O seguro para empresas é um produto utilizado por muitos empresários que querem proteger o seu negócio contra imprevistos.
Como exemplo, esse tipo de seguro pode ajudar empresas a atravessarem momentos difíceis como o vivenciado há pouco tempo por causa da crise sanitária recente.
Ao longo deste artigo será explicado o que é, como funciona e quando vale a pena contratar um seguro para empresas.
Essas informações são muito importantes para a tomada de decisão de empresários que estão ponderando sobre contratar o serviço.
O que é seguro para empresas?
Os chamados seguros para empresas, ou seguros empresariais, são uma espécie de apólice de proteção financeira para empreendimentos de todos os tipos.
Esse tipo de produto é regulamentado e fiscalizado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão ligado ao Ministério da Fazenda que regula os atos das seguradoras que oferecem essas apólices.
Vale ressaltar ainda que tanto é possível contratar um único seguro empresarial abrangente, quanto vários tipos de seguros mais específicos.
Como funciona um seguro empresarial?
Em resumo, os seguros para empresas funcionam da exata mesma forma que as apólices contratadas por pessoas físicas.
Ou seja, uma empresa assegurada pode acionar a cobertura do seguro em situações como:
- Danos provocados por algum colaborador da empresa a terceiros;
- Desastres naturais que afetaram instalações da empresa;
- Incêndios ocorridos nas dependências da empresa;
- Problemas judiciais diversos;
- Problemas elétricos ocorridos nas dependências da empresa;
- Quebra de equipamentos;
- Roubo ou furto de bens que lesaram a empresa.
Existem seguros empresariais que cobrem especificamente os tipos de danos citados acima. Por outro lado, também existem seguros que abarcam todos os danos de uma só vez.
O valor das parcelas mensais do seguro (prêmio) dependem das exigências descritas na apólice. Quanto mais abrangente for o seguro, mais alta será a parcela.
Quando vale a pena ter um seguro empresarial?
Analisando o contexto geral, é possível afirmar que sempre vale a pena contratar um seguro para empresas.
Como já foi descrito acima, esse tipo de seguro é muito importante para a proteção de empresas, não importando o porte do negócio.
É necessário frisar ainda que, a depender do caso, uma apólice de seguro empresarial pode literalmente salvar uma empresa da falência ou da paralisação geral.
Ademais, com a proteção garantida por esses seguros a empresa pode dar mais suporte aos seus funcionários, motivando-os a trabalhar mais e melhor.
Portanto, essa opção de proteção empresarial é recomendada para todos os empreendimentos que têm condições para adquiri-la.
Como avaliar o melhor seguro para o seu empreendimento?
Se você ficou interessado em contratar um seguro empresarial e garantir a proteção do seu negócio, deve estar pensando como escolher o melhor seguro.
Nesse sentido, criamos uma lista de pontos de avaliação que devem ser observados na hora da escolha. Veja:
- Avalie a qual tipo de riscos o seu negócio está exposto, a fim de escolher uma proteção adequada;
- Depois de entender as necessidades da sua empresa, defina se vale mais a pena escolher um seguro mais amplo ou um que seja específico;
- Quando tiver escolhido um tipo de seguro, pesquise o preço e compare entre as diferentes seguradoras. Descarte seguradoras que têm má avaliação de outros usuários;
- Ao escolher a seguradora ideal, estude as condições e veja quais são as vantagens oferecidas pela empresa;
- Veja se a seguradora oferece cobertura na região onde está sediada a sua empresa;
- Faça um check-up final e inclua as parcelas do seguro no orçamento da sua empresa.
Leia mais:
6 melhores seguros de vida para 2023