Os portos organizados da Região Norte movimentaram 3,74 milhões de toneladas de cargas em maio de 2025, representando um crescimento de quase 2% em comparação ao mesmo período de 2024, quando foram registradas 3,66 milhões de toneladas. Os dados são do Estatístico Aquaviário, divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O Amapá foi o estado com o maior crescimento percentual no mês: a movimentação subiu de 131 mil para 229 mil toneladas — um avanço superior a 74%, impulsionado principalmente pela exportação de soja.
Granéis sólidos lideram movimentação
Do total movimentado em maio, aproximadamente 3,2 milhões de toneladas corresponderam ao transporte de granéis sólidos. A soja foi o principal destaque, com volume mais que dobrado em relação ao mesmo mês do ano anterior: de 817 mil para 1,6 milhão de toneladas.
Outros produtos com alta relevante foram os fertilizantes, que cresceram de 383 mil para 486 mil toneladas, e a bauxita, utilizada na produção de alumínio, com aumento de 299 mil para 348 mil toneladas.
“O desempenho logístico da região Norte comprova seu papel estratégico para o Brasil”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
Segundo ele, estão sendo intensificados investimentos públicos e privados em infraestrutura, com o objetivo de melhorar a competitividade do transporte nacional, gerar empregos e reduzir custos ao consumidor.
Portos com maior movimentação
O Porto de Vila do Conde (PA) liderou o ranking de movimentação com 1,8 milhão de toneladas. Em seguida, aparecem os portos de Santarém (PA), com 1,2 milhão; Santana (AP), com 364 mil; Porto Velho (RO), com 207 mil; e Belém (PA), com 120 mil toneladas.
Novos investimentos previstos
Como parte da estratégia de modernização da infraestrutura portuária, o Ministério de Portos e Aeroportos prevê uma nova rodada de leilões ainda neste semestre.
A expectativa é atrair R$ 1,03 bilhão em investimentos privados, incluindo quatro terminais — entre eles o VCD29, em Vila do Conde (PA).