Saiba como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

A maioria dos investidores de renda variável, principalmente de ações, contam com os dividendos, que são uma forma de lucrar com esse tipo de ativo.

Entretanto, muitos têm dúvidas de como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva, uma vez que essa informação não é muito divulgada.

Nos tópicos seguintes está explicado o que são e como funcionam os dividendos, além de onde e como acompanhá-los para ter uma melhor noção dos retornos de investimentos feitos em determinadas ações. Vale a pena seguir a leitura!

O que são dividendos e como eles funcionam 

Os famosos dividendos são um dos tipos de proventos que algumas empresas listadas na Bolsa de Valores (B3) distribuem para os seus acionistas.

Ou seja, se você comprar ações de determinada empresa que libera dividendos, será remunerado em algum momento.

A origem dos dividendos é um percentual do lucro total da empresa em determinado período, que é destinado aos investidores da organização.

Por outro lado, o percentual que é destinado aos acionistas, o valor de dividendo por ação e a frequência dos pagamentos podem variar muito.

Para se ter uma ideia, existem empresas que pagam dividendos todos os meses, enquanto outras pagam trimestral ou semestralmente, e assim por diante.

Além disso, o valor de cada dividendo pode ir de alguns centavos a até alguns reais, por exemplo.

Como acompanhar os seus dividendos 

Se você chegou aqui em busca de saber como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva, chegou ao lugar certo, como já deu para perceber.

Para facilitar o entendimento, montamos uma lista, que também serve como um passo a passo, que indica os pontos que devem ser analisados por quem quer se manter informado sobre o pagamento dos seus dividendos. Veja:

Com a posse dessas informações você já está apto a acompanhar os seus dividendos de forma eficiente.

O que são dividendos provisionados? 

Os dividendos provisionados são aqueles que já estão com o pagamento agendado, por assim dizer.

Dessa forma, é correto afirmar que esses dividendos nada mais são que aqueles que já passaram por todo o processo que descrevemos no tópico anterior e estão apenas “esperando” para serem entregues aos seus donos.

Onde acompanhar os seus dividendos

Agora, para finalizar o nosso tutorial de como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva, queremos apresentar algumas plataformas onde é possível acompanhar o pagamento desses proventos. Confira a seguir!

CEI

O Canal Eletrônico do Investidor (CEI), é uma plataforma criada pela Bolsa de Valores (B3) para auxiliar os investidores brasileiros.

Por meio desse canal oficial é possível acompanhar todos os investimentos feitos e os proventos a receber, incluindo dividendos provisionados.

Para acessar o CEI você precisa acessar o site oficial da plataforma e incluir algumas informações pessoais. A partir disso as informações referentes aos seus investimentos já aparecem automaticamente.

Corretora de valores

A maioria das corretoras de valores avisam aos seus clientes sobre o agendamento e recebimento de dividendos.

Contudo, grande parte delas não oferece relatórios tão específicos como os do CEI, por exemplo.

De qualquer forma, são também uma boa maneira de acompanhar essas informações.

Canais oficiais das empresas

Se você quer saber como acompanhar os seus dividendos de forma efetiva, uma das melhores dicas é acompanhar as empresas nas quais investe mais de perto.

A maioria delas costuma oferecer suporte aos seus acionistas liberando relatórios e comunicados sobre o pagamento de dividendos. Os canais mais utilizados são as redes sociais e os sites oficiais.

Outros conteúdos sobre investimentos e mercado financeiro

Por fim, queremos citar os conteúdos sobre investimentos, mercado financeiro e economia de forma geral como boas fontes de informações sobre o pagamento de dividendos.

Afinal, sites e blogs que tratam desses assuntos costumam noticiar quando as grandes empresas irão pagar os dividendos aos seus acionistas.

Portanto, fique atento a geradores de conteúdo sobre economia, como a revista Capital Econômico. Isso faz bem para os seus investimentos!

Leia mais:

Tesouro Selic ou IPCA: qual é a melhor escolha?

Quanto rende a poupança e como calcular

Qual a rentabilidade e como investir em Fundos Imobiliários?

Sair da versão mobile