

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
CompartilhamentosTweet
Redação

Redação

Através de um jornalismo de qualidade, a Revista Capital Econômico é um editorial focado nas principais notícias relacionadas aos setores da economia, ampliando a informação, difundindo e facilitando a divulgação a todos os interessados.É mais do que leitura. É informação que gera conexão!

Artigos recomendados

Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

por Kayene Simao
26/07/2025
Varejistas que dependem de importação devem se antecipar à Black Friday

Embora a Black Friday de 2025 esteja marcada para o dia 28 de novembro, o período de preparação para varejistas que dependem de produtos importados já começou. Segundo...

Leia maisDetails

Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

por Kayene Simao
26/07/2025
Um terço do comércio bilateral ocorre entre empresas do mesmo grupo econômico

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) divulgou um levantamento que mostra a relevância do comércio intercompanhia — realizado entre empresas do mesmo grupo econômico...

Leia maisDetails

Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

por Kayene Simao
25/07/2025
Americanas inicia campanha de Dia dos Pais com descontos em diversas categorias

A Americanas iniciou sua campanha promocional para o Dia dos Pais, oferecendo descontos em diversas categorias de produtos. A iniciativa inclui opções nas áreas de telefonia, eletroportáteis, áudio...

Leia maisDetails

Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

por Kayene Simao
22/07/2025
Magalu promove campanha com descontos de até 80% para usuários do aplicativo

Campanha reforça estratégia digital da empresa para impulsionar vendas em julho O Magalu lançou nesta terça-feira (22) a campanha Black App, que oferece descontos semelhantes aos da Black...

Leia maisDetails

CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

por Kayene Simao
16/07/2025
CNI destaca apoio de entidades empresariais dos EUA contra tarifaço 

Apoio internacional à indústria brasileira A Confederação Nacional da Indústria (CNI) destacou, nesta terça-feira (15), a contundente manifestação de duas das mais influentes entidades empresariais dos Estados Unidos — a U.S....

Leia maisDetails
Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

Lula sanciona programa que devolve impostos a micro e pequenas empresas exportadoras

por Kelly Couto
28/07/2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (28) a Lei Complementar nº 167/2024, que cria o Programa...

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

YouTube ultrapassa Hollywood em bilhões: o fim da era dos estúdios tradicionais? — Análise completa

por Kelly Couto
28/07/2025

O YouTube anunciou um faturamento de US$ 9,8 bilhões em receita publicitária no último trimestre, superando isoladamente todas as principais...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

Análise do Mercado Financeiro Brasileiro 

por Kayene Simao
28/07/2025

Os Estados Unidos vêm intensificando sua agenda de acordos comerciais, incluindo parcerias com o Japão e países europeus. Nesse cenário,...

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

Exame toxicológico para primeira CNH é avanço lógico e necessário para promover segurança nas estradas

por Kayene Simao
28/07/2025

Desde a implementação do exame toxicológico de larga janela de detecção em 2016, obrigatório para motoristas das categorias C, D...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
Vá para versão mobile
%d