O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu indicar o atual advogado-geral da União, Jorge Messias, para ocupar a vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi apurada pela CNN Brasil na tarde desta quinta-feira (20), e logo após, publicada em nota pelo Palácio do Planalto.
O presidente se reuniu com Messias em uma conversa fora da agenda oficial.
De acordo com jornalistas que acompanham o Planalto, Lula já havia sinalizado internamente sua preferência por Messias desde que a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso foi oficializada. Outras publicações, como Folha de S.Paulo e Valor Econômico, já vinham relatando que o nome do advogado-geral da União era visto como o mais sólido entre os cotados, especialmente pela sua atuação jurídica, perfil técnico e relação de confiança com o presidente.
A confirmação pública da indicação deve ocorrer ainda hoje, segundo interlocutores do governo. A expectativa é de que uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU) seja publicada até o fim do dia, formalizando o envio da mensagem ao Senado Federal, onde o processo seguirá para sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).






















