Letra de Câmbio: o que é e como investir

(Fonte: reprodução/Pexels)

(Fonte: reprodução/Pexels)

Muitos investidores conservadores que chegam à internet para pesquisar sobre produtos financeiros que se encaixem no seu perfil, se deparam com recomendações sobre a chamada Letra de Câmbio (LC).

Mas, o que é esse ativo e quais são as vantagens e desvantagens de investir nele? Nos tópicos listados a seguir você encontra explicações a respeito disso.

O que é Letra de Câmbio? 

A Letra de Câmbio é um ativo de renda fixa bastante semelhante ao CDB (Certificado de Depósito Bancário). 

Contudo, enquanto os CDBs são emitidos por bancos, as LCs são emitidas por sociedades de crédito e/ou de financiamento, as chamadas financeiras.

Por esse motivo, as Letras de Câmbio rendem um pouco mais que os CDBs. Afinal, os bancos são mais confiáveis que as financeiras, por assim dizer, apesar de a diferença ser mínima.

No mais, as LCs funcionam da exata mesma forma que todos os outros produtos de renda fixa. Ou seja, o investidor compra um ou mais desses ativos, o que na prática configura um empréstimo à financeira em questão.

A partir daí, o indivíduo pode permanecer com a Letra “comprada” por determinado período e depois fazer o resgate do dinheiro investido acrescido de juros.

Em geral, esses juros são determinados por um percentual atrelado a algum indicador macroeconômico, como o CDI e o IPCA, por exemplo.

Tipos de Letra de Câmbio 

Na prática, só existe um tipo de Letra de Câmbio. Porém, existem três tipos de remuneração que incidem sobre o produto. São elas:

Vale ressaltar que as remunerações que podem mudar são assim porque estão atreladas a indicadores que podem se modificar com o tempo, a exemplo do IPCA. Enquanto isso, os rendimentos fixos estão atrelados a indicadores igualmente estáticos.

Vantagens e desvantagens da Letra de Câmbio 

Como você já deve imaginar, a Letra de Câmbio, assim como qualquer outro investimento, possui vantagens e desvantagens. Saiba quais nos tópicos a seguir!

Vantagens

Desvantagens

Como investir na Letra de Câmbio? 

Para investir em uma Letra de Câmbio você precisa ter conta aberta em alguma corretora de valores confiável que ofereça LCs.

Assim, basta abrir a plataforma de investimentos e pesquisar por uma opção de LC interessante para fazer o investimento.

Cada corretora possui seu próprio passo a passo de investimento, disponibilizando tutoriais internos muito fáceis de aprender.

No entanto, vale lembrar que antes de colocar o dinheiro em uma LC você deve pesquisar bem e conferir se aquele produto financeiro atende bem as suas expectativas.

Qual o valor mínimo para investir em Letra de Câmbio?

Geralmente os valores mínimos de investimento em Letras de Câmbio giram em torno de R$ 10 mil, o que é considerado alto por muitos investidores.

Além disso, a maioria das opções não permite a liquidação antes do prazo estabelecido. Ou seja, ao concluir o investimento você deverá esperar que ele vença para que possa sacar o valor investido junto com o rendimento.

Existem algumas formas secundárias de ter o dinheiro de volta, mas todas elas podem impactar os rendimentos do investimento.

Leia mais:

9 dicas para aumentar as suas vendas no final do ano

Criptomoeda Ankr: conheça sua história e veja se vale a pena investir

Os desafios da economia brasileira para se tornar ainda mais digitalizada

Sair da versão mobile