A Receita Federal abriu nesta segunda-feira (22) a consulta ao lote residual de restituição do imposto de renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro de 2025. O pagamento será realizado no próximo dia 30 e contempla 263.255 contribuintes.
O valor total das restituições ultrapassa R$ 605,9 milhões. O lote reúne declarações entregues fora do prazo, mas já regularizadas, além de restituições residuais referentes a exercícios anteriores.
Do montante total, R$ 309,6 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade legal. Estão incluídos nesse grupo 5.310 idosos com mais de 80 anos, 34.796 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.087 pessoas com deficiência física, mental ou com moléstia grave, além de 11.344 contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério.
Outras 178.030 restituições serão pagas a contribuintes sem prioridade legal, mas que obtiveram preferência por utilizarem a declaração pré-preenchida e/ou optarem pelo recebimento via Pix. Também foram contemplados 29.688 contribuintes não prioritários.
A consulta à restituição pode ser feita no site da Receita Federal, na área “Meu Imposto de Renda”, opção “Consultar minha Restituição”. O contribuinte também pode acessar o extrato da declaração por meio do Portal e-CAC. Além disso, a Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que permite acompanhar a situação da declaração e do CPF.
O pagamento da restituição é efetuado diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio de chave Pix. Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, devido à desativação da conta, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nessas situações, o contribuinte pode solicitar o reagendamento do crédito pelo Portal BB ou por meio da central de atendimento telefônico. Para isso, é necessário informar o valor da restituição e o número do recibo da declaração. Após a solicitação, uma nova tentativa de pagamento será realizada.
Se o valor não for resgatado no prazo de um ano, o contribuinte deverá solicitar a restituição por meio do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, a opção “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Com informação agência Brasil.






















