Durante evento em comemoração ao Dia dos Professores, realizado no Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram a emissão da Carteira Nacional do Docente e novos investimentos no programa “Mais Professores”.
Em seu discurso, o presidente defendeu a valorização do turismo interno e da cultura brasileira, criticando o que chamou de “frescura intelectual” de quem prioriza experiências culturais no exterior e ignora o patrimônio nacional.
“Tem nego que vai pra Europa conhecer museu, mas nunca visitou um museu nacional aqui. É frescura intelectual”, afirmou Lula, acrescentando:
“As pessoas precisam conhecer a Amazônia, o sertão, as caatingas, o bioma brasileiro. Os professores devem incentivar os alunos a conhecer o Brasil, a nossa terra, a nossa riqueza.”
Lula reforçou a importância de “inverter prioridades”, destacando que o turismo interno é também uma forma de educação e valorização da identidade nacional.
“Temos que fazer turismo pra conhecer as coisas desse país”, completou o presidente.
O evento marcou mais uma etapa do plano do governo voltado à valorização dos educadores e ao fortalecimento das Políticas públicas de ensino e cultura no Brasil.