A CMR Surgical (CMR) anunciou hoje que o sistema de cirurgia robótica Versius® foi indicado para cirurgias torácicas minimamente invasivas, beneficiando médicos e pacientes submetidos aos procedimentos nos pulmões, timo e esôfago.
Após uma introdução gradual com seleção de casos e cirurgias específicas, o Versius tem sido usado também em esofagomiotomias, lobectomias e timectomias.
Por meio de pequenas incisões próximas às costelas dos pacientes, os cirurgiões torácicos podem trabalhar com o Versius com a prontidão e precisão necessárias na cavidade torácica, beneficiando-se de seus pequenos instrumentos totalmente articulados e visão 3D.
O primeiro local no mundo a iniciar um programa clínico com o Versius em tórax foi o Klinikum Chemnitz — um hospital líder na Saxônia — que começou o programa no início de 2021.
Sven Seifert, médico-chefe da Clínica de Cirurgia Torácica, Vascular e Endovascular do Klinikum Chemnitz, disse: “Os cirurgiões torácicos estão esperando há algum tempo por um sistema como esse para que possamos trabalhar na caixa torácica rígida de um paciente.
O Versius permite que os cirurgiões operem em áreas de difícil acesso com seus instrumentos articulados, poupando a parede torácica do paciente.
Fomos o primeiro hospital do mundo a usar o Versius para a área torácica e estamos entusiasmados por atualmente estar trabalhando com especialistas internacionais pioneiros no uso do Versius na especialidade.”
Além do Klinikum Chemnitz, o Versius também está sendo usado para procedimentos torácicos em vários hospitais públicos e de ensino em todo o mundo, incluindo o Hospital Argenteuil na França, o Policilinico di Milano na Itália, o Galaxy Care e o Hospital Manavata na Índia, bem como o Hospital Universitário Macquarie na Austrália.
Patrick Bagan, Cirurgião Torácico e Vascular e Chefe do Departamento do Hospital Argenteuil, comentou: “Estamos extremamente satisfeitos com a visualização aprimorada que o Versius oferece, o que significa que podemos ser mais precisos.
Nós Já realizamos uma série de casos de sucesso com o sistema, incluindo procedimentos mediastinais, timectomias e ressecções pulmonares para tratamento de câncer.”
Joel Dunning, cirurgião torácico consultor do Hospital Universitário James Cook e preceptor Versius, acrescenta: “Na cirurgia torácica, a abordagem robótica está evoluindo rapidamente e dentro de cinco anos será a maneira dominante de realizar todas as cirurgias de câncer de pulmão.
Estou muito feliz por ter visto pessoalmente, muitas operações robóticas torácicas usando o sistema Versius. Ele possui pequenos instrumentos, que acreditamos que minimize a dor pós-operatória causada quando operamos através da caixa torácica.
O sistema em si é pequeno e mais portátil do que outros sistemas, o que significa que pode caber em praticamente qualquer sala de cirurgia.”
Versius foi introduzido na cirurgia torácica com a colaboração da CMR Surgical que segue as recomendações do IDEAL fornecendo estrura e benchmark internacional para cada etapa do processo de inovação cirúrgica, incluindo ensaios clínicos e acompanhamento pós-venda.
Mark Slack, diretor médico da CMR Surgical, disse: “Este é um grande marco para a Versius, pois continuamos com nossa missão de disponibilizar os benefícios da cirurgia minimamente invasiva a mais pacientes em todo o mundo.
Pacientes submetidos a grandes cirurgias para casos incluindo câncer de pulmão precisam ter o mais alto padrão de cuidado e nós acreditamos que a cirurgia minimamente invasiva possibilitada pela tecnologia robótica é a resposta.
Nós temos a estrutura para seguir as recomendações do IDEAL e introduzir o Versius com segurança e com responsabilidade na especialidade de cirurgiões líderes no mercado e estamos satisfeitos em ver que ele é bem administrado para as necessidades complexas dos cirurgiões torácicos. “
O sistema robótico cirúrgico Versius®
Versius redimensiona as expectativas da cirurgia robótica. Versius encaixa-se em praticamente qualquer sala de operações e integra-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes, aumentando a probabilidade de cirurgia robótica com acesso mínimo (MAS).
A concepção portátil e modular de Versius permite ao cirurgião utilizar apenas o número de braços necessários para um determinado procedimento.
Através de biomimética do braço humano, Versius oferece aos cirurgiões a possibilidade de escolherem um posicionamento otimizado do acesso, além da destreza e precisão de pequenos instrumentos totalmente articulados.
Com visão 3D HD, controle de instrumentos fácil de usar e uma escolha de posições de trabalho ergonômicas, o console aberto do cirurgião tem o potencial de reduzir o stress e a fadiga e permite uma comunicação clara com a equipe cirúrgica.
Pensando laparoscopicamente e operando roboticamente com Versius, pacientes, cirurgiões e profissionais de saúde podem se beneficiarem do valor que a cirurgia robótica com acesso mínimo (MAS) traz.
Mas ele é mais que um robô. Versius capta dados significativos com seu amplo ecossistema digital para apoiar a aprendizagem contínua de um cirurgião.
Através do aplicativo Versius Connect, Versius Trainer e do registro clínico CMR, Versius disponibiliza uma riqueza de conhecimentos para, em última análise, melhorar os cuidados cirúrgicos.
Sobre a CMR Surgical
CMR Surgical (CMR) é uma empresa global de dispositivos médicos dedicada à transformação da cirurgia com Versius®, um robô cirúrgico de última geração.
Com sede em Cambridge, Reino Unido, a CMR está empenhada em trabalhar com cirurgiões, equipes cirúrgicas e parceiros hospitalares, de modo a fornecer uma ferramenta ideal para tornar a cirurgia robótica de acesso mínimo universalmente acessível e financeiramente viável.
Com Versius, estamos em uma missão de redefinir o mercado da robótica cirúrgica com tecnologia e dados práticos e inovadores que podem melhorar os cuidados cirúrgicos.
Fundada em 2014, a CMR Surgical é uma empresa privada que conta com o apoio de uma base internacional de acionistas.