Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 2026 – O Rio Open apresentado pela Claro teve nesta quarta-feira a classificação dos brasileiros João Fonseca e Marcelo Melo para as semifinais da chave de duplas. A dupla derrotou os cabeças de chave número 2, os argentinos Maximo Gonzalez e Andrés Molteni, campeões do torneio em 2023.
Fonseca e Melo venceram por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/0, em 1h09 de partida. Os brasileiros não cederam nenhuma chance de quebra ao longo do confronto, conseguiram uma quebra decisiva no fim do primeiro set e dominaram completamente a segunda parcial.
“Foi um belíssimo jogo. Depois de uma primeira rodada muito boa, conseguimos fazer umas quartas de final melhor ainda. Espero que até o final da semana a gente consiga ir atrás desse caneco”, afirmou Fonseca.
Em busca do segundo título consecutivo no torneio, desta vez ao lado do jovem carioca, Marcelo Melo alcançou sua sexta semifinal no Rio Open e tenta chegar à quarta decisão. Ex-número 1 do mundo, Melo soma 40 títulos e 78 finais na carreira e chegou à vitória de número 666 no circuito ao triunfar nesta quarta-feira.
“Tênis é a nossa profissão, mas eu acho que a gente tem que se divertir dentro de quadra. Enquanto eu estiver me divertindo, jogando em alto nível, eu vou continuar”, disse Melo.
Guto e Heide surpreendem favoritos
Os possíveis adversários de Fonseca e Melo nas semifinais são os brasileiros Luis Miguel, o Guto, e Gustavo Heide. A dupla entrou como lucky loser e superou na estreia os favoritos Evan King e John Peers.
Os brasileiros aplicaram um 6/0 no primeiro set e fecharam o jogo em 7/6(8) na segunda parcial, após salvarem três set points, em 1h25.
“Ontem eu não consegui dormir direito, fui dormir às 4h da manhã pensando no jogo ainda. Mas hoje entramos bem ligados, com um plano de jogo muito certo”, afirmou Guto.
Heide destacou o entrosamento da dupla: “É a primeira vez que a gente está jogando junto. Muito feliz com o resultado, agora é seguir firme nas próximas rodadas”.
Fonseca abre a Sessão Noite
No simples, João Fonseca volta à Quadra Central Guga Kuerten nesta quinta-feira para enfrentar o peruano Ignacio Buse em busca de uma vaga nas quartas de final. Em caso de vitória, o brasileiro iguala seu melhor resultado no torneio.
O último jogo da noite será entre o italiano Matteo Berrettini e o sérvio Dusan Lajovic. Quem avançar encara o vencedor do duelo entre Fonseca e Buse.
A programação também conta com partidas de Tomas Martin Etcheverry contra Vilius Gaubas, além de jogos envolvendo Felipe Meligeni Alves e Marcelo Zormann nas duplas.
Os horários e quadras podem sofrer alterações conforme a organização do torneio.





















