• Recentes
  • Tendências
edit post
Marketing de utilidade

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

11/09/2022
edit post
Brasil deve liderar implementação do “Mapa do Caminho” para afastamento de combustíveis fósseis

Brasil deve liderar implementação do “Mapa do Caminho” para afastamento de combustíveis fósseis

27/11/2025
edit post
Brasil perde diariamente volume de água suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas

Brasil perde diariamente volume de água suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas

27/11/2025
edit post
Haddad denuncia uso de fundos em Delaware por facções para lavar dinheiro e importar armas dos EUA

Haddad denuncia uso de fundos em Delaware por facções para lavar dinheiro e importar armas dos EUA

27/11/2025
edit post
Governo defende manutenção de vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental

Governo defende manutenção de vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental

27/11/2025
edit post
Gestantes poderão receber vacina contra vírus sincicial respiratório a partir de dezembro

Gestantes poderão receber vacina contra vírus sincicial respiratório a partir de dezembro

27/11/2025
edit post
Anvisa e Instituto Butantan firmam termo de compromisso para avançar registro de vacina contra dengue

Anvisa e Instituto Butantan firmam termo de compromisso para avançar registro de vacina contra dengue

27/11/2025
edit post
Bolsa bate recorde e dólar recua em dia de otimismo no mercado financeiro

Bolsa bate recorde e dólar recua em dia de otimismo no mercado financeiro

27/11/2025
edit post
Estudo aponta viabilidade de tarifa zero no transporte público financiada por contribuição empresarial

Estudo aponta viabilidade de tarifa zero no transporte público financiada por contribuição empresarial

27/11/2025
edit post
Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

Instituições enfrentam desafios na recuperação de crédito em cenário de juros altos

27/11/2025
edit post
Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

Programa oferece bolsas integrais para cursos de idiomas destinados a pessoas negras

27/11/2025
edit post
Golpes se intensificam no comércio durante o Dia dos Pais

Black Friday exige atenção redobrada dos consumidores para evitar práticas abusivas e golpes

27/11/2025
edit post
Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

Construindo reputação e credibilidade: como fortalecer a imagem institucional da sua empresa na mídia

27/11/2025
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
quinta-feira, 27 novembro, 2025
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS
Sem resultados
Ver todos resultados
O Valor da Informação Certa, Na Hora Certa. Revista Capital Econômico!
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Notícias Empreendedorismo

Marketing de utilidade: o que é e como funciona essa estratégia

Sarah Souza por Sarah Souza
11/09/2022
em Empreendedorismo
Tempo de leitura: 3 minutos
0
A A
Marketing de utilidade

Saiba o que é e para que serve o marketing de utilidade

CompartilharCompartilhar

O mercado é cada vez mais disputado, exigindo o máximo de esforço das empresas em busca dos recursos do consumidor. Por conta disso, soluções novas ganham mais espaço dentro das equipes de marketing. Uma estratégia interessante é o marketing de utilidade, que busca inserir a marca de forma produtiva no cotidiano do usuário.

Talvez você goste de ver:

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

Afinal, os consumidores não se contentam mais apenas com anúncios e campanhas da publicidade tradicional. A exigência é maior e, por isso, as empresas precisam focar não só em divulgar suas marcas, mas também em ajudar o usuário.

O que é marketing de utilidade?

A experiência do consumidor precisa sempre ser levada em consideração quando o assunto é relacionamento entre marca e cliente. 

Apostar somente em anúncios ou no engajamento nas redes sociais não é mais o suficiente para fortalecer a relevância da sua empresa. Por isso, é preciso buscar soluções mais inovadoras e atraentes para o usuário.

Uma delas é o marketing de utilidade, que tem como principal objetivo oferecer alguma coisa útil para o dia a dia do consumidor. Além disso, busca se encaixar na rotina para se aproximar ainda mais de quem você quer conquistar. 

Certamente, ao gerar valor para os clientes, a tendência é de uma maior valorização por parte deles, garantindo retornos positivos para as marcas. Por isso, o surgimento desse conceito se dá em um momento propício para a valorização da experiência do consumidor com as marcas. 

Trata-se da era da transformação digital: o momento em que o usuário se empoderou, ganhando mais relevância e exigindo das marcas maior adequação a seus problemas e desejos. 

