Você já conhece a realidade virtual e sabe como funciona essa tecnologia que está cada vez mais mudando o mundo?
Com cada vez mais popularidade e mais pessoas interessadas em desbravar esse conceito, a realidade virtual existe de forma a ampliar o que já temos.
Seja por objetivo de lazer ou até mesmo para realizar treinamentos específicos ou tratamentos médicos, essa tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas.
Mas antes de cair de cabeça nesse tipo de conceito, é muito importante conhecer mais a respeito do tema.
Qual o conceito da realidade virtual
Uma grande curiosidade é que a primeira vez que o tema se utilizou foi no ano de 1938.
Isso mostra que há muitos anos as pessoas já têm essa vontade de viver em mundos paralelos e com a opção de viver a vida que quisessem.
Basicamente, o conceito de realidade virtual engloba o desejo de estar em outros locais e vivendo situações diversas das que a pessoa se encontra.
Com isso, a tecnologia pode facilitar esse desejo, construindo mundos inteiros que poderão ser desbravados pela pessoa interessada.
O que veio antes da realidade virtual?
Antes da realidade virtual se estabelecer como a conhecemos hoje, existia um conceito prévio chamado de realidade artificial, trazido em 1970, por Myron Krueger.
Nesse modelo de interação, havia uma combinação de sistemas computacionais com vídeo, criando assim uma realidade diversa.
Durante os anos os conceitos foram se aprimorando e, assim, criando novas formas de enxergar essa manifestação da tecnologia.
Óculos de realidade virtual: como eles funcionam?
Um dos itens que mais chamam atenção quando falamos a respeito de realidade virtual, é os óculos.
Por meio desse produto, é possível visualizar ambientes virtuais de forma integral, inclusive interagindo com essas áreas.
Um dos usos mais comuns dos óculos é justamente em jogos eletrônicos, o que acaba culminando em uma maior interação com a história.
A grande sacada dessa tecnologia é justamente lidar com o movimento. Enquanto que no cinema 3D, por exemplo, as imagens se limitam ao espaço da tela, com o uso desse item é possível literalmente se inserir numa área.
Apesar dessas vantagens e dos usos incríveis, a tecnologia ainda segue em desenvolvimento. Muitas pessoas ainda sentem enjoo e vertigens ao utilizar os óculos e isso ainda prejudica sua popularização, além do alto custo.
Os maiores usos dessa tecnologia
Como dissemos anteriormente, os jogos eletrônicos são atualmente o carro chefe da realidade virtual.
Entretanto, já podemos encontrar usos no comércio, relações entre empresas e clientes, e até mesmo para tratamentos médicos.
Por se tratar de uma simulação em ambiente controlado, é possível até mesmo lidar com fobias e certos tipos de transtornos.
Sendo assim, é inevitável que cada vez mais estejamos cercados pela realidade virtual e tudo o que ela nos propicia. Assim, ficar sempre bem informado a respeito do tema é o que podemos fazer para aproveitar ao máximo o que ele nos proporciona.
Veja também:
Campanha por adoção no Cristo Redentor dia 27/10