O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi internado nesta quarta-feira (15) no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após passar mal.
De acordo com a assessoria de imprensa do STF, o ministro foi encaminhado ao pronto-socorro e submetido a uma bateria de exames para investigar uma possível virose. Por precaução, Barroso permanecerá internado durante a noite em observação médica.
A internação ocorre no mesmo dia em que foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU), a aposentadoria do ministro, anunciada na semana passada. Com a publicação, Barroso deixará o cargo no próximo sábado (18).
Com a saída oficial, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o novo ministro para o Supremo Tribunal Federal. Não há prazo definido para a indicação do sucessor.
Barroso, de 67 anos, poderia permanecer na Corte até 2033, mas optou por uma aposentadoria antecipada, encerrando uma trajetória marcada por forte atuação institucional e debates relevantes sobre o futuro da democracia e da Constituição brasileira.