A Polícia Federal prendeu, nesta terça-feira (18), Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando ele tentava deixar o país. Ele foi detido e está atualmente na Superintendência da PF em São Paulo.
A prisão de Vorcaro é parte da Operação Compliance Zero, deflagrada pela PF com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsificados por instituições financeiras integrantes do Sistema Financeiro Nacional.
Ao todo, a operação cumpriu cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão em diversas localidades, incluindo Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Investigações
De acordo com a Polícia Federal, as investigações tiveram início em 2024, após o Ministério Público Federal solicitar a apuração de indícios de que uma instituição financeira estaria fabricando carteiras de crédito falsas. Esses títulos teriam sido vendidos para outro banco e, após fiscalização do Banco Central, foram substituídos por outros ativos sem a devida avaliação técnica.
A prisão de Vorcaro ocorre um dia após o anúncio da Fictor Holding Financeira, que informou a compra do Banco Master.
Operação Compliance Zero
A Operação Compliance Zero visa desarticular esquemas de fraudes financeiras que envolvem a emissão de títulos de crédito falsos, com risco de comprometer a integridade do Sistema Financeiro Nacional. A PF investiga, ainda, a possível participação de outros envolvidos na prática criminosa, cuja atuação teria gerado danos financeiros significativos.
Com informação//Agência Brasil.
















