O governo federal destinou R$ 12 milhões à Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). O repasse garante R$ 1 milhão para cada uma das 12 escolas do Grupo Especial, com pagamento previsto ainda para esta segunda-feira (19).
A assinatura do termo de cooperação foi realizada na Cidade do Samba, no Rio de Janeiro, com a participação de representantes da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), do Ministério da Cultura e da própria Liesa.
Durante a cerimônia, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o papel das escolas de samba como importantes agentes da diplomacia cultural brasileira. Segundo ele, cidadãos de mais de 160 países participam do carnaval carioca todos os anos.
“É a maior imagem que o Brasil tem no mundo. O carnaval gera trabalho, emprego e alegria. É a maior festa popular do planeta. A nossa maior imagem está na cultura”, afirmou Freixo.
O presidente da Liesa, Gabriel David, ressaltou que o aporte financeiro chega em um momento decisivo para as agremiações, que intensificam os trabalhos nos barracões. “Hoje estamos com todos os barracões a mil por hora. Milhares de pessoas estão atuando na Cidade do Samba para entregar mais um grande espetáculo, não só para o nosso país, mas para mostrar ao mundo o que o Brasil tem de melhor”, disse.
A cerimônia contou ainda com a presença da ministra das Mulheres, Márcia Lopes, que defendeu a ampliação da parceria entre o governo federal e as escolas de samba para além do período carnavalesco. “Não queremos atuar com as escolas apenas no carnaval, com campanhas de enfrentamento à violência contra a mulher. Queremos participar de ações de conscientização com a Liesa ao longo de todo o ano”, afirmou.
O apoio financeiro reforça o papel do carnaval como vetor cultural, econômico e turístico, além de consolidar as escolas de samba como protagonistas na promoção da imagem do Brasil no cenário internacional.
Com informação agência Brasil.





















