Você já teve a sensação de que o telefone é capaz de ler sua mente? Cada vez mais, smartphones, tablets e computadores parecem mostrar exatamente o que queremos ver.
Um levantamento da NordVPN, empresa de segurança cibernética, mostra que 36% das pessoas acreditam que já foram vítimas de sonic snooping, como ficou conhecido esse processo.
Trata-se de quando aparece no smartphone do usuário um anúncio a respeito de um produto ou serviço logo após falar sobre ele ou assisti-lo na TV. O estudo foi realizado em 11 países.
O fenômeno foi relatado por mais de metade dos entrevistados nos Estados Unidos, por exemplo – 53% dos norte-americanos consultados acreditam que já passaram por isso, que muitos consideram como uma forma de espionagem.
Em vez de os dispositivos lerem sua mente, esses anúncios altamente personalizados do produto são observados por um tipo de monitoramento de dados chamado rastreamento ultrassônico.
Os aplicativos em seu smartphone podem ouvir o ruído de fundo, por exemplo – incluindo conversas – para coletar mais informações sobre você.
Além disso, a abundância de informações pessoais e de preferências que depositamos ao acessar a web ficam registradas, e funcionam quase como pegadas digitais.
“Essas informações que mostram o comportamento dos usuários são extremamente valiosas para as empresas, que buscam oferecer produtos e serviços personalizados e únicos. Posteriormente, as empresas compartilham esses dados com outros dispositivos”, explica Adrianus Warmenhoven, consultor de segurança cibernética da NordVPN.
Esse tipo de rastreamento tem gerado controvérsias devido à falta de transparência e à preocupação com a segurança dos dados dos consumidores.
Embora as pessoas se sintam desconfortáveis com isso, ou até mesmo assustadas, três em cada cinco admitem que não sabem como impedir que seus smartphones os ouçam – é o que mostra o estudo da NordVPN.
O monitoramento envolve o uso de dados de áudio, permitindo conexão com o microfone do dispositivo sem que saibamos.
Esse é um dos motivos pelos quais muitos aplicativos pedem permissão para acessar o microfone do smartphone, mesmo que não envolvam o uso de sua voz.
Como você pode reduzir o rastreamento entre dispositivos?
“Uma forma de reduzir a chance de seu smartphone ouvir tudo ao seu redor é restringir as permissões desnecessárias que você concedeu aos aplicativos em seu dispositivo”, diz Warmenhoven.
Muitas vezes, acabamos autorizando todas as solicitações dos apps, sendo que muitas delas são utilizadas exclusivamente para coleta de dados, e não para habilitar alguma funcionalidade.
Por exemplo, por que um aplicativo de edição de fotos precisaria acessar seu microfone? Se os aplicativos em seu telefone tiverem essas permissões não necessárias, você deve revogá-las.
A Apple agora exige que os aplicativos peçam sua permissão antes de rastrear você ou seu iPhone em sites ou aplicativos de outras empresas, e você pode desativar isso para todos os aplicativos.
Geralmente, isso pode ser feito nas configurações de privacidade do seu dispositivo.
Outra boa dica é utilizar um navegador privado. Se você quiser evitar o rastreamento, é melhor usar um navegador privado como Tor, ou ferramentas de busca como DuckDuckGo, em vez do modo de navegação anônima do Google Chrome.
Essas ferramentas não traçam seu perfil nem salvam nenhum de seus dados pessoais para compartilhar com profissionais de marketing.
Por fim, usar VPN é uma das melhores maneiras de se proteger contra o rastreamento. Trata-se de uma ferramenta que criptografa todas as informações sobre sua atividade na Internet.
O VPN também interrompe o rastreamento baseado em IP porque mascara seu endereço IP.
Sobre a NordVPN
A NordVPN é o provedor de serviços VPN mais avançado do planeta, usado por milhões de usuários de internet em todo o mundo. NordVPN fornece criptografia VPN dupla e Onion Over VPN, garantindo privacidade com rastreamento zero.
Um dos principais recursos do produto é a proteção contra ameaças, que bloqueia sites maliciosos, malware, rastreadores e anúncios.
O NordVPN é muito fácil de usar, oferece um dos melhores preços do mercado e possui mais de 5 mil servidores em 60 países em todo o mundo. Para mais informações: nordvpn.com.