Agosto foi um mês turbulento para a economia, com diversas reuniões importantes, decisões por parte do governo e divulgação de importantes índices que podem movimentar o mercado nacional e internacional.
Nessa época, é divulgado o saldo comercial do mês, que teve um número próximo a US$10 bilhões, contra a US$4,1bilhões para o mesmo período em 2022.
O grande destaque foi o setor extrativo, petróleo e minério de ferro, já dentro das expectativas dos economistas, como André Carvalho, diretor de portfólio da Acura Capital, destaca: “a geração de empregos mensais de agosto ficou em 170 mil, contra os 187 mil de julho. E o PIB 2º trimestre tem expectativa de crescimento de 0,24% e alta anual de 2,64%”.
Imposto de Renda
Outro acontecimento importante foi a mudança na tributação de Imposto de Renda Fundos.
A decisão do Presidente da República culmina na medida provisória que prevê a cobrança de 15% a 20% sobre rendimentos de fundos exclusivos.
“A taxação dos fundos exclusivos altera a forma como será feita a cobrança do Imposto de Renda que agora passará a ser cobrada semestralmente como já ocorre nos outros fundos. Teremos uma espécie de come cotas, que já existe para as outras classes de fundos, esta medida representa uma equiparação com os demais fundos de investimento. Neste caso, será necessário uma leitura e estudo detalhado da MP, no sentido de entender se teremos algum mecanismo que permita o aumento imediato de arrecadação, que é o objetivo do governo”, explica Carvalho.
IPCA
Sobre o IPCA-15 de agosto registrou alta de 0,28% m/m (4,24% a/a), acima da média das expectativas de mercado (0,17% m/m). O IPCA-15 acelerou devido, principalmente, ao fim de descontos subsidiados para automóveis e pela aceleração da inflação de itens de higiene pessoal.
Sobre a Acura Capital
A Acura Capital faz gestão de recursos com opções de investimentos e especialização em fundos de passivos e de ações judiciais no multimercado.
Os seus serviços e produtos financeiros são destinados a investidores de renda média-alta, hoje acessíveis quase exclusivamente a investidores institucionais.
Com uma estrutura completa para atendimento às demandas dos clientes, oferecem opções de investimentos, para geração de valor nos médio e longo prazos, com menor volatilidade e baixa correlação com eventos de mercado e ativos não tradicionais.
Especializados em fundos de passivos de ações judiciais e fundos multimercado estruturados, planejam expansão para fundos abertos com possibilidade de investimentos no exterior.