Radiografia do mercado de carbono
Mercado de carbono, uma das principais estratégias globais para conter a crise climática, acaba de ganhar um novo instrumento de transparência. A Radiografia do Mercado de Carbono, plataforma digital lançada por organizações de jornalismo investigativo, reúne dados sobre mais de 200 projetos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) no Brasil, Colômbia e Peru.
A iniciativa conta com apoio do Instituto Serrapilheira e foi desenvolvida em parceria entre o Centro Latino-Americano de Investigação Jornalística (El Clip), a InfoAmazonia e o Ojo Público.
Ferramenta de fiscalização e acesso à informação
A plataforma é voltada a pesquisadores, jornalistas, comunidades locais e empresas interessadas em compensar emissões de carbono de forma mais responsável. O site interativo permite identificar quem está por trás dos projetos e detalhar informações sobre cada contrato.
“Conseguimos reunir em um único lugar dados que antes estavam dispersos e de difícil acesso sobre um mercado emergente e pouco transparente”, afirmou Juliana Mori, diretora editorial da InfoAmazonia.
“Desde 2022, investigamos irregularidades nos créditos de carbono na Amazônia. Agora, com essa ferramenta, jornalistas, pesquisadores e comunidades têm acesso a dados abertos e visualizações acessíveis para fiscalizar e compreender melhor como esses projetos são implementados e quem são os atores envolvidos.”
Projetos ativos, inativos e rejeitados
Um dos destaques da plataforma é o mapeamento dos diferentes status dos projetos. É possível visualizar quais estão ativos, inativos ou rejeitados por órgãos certificadores, além de verificar a proximidade com áreas protegidas, territórios indígenas e quilombolas.
Para compilar as informações, as equipes utilizaram técnicas de web scraping e inteligência artificial. Os dados foram extraídos de plataformas de certificação como Verra, Cercarbono, BioCarbon e ColCX, além de registros governamentais e documentos técnicos detalhados (PDDs – Project Design Documents).
Dados disponíveis em três idiomas
Disponível em português, inglês e espanhol, a plataforma reúne informações de 299 projetos de carbono no Brasil, Colômbia e Peru. No Brasil, foram identificados 136 projetos:
- 30 ativos
- 31 em processo de aprovação
- 25 aguardando validação
- 13 em formulação
- 3 rejeitados pelos certificadores
- 22 retirados pelos proponentes
- 10 pausados
- 2 inativos.
A expectativa é que a Radiografia do Mercado de Carbono contribua para aumentar a transparência e fortalecer o controle social sobre os mecanismos de compensação de emissões, ampliando a fiscalização em um setor estratégico para a agenda climática.