Não é de hoje que a França investe em inovação e tecnologia. Com o mesmo empenho que vem dedicando à sua cultura através dos séculos, o Governo francês promoveu uma mobilização coletiva para o crescimento das startups e do setor digital e transformou a França em uma potência inovadora, competitiva e atrativa.
Com sistemas de financiamento eficientes e institutos de pesquisa reconhecidos, a França desenvolveu um ecossistema maduro para novas empresas. As incubadoras e viveiros multiplicaram-se por todo o país, promovendo a criação de startups, que podem se beneficiar de um coaching, de uma assessoria adaptada e de uma rede de profissionais.
Paris, por exemplo, é a sede do STATION F, o maior campus de startups do mundo, inaugurado em 2017. Possui uma superfície de 34.000 m2 e pode acomodar mais de 1.000 startups e 3.000 estações de trabalho distribuídas em 30 programas de acompanhamento internacional, entre os quais encontram-se incubadoras (HEC, Edhec, Insead, IFM, Pontes e Estradas), aceleradores (Vendas Privadas, Facebook, Microsoft, Havas, TF1, LVMH, Thales, etc.) e redes internacionais.
A França já pode contar com uma rica gama de startups inovadoras, em campos tão diversos quanto o de objetos conectados, bioquímica, fintechs ou foodtechs. Cerca de 9.500 startups foram contabilizadas na França.
As empresas francesas destacam-se por sua capacidade de integrar rapidamente inovações tecnológicas e posicionarem-se em mercados inovadores. Essa habilidade permitiu que eles se tornassem líderes em setores de ponta, tais como drones, vacinas ou robôs.
Paris assistiu ao nascimento de verdadeiras “pepitas” capazes de seduzir investidores, como Devialet, especialista em engenharia acústica que levantou 100 milhões de euros (M €) em 2016, depois de receber mais de sessenta prêmios ao redor do mundo. Mano Mano, criada em 2013, desenvolveu uma plataforma online, especializada em jardinagem e bricolagem e arrecadou mais de 70 milhões de euros junto a vários investidores franceses e internacionais: General Atlantic, Piton Capital, Partech Ventures e BPI France Investissements.
Entre outros exemplos de desenvolvimento na França, podemos mencionar o unicórnio californiano Symphony, avaliado em US $ 1 bilhão, que lançou seu primeiro centro europeu de P&D em Sophia Antipolis. Ou ainda a escolha da jovem empresa pioneira em telerobótica (drones), a H3 Dynamics, que instalou em Paris a sede regional de suas atividades para a Europa, Oriente Médio e África. Sem contar os grupos que nem Google e Facebook que abriram centros de pesquisa em inteligência artificial.
Conheça um pouco do ecossistema francês para startups e inovação e saiba porque a França é reconhecida como um lugar atraente para desenvolver seus negócios.
UM FORTE ECOSSISTEMA
A França conta hoje com 68 Polos de Inovação, que constituem um ecossistema sólido e atraente para investidores. Estes Polos atraem diversas empresas francesas e estrangeiras, que desejam desenvolver Pesquisas & Desenvolvimento na França, sendo um dos principais fatores de estímulo aos empreendedores.
A atratividade da França para o investimento em P&D é devida à proximidade dos mercados, bem como à qualidade da mão-de-obra em P&D. Parcerias com os laboratórios de pesquisa do setor público, a proximidade dos polos de inovação e as ajudas públicas também são mencionadas por aqueles que se implantam na região como um diferencial.
POLOS DE COMPETITIVIDADE
Os Polos de competitividade promovem a união de todas as energias para desenvolver projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) particularmente inovadores. Eles ajudam as empresas envolvidas nessas parcerias, desde a P&D até a comercialização de seus produtos: acesso a conselhos e competências em todas as fases de seu desenvolvimento, busca de financiamento, expansão internacional, etc. .
Criados em 2004, os Polos de Competitividade reúnem pequenas e grandes empresas, laboratórios de pesquisa e estabelecimentos de ensino, organizados por temas específicos, em regiões definidas, com o objetivo de apoiar a inovação e ajudar o desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa e desenvolvimento (P&D), particularmente inovadores. Mobilizam-se assim os principais fatores da competitividade: a capacidade de inovação, o crescimento econômico e a abertura de empregos nos mercados promissores.
Um cluster reúne portanto, em um determinado território, empresas de todos os portes, pesquisadores e instituições de ensino que desenvolvem sinergias e cooperação em torno de um setor específico de atividade. Podem assim tratar desde temas tecnológicos emergentes, como nanotecnologias, biotecnologias, tecnologias ambientais, etc. até temas mais maduros, como indústria automotiva, setor aeronáutico, etc.
FINANCIAMENTOS
A França oferece ainda diversos benefícios às startups que desejam desenvolver sua empresa inovadora em solo francês. Ela desenvolveu um vantajoso tratamento tributário para a P&D com a criação e consolidação do CIR – o Crédit Impôt Recherche (Crédito Fiscal para Pesquisa). Seu objetivo é melhorar a inovação e a competitividade das empresas. Graças a esse crédito fiscal, as empresas podem investir em despesas de pesquisa e desenvolvimento e serem parcialmente reembolsadas por essas despesas. Em 2017, foram alocados € 5,7 bilhões para 24.000 empresas.
Para saber mais :
https://www.businessfrance.fr/invest
https://competitivite.gouv.fr/en/home-853.html
https://www.businessfrance.fr/en/invest-in-France-our-services
https://joinlafrench.tech/a-talent-friendly-country/
Sobre a Business France
Business France é a Agência Nacional de apoio à Internacionalização da economia francesa, encarregada do desenvolvimento internacional das empresas francesas e de suas respectivas exportações, bem como da promoção e do apoio aos investimentos estrangeiros na França. Ela promove a imagem econômica e a atratividade internacional da França, de suas empresas e de seus territórios. A Business France dispõe de 1.500 colaboradores, localizados na França e em outros 58 países e baseia a sua ação numa rede de parcerias públicas e privadas.