A influenciadora digital Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como Esquerdogata e seguida por mais de 800 mil pessoas no Instagram, foi detida na madrugada de sábado (25) após desacatar policiais militares durante uma abordagem em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo.
De acordo com o boletim da Polícia Militar, Aline apresentava sinais de embriaguez e, durante a ação, proferiu ofensas aos agentes, ironizando o salário e a condição social dos policiais. Testemunhas afirmam que ela declarou frases como: “Vocês ganham R$ 3 mil”, “Minha sandália vale o carro de vocês” e “Você sabe quem eu sou?”. Ainda segundo o registro, a influenciadora afirmou que o episódio poderia impulsionar sua projeção política, dizendo que sua prisão “a tornaria deputada federal”.
Após ser conduzida à viatura, Aline teria tentado quebrar o vidro traseiro utilizando as algemas que estava usando. A defesa da influenciadora nega que tenha havido qualquer conotação racial nas falas atribuídas a ela.
Aline Bardy se identifica publicamente como comunicadora, professora e militante política de esquerda, produzindo conteúdos relacionados a direitos humanos, sociedade e crítica cultural. Em setembro, já havia chamado atenção ao publicar um vídeo em frente à residência do ex-presidente Jair Bolsonaro, no qual fez declarações irônicas e pediu “anistia” antes de finalizar com a frase: “Deus te elimine”.
O caso segue em análise pelas autoridades competentes.






















