Produtos de qualidade e preços competitivos são formas eficientes de conquistar clientes e aumentar a conversão de vendas. No entanto, nem sempre são suficientes para uma marca se destacar em meio à concorrência. Nesse sentido, vale a pena entender o que são as hard skills e soft skills.
Os dois conceitos se referem a conjuntos de habilidades que os profissionais devem ter para desempenhar as suas funções com sucesso. E entender quais são elas, como funcionam e quais as diferenças entre ambos é essencial para a gestão do seu negócio.
O que são hard skills e como funcionam
O gestor de pessoas, mais do que simplesmente contratar novos colaboradores deve saber como escolher os profissionais certos para atuar na empresa. Nesse contexto, é importante conhecer os conceitos de hard skills e soft skills.
Ambos se referem às habilidades, sendo essa a tradução para o termo skills, sendo que no cenário empresarial relacionam-se às habilidades profissionais. De fato, a expressão hard skills indica as aptidões mais fáceis de identificar em um candidato para uma vaga.
Em inglês, a palavra hard significa difícil. Desse modo, esse tipo de capacidade se refere ao conhecimento obtido por meio de um curso, treinamento ou outra forma de aprendizado que exigiu esforço. Portanto, as hard skills são comprovadas com diplomas, certificações ou testes de proficiência e avaliações.
Além disso, essas habilidades consistem nas aptidões técnicas de um profissional. Para entender melhor o conceito, é possível dar como exemplos um curso de graduação, mestrado ou doutorado, bem como cursos técnicos e de idiomas.
Embora sejam mais difíceis de obter, porque exigiram estudo e dedicação do profissional, por outro lado, são mais fáceis de comprovar. Afinal, para tanto, basta apresentar um diploma, apesar que para se manter na função é preciso mostrar que realmente tem o conhecimento esperado.
De todo o modo, verificar as hard skills necessárias para um cargo costuma ser o primeiro passo do processo de seleção. Sem elas, o profissional não tem capacidade de atuar na empresa.
O que são soft skills e as suas funcionalidades
Entender a importância e as diferenças entre as hard skills e soft skills é essencial para a escolha dos profissionais que compõem o seu time. Afinal, por mais que seja necessário avaliar o currículo de um candidato e verificar a sua formação, isso não é suficiente.
Desse modo, os diplomas e outras formas de comprovar o conhecimento técnico mostram o que o profissional sabe fazer. Ou seja, em que área pode atuar ou quais tarefas pode realizar. Porém, não diz como ele executa as tarefas e como se comporta no local de trabalho.
É por isso que avaliar as soft skills é uma etapa fundamental ao contratar novos talentos para o quadro de funcionários. Assim, as habilidades interpessoais, que se trata da tradução para o português desse termo em inglês, também são importantes.
Embora não haja diplomas nem outras formas de comprovação física que um profissional possui as soft skills, é preciso descobrir se o candidato as possui. Afinal, elas indicam como o colaborador se comporta ao desempenhar as suas funções.
Hoje em dia, cada vez mais, as empresas se preocupam em contar com profissionais munidos de soft skills para compor o seu quadro. Não que elas sejam mais ou menos importantes que as hard skills, afinal, pode-se dizer que as duas apresentam a mesma relevância.
Então, o candidato ideal é aquele que consegue equilibrar na medida certa ambos os tipos de aptidões. Para entender melhor, alguns exemplos de habilidades interpessoais são: proatividade, comunicação interpessoal, senso de liderança e resolução de conflitos.
Além disso, capacidade analítica, de persuasão e de trabalhar sob pressão são outras aptidões procuradas por gestores de equipes. Assim como empatia, ética, equilíbrio emocional, resiliência e outros atributos que podem fazer toda a diferença para o crescimento empresarial.
Quais as diferenças entre elas?
Decerto, a principal diferença está na maneira como cada grupo de aptidões é identificado pela empresa.
No caso das hard skills, ela se dá por meio de diplomas, certificações e outros mecanismos de comprovação. Enquanto isso, as soft skills exigem o uso de algumas metodologias, como as dinâmicas de grupo durante o processo seletivo.
Da mesma forma, o momento da entrevista é crucial para descobrir o perfil comportamental do candidato. Outra diferença entre as hard skills e soft skills é que as segundas podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho.
Assim, a não ser que haja um programa de aprendizado na empresa, é mais difícil do colaborador aperfeiçoar as suas hard skills. Isso porque elas exigem conhecimentos técnicos que são obtidos por meio de cursos específicos.
Já as habilidades interpessoais encontram no local de trabalho o ambiente certo para se desenvolverem. Claro que nem todos os profissionais possuem o mesmo potencial para todas as soft skills. Então, cabe ao gestor escolher o candidato que mostra já possuir as aptidões necessárias.
Ou mesmo que têm potencial para tanto. Nesse sentido, durante uma entrevista de emprego, por exemplo, o responsável pela seleção precisa fazer perguntas assertivas, de modo que a resposta ajude no processo.
Outro ponto importante é que, de acordo com o nicho de mercado da empresa e do cargo do colaborador, as soft skills podem ser até mais relevantes. Dito isso, o primeiro passo é identificar as necessidades do perfil da sua equipe para então escolher as hard skills e soft skills fundamentais.