Uma cerimônia de toque de campainha realizada na sede da B3, nesta quinta-feira (27/6), em São Paulo, simbolizou a abertura da oferta pública de distribuição secundária (“follow on”) de 241.340.371 ações ordinárias da Petrobras (PETR3) de titularidade da Caixa Econômica Federal. O preço por ação foi fixado em R$ 30,25, perfazendo o montante total de R$ 7,3 bilhões.
O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, destacou que a oferta tem sido bem recebida por parte do mercado. “Nós conversamos com muitos investidores e eles percebem que estamos com um grande plano para reduzir a alavancagem da companhia, diminuir nossos custos e nos tornarmos cada vez mais competitivos. Nossa gestão de portfólio permitirá que a Petrobras invista mais na exploração e produção de águas profundas no Brasil, onde somos o dono natural dos ativos”, afirmou.
As ações foram ofertadas simultaneamente no Brasil, nos termos da Instrução CVM nº 400/2003 e demais disposições legais aplicáveis, com esforços de colocação das Ações no exterior (“Oferta Brasileira”), e no exterior, sob a forma de ADSs, em oferta registrada na U.S. Securities and Exchange Commission (“SEC”) (“Oferta Internacional” e, em conjunto com a Oferta Brasileira, “Oferta Global”). A oferta se encerra nesta sexta-feira (28/6).
Do total da oferta, coordenada pelos bancos UBS, Morgan Stanley, BofA Merrill Lynch e XP Investimentos, foram destinadas 24% das ações prioritariamente a investidores pessoas físicas. Além do presidente da Petrobras, e do presidente do Conselho de Administração da companhia, Eduardo Bacellar Leal Ferreira, estiveram presentes ao evento os presidentes da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, e da B3, Gilson Finkelsztain.