O consumidor não se satisfaz apenas com campanhas e ações de Marketing tradicionais. De fato, ele não quer mais ter a sua rotina interrompida para ser bombardeado por diversos anúncios de diferentes empresas. As marcas com as quais ele vai se relacionar melhor são justamente aquelas que entenderem esse novo posicionamento.

Ler  Ação com influenciadores em grandes eventos: como se preparar

Sendo assim, o marketing de utilidade chega para aproximar consumidor e marca de maneira mais sutil e natural. Essa estratégia não pensa apenas na divulgação dos produtos e/ou serviços da empresa, mas, sim, em como esses itens podem ajudar aquele usuário.

Ou seja, a ideia de anunciar por anunciar fica de lado. Isso porque é preciso pensar em formas de ajudar o seu consumidor a solucionar seus problemas e, de alguma forma, melhorar sua rotina.

Como essa estratégia funciona com os consumidores?

Um dos grandes objetivos de qualquer empresa atualmente é fortalecer o relacionamento com o consumidor. O marketing de utilidade trabalha exatamente nessa direção, porém, não é só isso que ele tem a oferecer.

Evita a rejeição do consumidor

Os consumidores estão com cada vez menos paciência para anúncios e campanhas. O uso de bloqueadores de anúncios, por exemplo, cresceu nos últimos anos. Portanto, essa estratégia é uma forma de divulgar a sua marca de maneira mais sutil, sem incomodar o consumidor, garantindo a melhor experiência possível.

Gera confiança entre marca e usuário

Fornecer informações ou um serviço útil ao consumidor acaba estabelecendo uma relação de confiança entre ambas as partes. O retorno não é rápido ou mensurável como uma conversão, mas ele agrega valor a longo prazo.

De fato, o marketing de utilidade visa fornecer experiências positivas para que o usuário sinta-se confortável sempre que pensar na sua empresa.

Fortalece a autoridade da marca

Estar presente no dia a dia do consumidor e, melhor, sem incomodá-lo é, sem dúvidas, um diferencial competitivo. 

Decerto, o marketing de utilidade oferece exatamente isso para as empresas. Ou seja: uma presença constante na rotina do usuário, muitas vezes até mesmo daqueles que não são clientes, mas que passam a avaliar essa possibilidade com mais carinho.

Diferentes tipos de aplicação do marketing de utilidade

O marketing de utilidade, além das inúmeras vantagens, tem diferentes possibilidades de aplicação. Ou seja, você pode encontrar o método que melhor se encaixa ao perfil da sua empresa e/ou da sua persona.

Ler  Ele começou vendendo lápis, hoje é um empreendedor que fatura milhões

Informação

Mais próximo do marketing de conteúdo, esse método tende a utilizar os canais para a divulgação dos seus produtos e/ou serviços. No entanto, também oferece informações valiosas para o usuário. Ou seja, realmente passar conteúdos úteis e relevantes para o cliente, com o conhecimento e experiência de sua marca.

Tempo

Alguns serviços podem ser mais valorizados por conta da sua agilidade, de forma que, quanto mais rápidos forem, mais úteis serão. Isso serve, por exemplo, para empresas que trabalham com entregas ou até mesmo lava-jatos. Enfim, oferecer alguma solução para agilizar o dia a dia do usuário e, assim, tornar a experiência mais agradável.

Utilidade

A aplicação principal, porém, é ao fornecer um serviço que seja útil e faça parte da rotina do consumidor. 

Ou seja, algum aplicativo, serviço ou solução que possa garantir uma experiência mais satisfatória e prazerosa ao consumidor. Pode ser desde o maior controle do seu desempenho em atividades físicas até testes online de como ficaria uma maquiagem na pele do usuário, por exemplo.

Leia também:

Quais são as ferramentas de marketing digital?

Marketing de conteúdo: 12 dicas de que vão melhorar seu posicionamento no Google

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...
Tags: marketing de utilidade
CompartilhamentosTweet
Sarah Souza

Sarah Souza

Licenciada em Letras Português e Inglês e pós-graduanda em Influência Digital. Atuou com aulas particulares de inglês e português para estrangeiros em escola de idiomas. Nos dias de hoje é redatora de conteúdo e revisora de textos.

