Nos últimos tempos houve um aumento exponencial na popularidade dos aplicativos de entrega, a exemplo do iFood.
Essas aplicações facilitam a vida dos empresários que precisam entregar os seus produtos e dos clientes que querem mais comodidade.
Além disso, vale destacar a grande porta de oportunidade de geração de renda que esses apps abrem para entregadores autônomos.
Entretanto, dada a variedade e outros fatores, muitos empresários se perguntam se vale a pena vender pelo iFood, mais especificamente. Os próximos tópicos abordam esse assunto!
O que é o iFood?
O iFood é um dos primeiros aplicativos de entrega de comida lançados no Brasil. A inauguração aconteceu ainda em 2011.
Hoje em dia, a empresa é considerada uma das maiores FoodTechs da América Latina e está presente em mais de 400 cidades espalhadas Brasil afora.
Em resumo, o aplicativo funciona com o cadastramento de restaurantes, lanchonetes e outros, que passam a divulgar o seu catálogo no app.
Além dos estabelecimentos, os entregadores também se cadastram, enquanto os clientes só precisam baixar o aplicativo e fazer seus pedidos.
Quando um pedido é feito por um cliente, o fornecedor do alimento é acionado para produzi-lo, enquanto um entregador recebe um chamado semelhante para buscar o prato no estabelecimento e levá-lo até o cliente.
Como podemos ver, o sucesso do sistema está na praticidade e nas oportunidades que ele oferece a todos os entes envolvidos no processo.
Afinal, vale a pena vender pelo iFood?
Para decidir se vale a pena vender pelo iFood ou não, você precisa conhecer as vantagens e desvantagens de usar o serviço. Confira nos tópicos abaixo!
Vantagens
- Todo o processo de download, cadastro e utilização do aplicativo é muito simples e intuitivo;
- A plataforma oferece segurança no pagamento de pedidos, garantindo que os empresários recebam o dinheiro;
- Vender pelo iFood aumenta a exposição dos estabelecimento, aumentando também o volume de vendas;
- As comissões pagas pelo app são altas, em comparação com aquelas oferecidas por outros serviços.
Desvantagens
- A aplicação depende totalmente do acesso à internet;
- Existe uma grande variedade de outros aplicativos, o que gera concorrência;
- Dentro da própria plataforma também existe a concorrência de outros estabelecimentos semelhantes.
O que você deve saber antes de cadastrar sua empresa
Como você viu, vender pelo iFood tem muitas vantagens e, apesar de ter algumas desvantagens, pode ser que valha a pena para o seu negócio.
Entretanto, antes de decidir se adere ou não a esse aplicativo de entregas, invista em um processo de organização e adequação da sua empresa.
Garanta que a nova rotina será respeitada, ajustando a sua equipe para atender bem aos clientes que farão pedidos pela internet.
Assim, o iFood chegará apenas para somar e não para criar transtorno ao seu estabelecimento.
Leia mais:
15 aplicativos de investimentos para gerenciar a sua carteira