Um novo sistema de iluminação implantado pelo Ministério da Infraestrutura no Aeroporto de Fernando de Noronha (PE) vai garantir mais segurança operacional a pousos e decolagens noturnos no arquipélago.
São os chamados sistemas de luzes de aproximação simples, de obstáculos autônomos e LEDs, tecnologias de auxílio à navegação aérea.
Foram investidos R$ 5,1 milhões para a implantação dos equipamentos, que são ambientalmente sustentáveis, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC).
A princípio, o sistema atenderá emergências ou operações de salvamento na região, podendo se estender às demais operações aéreas, a depender de autorizações ambientais específicas no futuro.
Os equipamentos são autônomos, funcionam a partir de energia solar e sistemas de baterias de baixa manutenção e de longa vida útil.
A instalação do equipamento é resultado da execução de um Termo de Compromisso celebrado entre a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) do Ministério da Infraestrutura e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco.
A execução seguiu cuidadosamente em conformidade com o Licenciamento Ambiental, protegendo o parque marinho e santuário ecológico, importante destino turístico nacional e internacional.