A Paper Pão, rede de microfranquias home based especializada em publicidade e propaganda em embalagens, foi criada em 2016 pelo empresário Daniel Costa, jornalista com passagem por diversas emissoras de Minas Gerais, que viu no negócio de sacos de pão, um excelente canal de comunicação e o potencial para uma franquia de sucesso.
Com 19 unidades espalhadas pelo país, a franquia promove marcas, produtos, serviços e campanhas educativas de forma efetiva e criativa, tendo como base a economia colaborativa, onde toda cadeia produtiva é beneficiada.
Para manter a rede em franco crescimento, o CEO da marca vê como ponto primordial, acompanhar os avanços das tecnologias em comunicação.
Desta forma, a Paper Pão decidiu investir na realidade aumentada e inova ao ser a primeira e, atualmente, a única marca do segmento a ter este recurso.
A nova tecnologia promete impactar o consumidor ao unir o anúncio físico com o digital, e assim, promover experiências de realidade aumentada nas embalagens mais populares no Brasil.
Trata-se de uma nova forma de olhar para o saquinho de pão, a partir da tela de um smartphone.
Daniel acredita que a criatividade, inovação e tecnologia irão agregar valor para uma mídia sustentável, com foco em ajudar especialmente as pequenas empresas a alcançarem um público maior e, desta forma, aumentar a suas vendas.
— Ainda sabemos pouco, mas sem dúvidas a tecnologia RA promete gerar mais interatividade com os anúncios, melhorar a experiência do consumidor, ampliar a distribuição de conteúdo, além de aumentar as taxas de conversão em vendas.
Com o advento do 5G no Brasil, acreditamos que muitas oportunidades estão por vir. Pensamos, inclusive, em aprimorar a tecnologia para o 3D, mais adiante — aponta o CEO da marca
Essa inovação vai gerar melhor experiência ao consumidor, maior interatividade, além de captação de leads para anunciantes, e ainda a possibilidade de “rastrear” onde e quando o anúncio com a RA foi visto.
A Realidade Aumentada é a versão aprimorada da realidade criada pelo uso da tecnologia para sobrepor informações digitais em uma imagem ou ambiente para ser visto através de um dispositivo, normalmente um smartphone.
No caso da Paper Pão, a experiência do cliente será da seguinte maneira: Mira-se a câmera do smartphone em um QR-Code que estará nas publicidades, será baixado um app, logo em seguida basta apontar para a imagem do anunciante e um conteúdo em vídeo será transmitido, dando a impressão de estar passando no próprio saco de pão.
Com foco na produção do bem-estar do consumidor final e do meio ambiente, as embalagens da Paper Pão podem aguentar até 5 kg, são coloridas com tintas e papel atóxicos, recicláveis e totalmente biodegradáveis, além de contar com a aprovação da Anvisa.
Outra característica positiva da marca é sua operação funcionar de forma bem simples: o franqueado lucra com a venda dos espaços publicitários, chamados módulos, sendo do tamanho aproximado a de um cartão de visitas. Cada saquinho pode conter até 36 anunciantes diferentes.
Os anúncios são veiculados por edição, também chamada tiragem, contendo a partir de 10 mil exemplares cada.
As padarias são parceiras no negócio, por isso, não pagam nada para ter os sacos de papel. Seu investimento inicial a partir de R$ 4.980,00, é um grande atrativo para quem quer começar um negócio.