A evolução da implementação da tecnologia no esporte tem aumentado exponencialmente nos últimos tempos.
Dentre as áreas do esporte, o futebol é o que mais resiste à ajuda da tecnologia atualmente.
No entanto, ainda é possível observar inúmeras melhorias no desempenho e na configuração do esporte em diversas áreas.
1.Assistência ao árbitro na tecnologia no esporte
No calor da emoção das partidas, o auxílio aos árbitros se faz cada vez mais importante e é nesse ponto que a tecnologia no esporte faz a diferença.
A implementação do sistema de avaliação de arbitragem já pode ser observada no beisebol, tênis e diversos outros esportes atualmente.
Dentre as tecnologias utilizadas, o árbitro de vídeo e as formas de comunicação são ótimos exemplos da diferença da tecnologia no esporte.
2.Roupas e equipamentos
Monitorar os sinais vitais e o desempenho dos atletas, também tem sido o papel da tecnologia no esporte.
E isso pode ser feito durante os treinos, utilizando roupas, equipamentos e calçados tecnológicos que têm sido implementados no rugby e no futebol.
Diversos dados como a frequência cardíaca, velocidade e distância percorrida são coletados através de sistemas de GPS nas roupas dos atletas.
3.Ferramentas de treinamento
O treinamento deixou de ser apenas um preparo para as partidas e começou a ser uma forma de análise de dados.
Afinal, com a tecnologia no esporte e a monitoração do corpo, é possível saber exatamente como o atleta está fisicamente para o próximo jogo.
Com esses dados em mãos, é possível então prever possíveis problemas que impediriam os atletas de ponta de oferecerem um desempenho adequado.
4.Experiência no estádio
Depois da implementação da tecnologia no esporte, os espectadores podem então desfrutar de uma experiência melhorada nos estádios ao redor do mundo.
Telas gigantes em HD, assento aquecido e a possibilidade de pedir comida sem sair do lugar, são algumas das tecnologias mais utilizadas.
5.Ingresso e a tecnologia no esporte
Os e-commerce também são bons exemplos da implementação da tecnologia, facilitando então a vida dos fãs.
Através da internet os espectadores podem adquirir seus ingressos sem nem mesmo precisar sair de casa, evitando demoras e filas.
Além disso, já é possível encontrar tecnologia de pagamento por pulseiras, sem necessidade de contato e sem uso de dinheiro vivo.
6.Mídia e a tecnologia no esporte
A imprensa se beneficiou com a chegada da internet, oferecendo entretenimento esportivo para os telespectadores a qualquer hora e lugar.
Além disso, as TVs com alta definição facilitaram a transmissão de jogos para que o fã tenha a sensação de estar no estádio, sem precisar sair de casa.
Mas a maior mudança que a tecnologia oferece, é o estreitamento da relação entre fã, atleta e mídia.
Com a evolução das redes sociais, é possível enfim que a comunicação entre os atletas, jornalistas e o público seja mais direta e em tempo real.
Essas são as 6 maneiras que a tecnologia está transformando o esporte, e como isso influencia na vida do atleta e dos espectadores.
Com uma evolução rápida, então logo será possível observar mais transformações ao longo do tempo.
Veja também:
Como calcular o custo de um funcionário?
DOT Digital Group anuncia abertura de 100 vagas até o final do ano