Os gastos realizados com cartões de crédito subiram 11% em novembro em relação a outubro deste ano, aponta levantamento da Credicard com base nos dados de consumo dos cartões da marca.
O faturamento total no mês também foi maior do que o registrado em novembro de 2020 — um aumento de 16% no total gasto que foi acompanhado de perto pelo número de transações, que cresceu 11%.
Entre as categorias, supermercados, padarias e docerias lideram o valor total consumido, representando 12% do total transacionado no último mês.
Em segundo lugar estão as lojas de departamentos, que alcançam 10% do montante geral, seguidas pelas compras na categoria automóveis e veículos, que representou 7,3% do valor total dispendido em novembro (e engloba concessionárias, revendedores de carros, caminhões e motos, lojas de peças e acessórios e postos de combustíveis, entre outros).
Os dados apontam uma influência da Black Friday no aumento dos gastos nos cartões em novembro, puxados por categorias normalmente procuradas pelos consumidores no período de descontos.
Entre os setores que tiveram maior crescimento em relação a outubro estão:
Lojas de departamentos — aumento de 55,3%
Cosméticos — aumento de 35,4%
Aparelhos eletrônicos — aumento de 29,6%
Móveis e artigos de decoração – aumento de 27,8%
Artigos esportivos — aumento de 22,5%
As compras realizadas no estado de São Paulo puxam a alta em parte das categorias:
Lojas de departamentos — aumento de 57% (e 18% maior que novembro de 2020)
Cosméticos — aumento de 40% (e 51% maior que novembro de 2020)
Aparelhos eletrônicos — aumento de 34% em relação a outubro (e 7,2% maior que novembro de 2020)
Já o Rio de Janeiro, que ocupa o segundo lugar entre os estados no volume gasto em cartões, o maior aumento nas compras entre outubro e novembro deste ano ocorreu nos seguintes setores:
Lojas de departamentos — aumento de 75,5% (e 20,5% maior que novembro de 2020)
Acessórios para casa — aumento de 45% (e 33% maior que novembro de 2020)
Móveis e artigos de decoração — aumento de 33%
Lazer em alta
Os setores que mais tiveram aumento mostram uma busca dos brasileiros por mais lazer e cuidados pessoais.
O total consumido em estabelecimentos da categoria diversão e entretenimento teve um salto de 115% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado — e um crescimento de 19% na comparação com outubro de 2021.
O faturamento total já supera o registrado em janeiro de 2020, antes do início da pandemia.
A categoria inclui diversos setores relacionados à cultura e lazer, como teatros, atrações turísticas, museus, clubes, parques de diversões, estúdios e escolas de dança, entre outros semelhantes.
A rotina fora de casa também tem um impacto nos gastos com cosméticos, cresceram 35% em novembro em relação a outubro.
As compras realizadas pelos consumidores de São Paulo puxam a alta — no estado, o consumo na categoria cresceu 40% entre os dois meses.
O movimento também é acompanhado de uma alta nos gastos com salões de beleza, spa e massagem — que tiveram um crescimento de 84% desde janeiro deste ano — e de 7% no último mês.
Mais gastos em games online
Outra categoria de destaque são os jogos online — que incluem a compra de games eletrônicos e de itens dentro dos marketplaces das desenvolvedoras.
Os gastos no setor tiveram um salto nos últimos 12 meses, aumentando 132% em novembro deste ano na comparação com o mesmo mês de 2020.
O movimento de alta tem sido constante nos últimos meses, com um incremento de 24% em novembro em relação ao mês anterior.