O Brasil foi o país com maior crescimento do turismo internacional em 2025 entre os principais destinos do mundo, segundo o Barômetro Mundial do Turismo (World Tourism Barometer), relatório da ONU Turismo divulgado nesta terça-feira (20). De janeiro a dezembro, o país registrou aumento de 37% nas chegadas de visitantes estrangeiros em comparação com 2024.
O desempenho brasileiro superou o de outros destinos que também apresentaram expansão relevante no período, como Egito (20%), Marrocos (14%) e Ilhas Seychelles (13%), consolidando o Brasil como destaque global no setor.
Para o ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, o resultado confirma a consolidação do país como protagonista no cenário internacional. “O Brasil tem atrativos como nenhum outro destino no mundo, e isso desperta o desejo do turista estrangeiro de conhecer nossas belezas, nossa cultura, nossa gastronomia e o nosso povo. O Brasil está pronto para receber ainda mais visitantes”, afirmou.
O relatório da ONU Turismo aponta que mais de 1,5 bilhão de pessoas viajaram internacionalmente em 2025, cerca de 60 milhões a mais do que em 2024. Nesse contexto, o Brasil também bateu recorde histórico ao receber 9,3 milhões de turistas estrangeiros no ano, superando a meta de 6,9 milhões prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027.
Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, os dados confirmam o sucesso da estratégia de reposicionamento da imagem do Brasil no exterior. “Hoje o turismo é um dos maiores motores de desenvolvimento e geração de empregos. Crescer quase dez vezes mais que a média mundial é resultado de um trabalho técnico focado em conectividade aérea, Sustentabilidade e na diversidade dos nossos destinos”, destacou.
Na avaliação de Heitor Kadri, diretor do Escritório Regional da ONU Turismo para as Américas no Brasil, o crescimento brasileiro se destaca inclusive no contexto regional. “Enquanto as Américas cresceram 1% e a América do Sul avançou 7% em 2025, o Brasil apresentou crescimento de 37% nas chegadas internacionais. Esse resultado reflete um posicionamento consistente, apoiado na ampliação de rotas, qualificação de produtos e alinhamento com políticas de turismo sustentável”, afirmou.
O desempenho recorde reforça o turismo como vetor estratégico de desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento da imagem do Brasil no exterior, além de sinalizar um cenário promissor para os próximos anos, em consonância com as diretrizes do Plano Nacional de Turismo.




















