O Grupo L’Oréal no Brasil em parceria com a Teleperfomance, empresa líder mundial na gestão de relacionamento com o consumidor, recebeu o prêmio da 4ª edição do GEEIS SDG Trophy em Paris. Com objetivo de trazer inclusão, mais visibilidade e benefícios à comunidade trans no Brasil, o projeto Transforma promove a igualdade de gênero dentro do mercado de trabalho.
O Troféu GEEIS-SDG foi criado pela Arborus, uma Organização Internacional Sem Fins Lucrativos que promove o selo internacional de igualdade de gênero GEEIS. O novo prêmio demonstra a ligação inseparável entre o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 5, a igualdade de gênero, o compromisso com o planeta e a paz no mundo, tal como é capturado pelos outros ODS. Este troféu é atribuído às empresas certificadas pelo GEEIS e signatárias das convenções internacionais do Pacto Global da ONU e dos Princípios de Empoderamento das Mulheres. O Projeto Transforma está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 5 (Igualdade de Gênero), 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e 10 (Redução das Desigualdades) do Pacto Global da ONU.
De acordo com Juan Campos, Diretor de Compras do Grupo L’Oréal no Brasil, a empresa promove a equidade de gênero seus colaboradores, mas o objetivo é que isso seja refletido também entre seus fornecedores e parceiros. “O Projeto Transforma reforça o compromisso da L’Oréal de criar a beleza que move o mundo de maneira diversa e inclusiva, de dentro para fora e de fora para dentro.” Livia Hadad, Gerente de Compras do Grupo L’Oréal para a América Latina e idealizadora do projeto, também ressalta a importância da iniciativa: Esse é um projeto pioneiro do Grupo no mundo. Ficamos muito feliz com o reconhecimento”, destaca.
A iniciativa liderada pela equipe, integrou a fornecedora Teleperformance na fase de concepção do Projeto Transforma, visto que ela já possui uma parceria com a ONG TRANSEMPREGOS, que apoia pessoas trans dentro do mercado de trabalho. A proposta do projeto é oferecer empregabilidade digna e sustentável à essa comunidade. Segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra, 2022), estima-se que apenas 4% da população de mulheres trans e travestis brasileiras possuem emprego formal.
“Queremos mudar esse cenário e aumentar a quantidade de pessoas trans em empregos formais no mercado de trabalho. É o nosso compromisso. De acordo com o Censo da L’Oréal, hoje 1,6% da nossa comunidade interna se autodeclaram enquanto pessoas trans, mas queremos que esse número cresça gradualmente e para isso temos trabalhado com o Projeto Transforma além de outras ações no paralelo”, afirma Márcia Silveira, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal No Brasil.
TRANSformando Vidas – projeto apoiado pelo Grupo L’Oréal no Brasil
A jornada da transição de gênero é um processo que traz desafios únicos, incluindo questões relacionadas à saúde da pele. Cerca de três milhões da população brasileira se identificam enquanto pessoas trans. Por conta da hormonização – tratamento hormonal de reafirmação de identidade de gênero – as pessoas trans apresentam algumas demandas dermatológicas que podem exigir cuidados específicos para manter a saúde e autoestima.
Com o intuito de dar uma verdadeira atenção ao tema, a La Roche-Posay, marca mais recomendada por dermatologistas no mundo, realiza o projeto “TRANSformando Vidas”, realizado no Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay, também conhecido como Santa Casa de Misericórdia, no Rio de Janeiro, e com o dermatologista Dr. Felipe Aguinaga, especializado na área.
O projeto tem o objetivo de ajudar e cuidar da pele de pacientes trans que sofrem com reações causadas pela hormonização, já que, durante este processo, a pele a apresenta algumas condições dermatológicas como: acne e sensibilização. No ambulatório de Dermatologia e Diversidade de Gênero da Santa Casa, os pacientes trans têm acesso ao atendimento dermatológico gratuito e a produtos da marca para o tratamento da pele durante a transição.
Meu Nome de Verdade – projeto liderado pelo Grupo L’Oréal no Brasil
“Meu Nome de Verdade” é um projeto que visa apoiar pessoas trans no processo de retificação do seu nome e gênero nos documentos oficiais de identificação civil, a começar pela certidão de nascimento, subsidiando os custos de todo o processo.
O Grupo L’Oréal no Brasil atua em colaboração com a Unidade da Justiça Itinerante na Fundação Oswaldo Cruz, uma instituição pública para a realização do projeto. É oferecido financiamento de transporte, alimentação, garantia de dias de folga ou abono de horas, em coordenação com a área de Recursos Humanos e gestão direta, para visitas a cartórios e instituições públicas, e reembolso de despesas com documentos relevantes.
Dada a natureza burocrática e de alto custo da retificação de documentos para a maioria da população trans, e sendo 1,6% da população do Grupo L’Oréal no Brasil é constituída por pessoas trans como colaboradoras, dar apoio a este processo garante um maior bem-estar e segurança psicológica no local de trabalho. Especialmente tendo em conta que o nome de uma pessoa é o seu ponto de contato inicial.