Artigos recomendados

Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

por Kayene Simao
25/11/2025
edit post
Empreendedorismo feminino cresce, mas barreiras persistem; franchising se destaca como alternativa de estabilidade

Celebrado em 19 de novembro, o Dia do Empreendedorismo Feminino, instituído pela ONU, reforça o papel das mulheres no desenvolvimento econômico e chama atenção para os desafios que...

Leia maisDetails

Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

por Taysa Medeiros
11/11/2025
edit post
Maioria das empresas ainda não está pronta para reforma tributária, aponta levantamento

A menos de três meses da entrada em vigor das primeiras obrigações práticas da reforma tributária, 72% das empresas brasileiras de médio e grande porte ainda não estão...

Leia maisDetails

Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

por Kayene Simao
10/11/2025
edit post
Gestão contábil deficiente é principal causa de fechamento de empresas no Brasil

A mortalidade de empresas no Brasil continua sendo um dos maiores desafios para o empreendedorismo. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 48%...

Leia maisDetails

Microfranquias ganham espaço no Brasil, mas exigem planejamento e gestão eficiente

por Kayene Simao
26/10/2025
edit post
Microfranquias ganham espaço no Brasil, mas exigem planejamento e gestão eficiente

Com investimento inicial de até R$ 135 mil, as microfranquias têm atraído cada vez mais empreendedores interessados em abrir o próprio negócio com menor risco financeiro. Segundo dados...

Leia maisDetails

Mais da metade dos MEIs do CadÚnico começaram a empreender após inscrição no programa

por Kayene Simao
23/10/2025
edit post
Mais da metade dos MEIs do CadÚnico começaram a empreender após inscrição no programa

Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à...

Leia maisDetails
edit post
Brasil deve liderar implementação do “Mapa do Caminho” para afastamento de combustíveis fósseis

Brasil deve liderar implementação do “Mapa do Caminho” para afastamento de combustíveis fósseis

por Taysa Medeiros
27/11/2025

O Brasil deve ser o primeiro país a implementar o “Mapa do Caminho”, um roteiro para a redução do uso...

edit post
Brasil perde diariamente volume de água suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas

Brasil perde diariamente volume de água suficiente para abastecer 50 milhões de pessoas

por Taysa Medeiros
27/11/2025

O Brasil desperdiça diariamente o equivalente a 6.346 piscinas olímpicas de água tratada antes que ela chegue às torneiras, segundo...

Logo Revista Capital Econômico

Siga-nos em nossas redes sociais.

  • CANAIS DE ATENDIMENTO
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • MAPA DO SITE
edit post
Haddad denuncia uso de fundos em Delaware por facções para lavar dinheiro e importar armas dos EUA

Haddad denuncia uso de fundos em Delaware por facções para lavar dinheiro e importar armas dos EUA

por Taysa Medeiros
27/11/2025

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (27) que o crime organizado brasileiro está lavando dinheiro por meio...

edit post
Governo defende manutenção de vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental

Governo defende manutenção de vetos à Lei Geral do Licenciamento Ambiental

por Taysa Medeiros
27/11/2025

O governo federal divulgou nesta quarta-feira (26) uma nota à imprensa defendendo a manutenção dos vetos presidenciais à Lei Geral...

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos resultados
  • Início
  • Finanças
  • Business
  • Investimentos
  • Marketing
  • Colunas
    • Kelly Couto
    • Redação
    • Suellen Souza
    • Tábata Félin
    • Lucas Ayalla
  • Notícias
    • Economia
    • Empreendedorismo
    • Comércio
    • Agro
    • Gestão & Saúde
    • Tecnologia e Inovação
  • Oportunidades
  • Ferramentas
    • Simulador da Lotofácil
    • Cambio
  • Loterias
  • Ferramentas
    • Bitcoin BTC
    • Cripto
  • Mais
    • CE Channel
    • Contato
    • Imprensa
    • Mapa do site
    • Web Stories
    • Notificação DMCA
    • Acessibilidade
    • Conteúdo
    • Ética
    • Política de Privacidade
    • TERMOS

A Revista Capital Econômico® é sua fonte confiável de notícias sobre economia, investimentos e mercado financeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Diwins.© 2025 Diwins - Especialista em desenvolvimento web, SEO e marketing digital.

-
00:00
00:00

Fila

Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00
%d