No concorrido mercado do varejo de moda feminina, muitos executivos e empresários devem se questionar sobre os motivos de suas coleções não irem tão bem quanto gostariam.
Afinal, é um segmento onde há décadas receitas como a cor da estação ou o figurino que faz sucesso na TV deram certo durante muito tempo.
Mas grande parte das dificuldades de quem atua nessa área podem ser resolvidas com a leitura do livro “52 Ações de Vendas — Como bombar sua loja de roupas”, escrito pela dupla Gustavo Mota e Gustavo Malavota, respectivamente, CEO e sócio do Grupo Mola. São estratégias capazes de virar os negócios do avesso e alavancar as vendas.
Sobre o livro 52 Ações de Vendas
O livro traz um verdadeiro plano de marketing e de vendas, que já traça um planejamento de ações que podem ser postas em prática durante 52 semanas ou um período de um ano.
É um guia que evidentemente não precisa ser seguido à risca e deve ser adaptado à realidade de cada comércio, mas se for bem compreendido evita o marasmo nos pontos de venda com a implantação de novidades constantes, podendo variar ao gosto das freguesas.
É uma síntese de mais de 25 anos de experiência no empreendedorismo de Gustavo Mota, fundador do Grupo Mola e We Do Logos, e de Gustavo Malavota, especialista em vendas com mais de 100 mil vendedores treinados.
As dicas podem ser ainda mais valiosas se for levado em conta o fato de o setor não estar numa boa fase. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apesar do crescimento do varejo no país no primeiro semestre deste, o segmento de vestuário não teve um bom desempenho.
Nesse cenário, o comércio viu suas vendas crescerem 5,2%, impulsionado principalmente pelas atividades de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (15,1%), enquanto o ramo de tecidos, vestuário e calçados ficou praticamente estagnado (0,1%). O momento é, portanto, de rever estratégias.
A principal lição dessa obra é que na atualidade as marcas precisam criar conexões reais com as clientes, que buscam cada vez mais expressar com a roupa que vestem suas emoções, ideias e valores.
“A moda está como nunca associada a valores como sustentabilidade, criatividade, autenticidade e responsabilidade social. Para que esses temas sejam abordados, mais do que mudanças operacionais ou substituição de matérias-primas, os autores apostam na visibilidade através de campanhas específicas. Podem ser até parcerias com ONGs especializadas que estimule o engajamento”, explica Malavota.
Gustavo Malavota, sócio do Grupo Mola
Não que as campanhas tradicionais, ligadas a datas comemorativas, estejam superadas. Pelo contrário. Continuam sendo ações obrigatórias do varejo, mas podem ser realizadas com mais criatividade para se diferencia. Um exemplo são os kits de combinação mais românticos que podem ser montados para o Dia dos Namorados. Também não podem faltar mimos para as clientes no Natal, época em que elas gastam mais para presentear os outros e ficam felizes com agrados.
Mas para ter uma loja movimentada a programação precisa ser intensa, inclusive de estratégias de fidelização. Se uma cliente for bem atendida, nada melhor do que seu retorno e para isso o varejista não pode ficar esperando.
“Programas de fidelidades, ações específicas para clientes VIPs, sorteios são exemplos de táticas que garantem o retorno do público aos estabelecimentos e trazem o aumento no faturamento que todos esperam”, completa Mota.
Gustavo Mota
O livro, organizado de forma prática, é resultado de uma vasta experiência dos empreendedores e consultores. A dupla tem no portfólio clientes de peso, como a Farm, Oh Boy, Agilitá, Sacada e M.Officer, entre muitas. É principalmente um guia para um planejamento correto em que o preparo da equipe é uma etapa fundamental. A obra contém insights incríveis e técnicas inovadores, capazes de virar os negócios do avesso para atingir uma espiral de vendas.
“A moda, sendo uma forma de arte e comunicação, permite que as pessoas expressem suas identidades, culturas e emoções. Este mercado, portanto, não se trata apenas de vender roupas, mas de oferecer experiências e criar conexões emocionais com os clientes”, resumem os autores.
A obra pode ser adquirida, por R$47,00 no Amazon ou pelo site: www.grupomola.com.br