De fato, a Poupança Integrada Caixa ainda é uma das mais procuradas.
Apesar da popularização dos investimentos nos últimos anos, certamente a poupança continua sendo de grande interesse para os brasileiros, mesmo com sua rentabilidade já não mais vantajosa.
Um dos motivos para isso sem dúvida é a familiaridade com esse produto que já circula há muitas gerações, desde sua criação por Dom Pedro II, em 1861, o qual também fundou a Caixa Econômica Federal.
O que é a Poupança Integrada Caixa?
A Poupança Integrada Caixa é uma caderneta de poupança vinculada a uma conta corrente. Na prática, isso significa que o correntista não precisa abrir outra conta para investir na poupança.
As aplicações, saques e demais movimentações relativas à poupança são feitas a partir da conta corrente original, com o mesmo cartão magnético. No caso, o número da conta e a agência são os mesmos, mudando somente a variação (número específico de cada conta).
Outros bancos, além da Caixa Econômica, oferecem esse tipo de poupança, que funciona como uma conta de investimento para correntistas da instituição.
Como funciona a Poupança Integrada Caixa?
Além do vínculo com a conta corrente, a Poupança Integrada tem outras características, como:
- para ativá-la, basta fazer a primeira aplicação;
- não há valor mínimo de aplicação;
- o saldo da conta corrente não é automaticamente aplicado na poupança;
- mesmo com a poupança integrada, o cliente pode abrir outra conta sem vínculo com a conta corrente.
Veja, a seguir, como fazer as movimentações de aplicação, resgate e saque.
1. Como transferir dinheiro para a Poupança Integrada Caixa
Você pode utilizar um ambiente físico, como agência Caixa e terminal de autoatendimento, ou virtual, como o internet banking (site) ou aplicativo Caixa. O dinheiro deve estar disponível na conta corrente e, após a operação, é emitido um comprovante. A operação utilizada para poupança integrada é a 131.
2. Como resgatar dinheiro da Poupança Integrada Caixa
Você pode utilizar um ambiente físico, como agência Caixa e terminal de autoatendimento, ou virtual, como o internet banking (site) ou aplicativo Caixa. O dinheiro volta a ficar disponível na conta corrente e, após a operação, é emitido um comprovante.
3. Como sacar dinheiro da Poupança Integrada Caixa
Vá até uma agência Caixa ou terminal de autoatendimento, faça o resgate para a conta corrente e, em seguida, saque seu dinheiro. Não é possível sacar diretamente da conta poupança.
Para consultar o saldo ou tirar um extrato da Poupança Integrada Caixa, basta acessar qualquer um dos canais que descrevemos acima.
Qual o rendimento da Poupança Integrada Caixa?
Todas as poupanças, em todos os bancos e de todos os tipos, certamente possuem a mesma rentabilidade.
Então, funciona assim:
- Se você aplicou dinheiro na poupança até 3 maio de 2012 – o rendimento é de 0,5% ao mês e 6% ao ano;
- Se você aplicou dinheiro na poupança a partir de 4 de maio de 2012 – o rendimento tem ligação com a taxa básica de juros do país (taxa Selic):
- quando a taxa Selic estiver acima de 8,5% ao ano, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + Taxa Referencial (TR);
- quando a taxa Selic estiver menor ou igual a 8,5% ao ano, então o rendimento da poupança será 70% da taxa Selic + TR.
A TR, porém, tem sido igual a zero nos últimos anos, o que decerto prejudica bastante a rentabilidade da poupança.
Outras modalidades da Poupança Integrada Caixa
Além da Poupança Integrada, a Caixa oferece mais duas modalidades de conta poupança que têm algumas características diferentes:
- Poupança Azul: a Poupança Azul é uma conta específica, que oferece um cartão próprio e pode ser movimentada em qualquer terminal ou por meios digitais, ou seja, não tem vínculo com a conta corrente;
- Caixa Fácil: a Poupança Caixa Fácil é uma conta simplificada, com limite de saldo e movimentações mensais de R$3.000. Além disso, pode receber benefícios como o Bolsa Família e possui cartão magnético para compras e outras operações. Para abrir uma poupança fácil, basta ir até uma lotérica ou correspondente Caixa Aqui.
Portanto, caso você queira uma conta independente, pode optar pela Poupança Azul, já que não é preciso abrir conta corrente para isso.
Isso é interessante, por exemplo, se quiser abrir uma conta poupança para menor de idade, como seus filhos, e fazer depósitos regulares.
Como entrar em contato com a Caixa?
Caso ainda precise de algum esclarecimento, você pode contatar o banco para fazer solicitações, reclamações ou sugestões, por exemplo. Estes são os números para contato:
- Atendimento Comercial
4004.0104 – Capitais e Regiões Metropolitanas
0800 104 0104 – Demais regiões
Serviços bancários como saldo, extrato via fax, solicitação e desbloqueio de talão de cheques, bloqueio do cartão de débito e serviços de manutenção de financiamento habitacional.
Para os serviços de Saldo em Conta, Acesso à Conta e Taxas de Câmbio em Espécie, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados.
Para os serviços de Operações em Bolsa de Valores, Tesouro Direto e Contratos de Habitação, os serviços estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 08h às 20h. A ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.
- Suporte Tecnológico
4004 0104- Capitais e regiões metropolitanas
0800 104 0104- Demais regiões
Suporte operacional e tecnológico a aplicativos, sistemas, site da CAIXA, caixa eletrônico, entre outros.
Para produtos disponíveis em horário integral como site da CAIXA, internet Banking, entre outros, o atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive feriados. A ligação pode ser realizada por telefone fixo ou celular.
- Deficiente Auditivo
0800 726 2492
Para esclarecer suas dúvidas sobre produtos e serviços, suporte tecnológico, informações, reclamações, sugestões e elogios. O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- SAC Caixa
0800 726 0101
Reclamações, sugestões, elogios, pedidos de cancelamento, informações sobre produtos e serviços da CAIXA.
O atendimento ocorre 24 horas por dia, 7 dias por semana e a ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.
- Ouvidoria Caixa
0800 725 7474
Reclamações não solucionadas.
O atendimento ocorre em dias úteis, das 09:00 às 18:00, além disso, a ligação pode ser realizada por telefone fixo e celular.