As soluções de pagamento online estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com a evolução da tecnologia, da internet e das transações online, é comum utilizar esse meio para compra e venda.
O comércio eletrônico no Brasil cresce rapidamente, especialmente com a abertura de novas lojas virtuais a cada dia. Assim como houve a expansão das maquininhas de cartão de crédito, o mercado de serviços de pagamentos online também teve de oferecer mais competitividade.
Se você já comprou pela internet, certamente fez uso de um desses serviços. Eles permitem a transação entre o consumidor e o vendedor no ambiente online, com segurança e praticidade.
Como escolher as soluções de pagamento online?
As opções são muitas e as mais variadas possíveis. Novas soluções vão surgindo e fica cada vez mais difícil fazer a escolha por uma ideal para o seu negócio. O que você precisa analisar na sua escolha é exatamente o que seu negócio necessita.
Busque a facilidade, acessibilidade, segurança e gama de opções de pagamento para o comprador. Além disso, também é importante pensar na praticidade e no devido suporte para quem vende.
Especialistas defendem que o processo de recebimento de pagamentos está diretamente associado à produtividade do negócio. Isso porque um processo organizado e mais seguro evita custos extras desnecessários e ainda pode alavancar os resultados.
A questão da segurança sem dúvida é primordial. Na compra online, diversas análises de segurança de dados precisam ser feitas para concretizar a venda sem riscos.
Outro ponto a ser analisado é o contrato de serviços. Muitos empresários aumentam seus custos com diversos serviços separados e acabam pagando taxas além do esperado. O ideal é achar uma ferramenta que possibilite a integração entre pagamento como por exemplo, cartões de crédito, débito e boleto bancário.
Imagine que a cadeia de pagamentos é bastante complexa. De fato, o processo até a finalização envolve vários agentes específicos. São eles os adquirentes, os bancos, emissoras de cartão e gateways, por exemplo. Cada agente participa de uma etapa diferente do processo de compra online, e todos são indispensáveis para a conclusão da transação.
Conheça 5 soluções de pagamento online
Há muitas opções de soluções de pagamento online no mercado e, para escolher, não deixe de comparar taxas e condições. Lembre-se que uma boa escolha de serviço de pagamento online pode aumentar a produtividade do seu negócio e elevar as vendas consideravelmente.
1- PagSeguro
O PagSeguro é o mais conhecido e mais usado, por ter uma gama grande de bandeiras e formas de pagamento. Tem soluções bastante completas. Além dos pagamentos online, oferece soluções físicas, como as famosas máquinas de cartão de crédito e débito (Moderninha e a Minizinha).
Foi pioneiro no Brasil e conta com o respaldo do Grupo UOL. Oferece três tipos diferentes de gateways para o cliente escolher, de acordo com suas necessidades.
É uma boa opção para grandes marketplaces e e-commerces, por oferecer toda a estrutura necessária para grandes transações.
Já as empresas que vendem por vários canais (telefone, estande, loja física, loja virtual) podem ter uma única conta. O PagSeguro também é bastante usado por quem não tem um ponto de venda fixo, por exemplo: food trucks e ambulantes.
2- PayPal
O PayPal é ideal para quem está começando, mas conta com clientes grandes como Uber, Latam e Casas Bahia. Criado nos Estados Unidos, hoje tem mais de 200 milhões de usuários ao redor do mundo.
Muito popular no Brasil, oferece como diferencial a representatividade no mercado, agilidade e segurança. Sua plataforma possui integrações simples, botões de pagamento integrados ao site de venda e checkout transparente.
Com os pagamentos por e-mail, é possível enviar cobranças para o mundo todo. O Paypal prioriza a segurança de dados, com uso de tecnologias modernas de proteção.
3- Pagar.me
O Pagar.me oferece várias formas de pagamento, tanto para Marketplaces, quanto para sites de assinaturas e e-commerces. Por isso, ele abrange serviços recorrentes ou por assinatura, com o serviço de automatização de cobranças.
Tem uma conciliação ágil, com relatórios e informações num painel (dashboard) bastante intuitivo. Ideal para quem quer vender pela Internet sem se preocupar com as etapas entre intermediadores e gateways de pagamento.
Segundo seu site, “92% das tentativas de pagamento são aprovadas”.
4- Moip
A Moip começou como uma startup e hoje é uma das maiores empresas de pagamento online do Brasil. Decerto, oferece análise de risco, conciliação financeira, antecipação de pagamentos e ferramentas anti-fraude, entre outros serviços.
A marca criou o checkout transparente, que aumenta em pelo menos 30% as taxas de conversão de um site. Também é pioneira na solução de split de pagamentos para marketplaces, que faz a divisão do valor em tempo real entre as duas partes.
Não possui mensalidade, pois cobra por transação aprovada. Por isso, foca no maior número de conversões possíveis para o lojista. Sem dúvida, um diferencial é ter num único contrato todos os meios de pagamentos disponíveis do mercado.
5- Nuvemshop
A Nuvemshop criou uma solução de pagamento online que é o Nuvem Pago, com o objetivo de integrar as lojas virtuais com a própria plataforma. Sendo assim, você passa a ter mais facilidade de gerenciar o e-commerce e o meio de pagamento em um único local.
O método de checkout é transparente, no qual o pagamento é realizado na mesma página da loja virtual, sem redirecionamentos ou pop-ups. Isso faz com que a experiência do cliente seja mais fluida, oferecendo maior facilidade para os seus clientes.
Dessa forma, a experiência de compra é mais direta, proporcionando maior conforto e fluidez em todo o processo. Além disso, as taxas dessa plataforma são competitivas com o mercado. Porém, o que torna o Nuvem Pago ainda mais atrativo é que ele isenta a tarifa por venda concluída na plataforma.
Vale ressaltar ainda que são aceitas diversas formas de pagamento, como boleto, cartão de débito, crédito e até mesmo o Pix. Outro ponto positivo é que a Nuvemshop ainda criou uma planilha de controle de vendas para te ajudar com esse controle financeiro.