Segunda maior economia do mundo, a China é um dos principais aliados comerciais do Brasil.
Dessa forma, muitas empresas dependem do país asiático para manter seus negócios em atividade e por esse motivo, necessitam realizar parcerias comerciais com o exterior.
Diante deste cenário, torna-se fundamental localizar fornecedores na China.
Pensando nisso, a Logcomex, startup que oferece soluções Big Data e de automação para o comércio exterior, reuniu oito dicas para auxiliar empresários nessa tarefa.
Confira a lista!
1. Participe de feiras e eventos, online e presenciais
Feiras e eventos custam caro e tomam muito tempo.
Dessa forma, muitas empresas não utilizam essa maneira para validar e conhecer novos fornecedores, mesmo elas sendo excelentes oportunidades para tal.
A empresa tem um contato cara a cara com o parceiro comercial, o que não é possível com visitas individuais. Além disso, são conhecidos mais lançamentos do mercado em primeira mão.
Por conta da pandemia de Covid-19, muitas feiras acabaram sendo adiadas, mas a tendência é que, com o avanço da vacinação, elas retornem pouco a pouco.
Algumas das feiras da China para ficar de olho são:
- CWIEME Xangai;
- CBD Fair;
- Infocom China;
- Cippe;
- CM China Maritime.
2. Visite sites especializados e busque nas redes sociais
Sites e redes sociais são aliados muito fortes na hora de avaliar a reputação do exportador chinês.
Quando falamos especialmente de portais, com certeza, o mais popular é o Alibaba. Além desses, podemos citar:
- TinyDeal;
- Gearbest;
- Light in the box;
- TBDress;
- Dealextreme.
3. Contrate empresas brasileiras com filiais na China
Até alguns anos atrás era difícil contratar empresas com atuação na China, mas atualmente inúmeras já abriram suas sedes em território chinês e estão lá para prestar o serviço de “ponte”, como as tradings.
Essa é uma grande facilidade para o importador.
4. Utilize ferramentas de Big Data
Usar dados a seu favor é algo essencial. Existem diversas ferramentas Big Data para o comércio exterior que organizam informações sobre importações feitas de diversos países, incluindo a China. Eles ajudam a entender a reputação da empresa.
5. Saiba muito bem o que você quer importar
Crie um documento contendo todas as especificações do produto procurado, como design, materiais e elementos químicos.
A partir disso, procure os fornecedores certos e entenda a confiabilidade deles.
6. Converse com o fornecedor e peça amostras
É importante, antes de fechar qualquer negócio, conversar com o fornecedor e tirar as principais dúvidas.
Além disso, fazer um “teste” é importante nesse momento, já que você precisa atestar a qualidade da mercadoria antes de fechar a compra.
7. Use técnicas de negociação com empresas chinesas
Cada país tem sua cultura e sua particularidade. Para saber negociar com empresas chinesas, existem algumas dicas que são bem importantes:
Chegue exatamente sabendo o que quer;
Pense no relacionamento a longo prazo;
Não estranhe a curiosidade.
8. Por fim, não dependa de um fornecedor único
A principal dica é: variar seus fornecedores. Encontrar dois ou t rês, pelo menos, é essencial para que, em caso de algum problema ou escassez. Além disso, você consegue negociar melhores preços.
A Logcomex
Fundada em 2016, pelos empreendedores Helmuth Hofstatter Filho e Carlos Souza, a Logcomex é uma startup que se propõe a organizar as informações do comércio global para transformar a maneira que as empresas fazem negócios.
Oferecendo produtos de automação e Big Data para todos os elos do comércio exterior, a Logcomex atua em duas frentes: inteligência comercial (informações do mercado) e automação de tarefas (com organização e centralização de informações do cliente).