As inscrições para o Prêmio ANA 2023: as Melhores Ideias para Cuidar das Águas e do Saneamento Básico no Brasil estão abertas até 22 de março e podem ser realizadas gratuitamente pelo hotsite premio.ana.gov.br.
Este ano, são duas categorias voltadas aos(às) profissionais de comunicação: uma para Mídia Audiovisual e outra para Mídia Impressa ou Sonora. Confira as informações das categorias:
- Comunicação – Mídia Audiovisual: Jornalistas e produtores de conteúdos de emissoras de TV e de canais audiovisuais veiculados via internet. Poderão inscrever nesta categoria programas, filmes e séries de reportagens relacionadas a qualquer tema que tenha pertinência com os objetivos do Prêmio ANA, com veiculação a partir de 15 de agosto de 2020 até o encerramento das inscrições desta edição da premiação.
- Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora: Jornalistas e produtores de conteúdos em texto ou em áudio, veiculados em plataformas analógicas ou digitais, como jornais, revistas, sites, rádios e canais de podcast. Os materiais devem se referir a qualquer tema relacionado aos objetivos do Prêmio ANA com veiculação comprovadamente realizada a partir de 15 de agosto de 2020 até o encerramento das inscrições desta edição da premiação.
Acesse o Regulamento e saiba mais.
Os vencedores ganharão o Troféu Prêmio ANA e poderão utilizar em seus materiais de divulgação o “Selo Prêmio ANA: Vencedor”. Os três finalistas de cada categoria terão o direito ao uso do “Selo Prêmio ANA: Finalista”, além de compor o Banco de Projetos do Prêmio ANA. Os projetos que não forem finalistas ou vencedores, mas que se destacaram por contribuir para os objetivos da premiação, também poderão compor o Banco de Projetos, a partir da avaliação da Comissão Organizadora.
Cronograma:
- Inscrições: até 22 de março de 2023;
- Divulgação dos finalistas: 19 de outubro de 2023; e
- Anúncio dos vencedores: previsto para novembro de 2023.
O Prêmio ANA
Em sua 8ª edição, o Prêmio ANA 2023 tem o objetivo de reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, e para soluções voltadas à melhoria e ampliação dos serviços públicos de saneamento básico, visando ao desenvolvimento sustentável do Brasil.
Criado há 16 anos pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, o Prêmio ANA é a mais tradicional premiação do setor de águas do Brasil e já contabilizou mais de 2,9 mil trabalhos inscritos e premiou 48 projetos, de todas as regiões do Brasil, que se destacaram pela sua contribuição ao desenvolvimento do País.
Nesta edição, a premiação conta com dez categorias: Governo; Empresas de Micro ou de Pequeno Porte; Empresas de Médio ou de Grande Porte; Organizações Civis; Educação – Ensino Fundamental, Médio e Educação não Formal; Educação – Ensino Superior e Pesquisa; Comunicação – Mídia Audiovisual; Comunicação – Mídia Impressa ou Sonora; Organismos de Bacias; e Entidades Reguladoras Infranacionais do Setor de Saneamento Básico.