Figurando entre as prioridades nas agendas das companhias de todo o mundo, o investimento no potencial dos colaboradores é uma realidade que no Brasil se consolidou diante das adversidades provocadas pela pandemia.
O cenário incerto despertou para a importância de aplicar ferramentas inovadoras na gestão de governança e também influencia companhias a buscar no capital humano a força para evoluir cada vez mais.
Esse comportamento corporativo que favorece a comunicação e permite que os profissionais conquistem mais liberdade em seus campos de atuação, tem proporcionado ambientes mais saudáveis, prósperos e inclusivos, e motivado a aposta em uma política de portas abertas, prontas para ouvir e contribuir positivamente com a jornada de seus colaboradores.
Apesar de não haver uma fórmula secreta para o sucesso das práticas de cuidados com suas pessoas, muitas empresas estão um passo à frente e já aplicam modelos de gestão que fazem a diferença, como o Grupo Sabin Medicina Diagnóstica, que acaba de conquistar o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (destaque nas categorias Serviços de Saúde e Respeito Social), uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e UOL, que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores.
“No Grupo Sabin cuidar das pessoas é um compromisso genuíno e ele se consolida em reconhecimentos e prêmios como este. Conquistar o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, nos enche de orgulho e nos inspira nesta jornada diária para entregar saúde de valor, com colaboradores engajados e motivados dentro de ambiente organizacional diverso, inclusivo e harmônico”, celebrou a Presidente Executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
Referência em medicina diagnóstica, e com mais de mais de 37 anos de mercado, o reconhecimento entra para a coleção de premiações do Grupo, reconhecido pela cultura humanizada e empenho no cuidado com seus mais de 5.700 mil colaboradores, que nas 296 unidades oferecem o que há de melhor em medicina diagnóstica, com atendimento humanizado e personalizado, que são marcas da empresa e fortalecem a relação de confiança com seus mais de 5.7 milhões de clientes.
A atuação, pautada no propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas, também conquistou o Prêmio WEPs Brasil #Empresasporelas, da ONU Mulheres, destacando a atmosfera propícia à Igualdade de gêneros do Grupo. Empresa de ‘alma feminina’, os indicadores do Grupo Sabin são fora da curva do mercado brasileiro. Hoje, 77% do seu quadro é composto pela força feminina e 74% em cargos de liderança.
Além disso, no Sabin mais de 60% dos seus colaboradores são negros e 48% deles ocupando cargos de liderança. Este ano, inclusive, dentre as ações dedicadas à diversidade e inclusão, a empresa lançou nas suas 296 unidades o “Manifesto de Diversidade”, com o posicionamento claro sobre a relevância da causa para o Grupo.
Com gestão alicerçada em valores como credibilidade, ética, responsabilidade socioambiental, inovação, qualidade, respeito à vida e simplicidade, o Grupo Sabin é um dos maiores players de saúde no Brasil e, mesmo diante dos desafios da pandemia, a dedicação dos seus colaboradores é um diferencial para que a população de norte a sul do país conte com o que há de melhor em seus serviços de saúde.
“O empenho das nossas pessoas, que tem se mantido firmes na linha de frente, realizando atendimentos em todo o país, é fundamental, não apenas para o enfrentamento da Covid 19, mas para que todos recebam acolhimento e atendimento humanizado, que são a nossa marca”, celebra.
Praticar liberdade com responsabilidade tem sido a premissa na atuação da gestão do Grupo Sabin. A Gerente de Pessoas, Mariana Carvalho Bittar, explica que o trabalho na empresa é focado em dar autonomia aos seus profissionais e promover o senso de pertencimento e engajamento. “Dar autonomia nossos times propicia uma conexão mais próxima e fortalece a nossa relação de confiança, contribuindo para um ambiente e uma cultura de inovação”, destaca.
A especialista reitera ainda que o ambiento mais propicio à liberdade de atuação precisa estar amparada nos pilares da cultura aberta ao erro.
“Quando se trata de gestão de pessoas, o aprendizado é diário. Entendemos as necessidades de nossos profissionais propiciando espaços em desafios, projetos, lugares em que ele possa enriquecer e sentir-se parte das discussões”.
Mariana fala com conhecimento do assunto, já que para o Grupo Sabin os colaboradores estão no centro da estratégia e o clima organizacional saudável, produtivo e de valorização das pessoas é inserido no contexto de oportunidades de carreira e desenvolvimento. Além disso, a empresa investe em programas de reconhecimento e qualidade de vida, programas de gestão de saúde, pacote de benefícios que apoiam todos os momentos de vida dos colaboradores e desenvolvimento das lideranças para a construção de relações de confiança com os seus liderados.
Por meio do programa de Diversidade e Inclusão – constituído nos pilares de gênero, raça, LGBTQI+, pessoa com deficiência e multigerações – o Grupo empresa promove uma cultura inclusiva contínua, pautada no respeito às diferenças. As políticas de atração e retenção de talentos da empresa chancelam as práticas que inspiram o senso de pertencimento dos seus profissionais e a felicidade no trabalho.
Os investimentos se revelam nos resultados e pesquisas de clima organizacional, realizadas todos os anos. Em 2020, por exemplo, os 92% profissionais declaram seu orgulho de atuar no Grupo Sabin.