A Santos Brasil, referência em operação portuária e logística, atraiu uma demanda de 2,8 vezes a captação-alvo pretendida, o equivalente a R$ 830 milhões, para sua emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações. Apesar da elevada demanda, a companhia limitou a captação ao valor de R$ 300 milhões, originalmente pretendido. As taxas de remuneração ficaram bem abaixo das máximas previstas. Os papéis da primeira série, com vencimento em cinco anos, fecharam em CDI mais 0,7% (a taxa máxima era 1,35%) e os papéis da segunda série, com vencimento em sete anos, em CDI mais 1% (a taxa máxima era 1,65%). De acordo com Daniel Pedreira Dorea, diretor Econômico-Financeiro e de Relações com Investidores da Santos Brasil, o sucesso da operação demonstra a confiança do mercado na empresa, na disciplina financeira do managemen t e na geração de valor da companhia.
Os recursos obtidos com a operação serão destinados aos investimentos da primeira fase de ampliação e modernização do Tecon Santos (maior terminal de contêineres da América do Sul), que começou em 2018 com a aquisição de equipamentos e terá continuidade neste ano com obras para a extensão do cais do terminal em 220 metros, desenvolvimento de sistemas de TI e outros serviços de cais. Ao final dessa etapa de investimentos, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no Tecon Santos e mais um navio no TEV (Terminal de Veículos).
O projeto completo de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão. Aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação e amplia em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés) para 2,4 milhões de TEU/ano. Possibilitará o atendimento de maneira eficiente da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12.500 TEU.
Sobre a Santos Brasil
A Santos Brasil é prestadora de serviços portuários e logísticos completos, do Porto à Porta. Listada no Novo Mercado da B3, é referência na operação de contêineres no Brasil. Foi criada há 20 anos para operar o Tecon Santos (SP), maior terminal da América do Sul, e já investiu R$ 4,8 bilhões, calculados a valor presente, em aquisições, expansões, novos equipamentos, tecnologia e recursos humanos. Antecipando-se ao crescimento do fluxo de comércio internacional, a Santos Brasil colaborou significativamente para aumentar a ca pacidade logística portuária do País.
Além do Tecon Santos, a companhia opera mais dois terminais de contêineres – Vila do Conde (PA) e Imbituba (SC), um terminal de carga geral (TCG Imbituba) e um terminal de veículos (TEV) no Porto de Santos. Conta também com uma operadora logística, a Santos Brasil Logística, que atua de forma integrada aos terminais viabilizando o atendimento ao cliente em todas as etapas da cadeia logística do porto até o transporte e distribuição.