Segundo dados da Projeção de Inadimplência, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (IBEVAR), a taxa de inadimplência de pessoa física, que vinha de um aumento gradual nos últimos meses, deve registrar uma leve queda no próximo trimestre, com média de 4,98% em setembro, equivalente a aproximadamente 1,2 milhões de brasileiros endividados.
O estudo considera recursos livres, como compras a prazo, créditos fornecidos e cartão de crédito, com base em 60 milhões de pessoas que votam.
Segundo análise, o índice de setembro implica em queda de 0,09 p.p. em relação ao valor real de julho (4,89%) e queda de 0,04 p.p. ante ao valor estimado para agosto (4,94%). Já para outubro e novembro, a projeção deve seguir em queda, com 4,94% e 4,91%, respectivamente.
Para o economista e presidente do IBEVAR, Claudio Felisoni de Angelo, o resultado tem uma margem estreita para afirmar um declínio muito significativo, mas é provável que a pequena queda nos índices esteja ligada à compras postergadas pelos brasileiros. “Vendas de produtos de maior valor, como automóveis, caíram dramaticamente. O aumento ficou por conta de compras recorrentes, como supermercados, dependente da renda mensal e que não compromete a renda futura, ou seja, condições de crédito”, avalia.
“Por isso, em razão do próprio desemprego ou a insegurança em relação ao emprego, as pessoas diminuíram gastos com itens de maior valor associadas ao crédito e, consequentemente, ao risco de ficar inadimplente”, finaliza o economista do IBEVAR.
O IBEVAR
O IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo – é uma instituição sem fins lucrativos, que se propõe a produzir conteúdo no setor de Varejo e Consumo, promover networking entre executivos que atuam nessa área e gerar negócios entre os participantes.
O IBEVAR atua em conjunto com o PROVAR/FIA no desenvolvimento dos executivos de varejo. ibevar.org.br