A cantora, atriz, empresária e ativista Preta Gil faleceu neste sábado, 20 de julho de 2025, aos 50 anos, em Nova Iorque, Estados Unidos, em decorrência de complicações de um câncer colorretal, doença contra a qual lutava desde janeiro de 2023.
Filha do cantor e ex-ministro Gilberto Gil, Preta Maria Gadelha Gil Moreira nasceu no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974. Ao longo de mais de duas décadas de carreira, consolidou-se como uma das artistas mais autênticas da música popular brasileira, lançando álbuns de sucesso como Prêt-à-Porter (2003), Preta (2005) e Todas as Cores (2017).
Reconhecida por seu posicionamento firme em defesa das minorias, Preta também foi uma importante voz no combate ao racismo, à gordofobia, à homofobia e na luta pelos direitos das mulheres e da população LGBTQIA+. Sua atuação transcendeu os palcos, chegando à televisão, ao empreendedorismo e ao ativismo social.
Durante os últimos meses, Preta realizou tratamento experimental contra o câncer nos Estados Unidos, após recidiva da doença. Ela planejava retornar ao Brasil, mas complicações de saúde impediram sua viagem de volta.
Preta Gil deixa o filho Francisco Gil, a neta Sol de Maria, familiares, amigos e uma legião de fãs que acompanharam sua jornada artística e pessoal com admiração e carinho. O velório e as cerimônias de despedida ocorrerão no Rio de Janeiro, com informações a serem divulgadas em breve.