O franchising é um dos modelos de negócio mais prósperos já inventados, responsável pela expansão de marcas como McDonald’s, Cacau Show e Burguer King, por exemplo.
Com o sucesso dessas empresas gigantes, muitos empreendedores voltaram os olhos para as oportunidades existentes nesse mercado.
Nos tópicos a seguir você encontra diversas informações sobre o funcionamento do franchising e os principais formatos de aplicação. Vale a pena conferir.
O que é franchising e como funciona
No franchising o dono de determinada marca concede o direito de uso do seu formato de negócio a outros empresários.
Com isso, se estabelece uma rede de franquias, onde determinada marca é replicada em várias partes do país ou do mundo, como é o caso das grandes franqueadoras.
Quando uma marca cria redes de franquias, os franqueados ficam interligados à empresa-mãe em vários sentidos.
Para exemplificar, se você se tornar um franqueado não poderá impor ideias próprias no seu negócio, mas sim seguir uma espécie de cartilha enviada pela empresa franqueadora.
Cabe ao franqueado apenas administrar o negócio fazendo a gestão do faturamento e do corpo de colaboradores, basicamente.
Além disso, também é de responsabilidade do franqueado a estruturação do local onde funcionará a franquia.
Por outro lado, a franqueadora deve prestar suporte contínuo às franquias, com treinamentos e capacitações diversas, seja de forma presencial ou online.
A Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a Lei de Franquias
Fundada em 1987, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), surgiu para agrupar e pleitear os interesses de franqueadores e franqueados.
Hoje em dia a associação possui mais de 1500 associados, entre empresas de vários segmentos.
Indo nesse sentido, ainda no século passado foi promulgada a Lei nº 8.955/1994, conhecida popularmente como Lei das Franquias.
Esse dispositivo legal regulamenta as ações do setor e organiza todo o processo de criação de franquias e de adesões.
Em suma, é possível dizer que a criação da ABF e a aprovação da Lei das Franquias foram os pontos responsáveis pela expansão desse modelo de negócios no Brasil.
Taxas do franchising
Se você está interessado no modelo de negócio proposto no franchising, saiba de antemão que existem algumas taxas a serem pagas.
Veja nos tópicos abaixo quais são esses encargos!
Taxa de franquia
A taxa de franquia é o valor da franquia, que deve ser pago pelo franqueado. Assim, ele corresponde ao preço inicial da franquia.
Ela é paga uma única vez e serve para custear gastos básicos da franqueadora com treinamento, instalação da franquia, etc.
Royalties
Os royalties são uma espécie de “aluguel” pago pelo franqueado à franqueadora pelo direito de exploração à marca e também estão previstos na Lei das Franquias.
Entretanto, nem todas as franqueadoras cobram royalties. Além disso, o valor cobrado e a frequência da cobrança podem variar a depender da modalidade da franquia.
Fundo de marketing
O fundo de marketing, ou fundo de propaganda, é uma taxa cobrada pelas franqueadoras e tem por objetivo arrecadar dinheiro para campanhas de marketing que promovem a marca de uma forma geral.
Nesse sentido, as marcas costumam cobrar entre 2 e 5% da receita bruta mensal de todos os seus franqueados, mas o percentual ou valor fixo cobrado pode variar bastante. Essa cobrança também é prevista na Lei das Franquias.
Vantagens do franchising
É correto afirmar que o franchising beneficia tanto os franqueados quanto os franqueadores.
Afinal, para um dos lados está garantida a expansão da marca e o aumento na arrecadação, enquanto para outro está a oportunidade de empreender com o auxílio de uma marca consolidada no mercado e com um modelo de funcionamento já pronto.
Todavia, as vantagens não acabam por aí. Para exemplificar melhor essas questões, criamos os tópicos abaixo para elencar as vantagens do franchising para as marcas e seus franqueados. Veja:
Vantagens para as franqueadoras
- Maior rapidez na expansão da marca;
- Menores custos na expansão dos negócios;
- Descentralização de gestão, que estimula o setor criativo da empresa;
- Fomento do setor de propaganda por meio da cobrança de taxa de marketing;
- Aumento nas receitas da empresa.
Vantagens para os franqueados
- Abrir um negócio sem ter experiência prévia, pois o modelo de gestão já está pronto;
- Investimento inicial menor, se comparado a negócios criados do nada;
- Maior força perante a concorrência;
- Treinamento e suporte da franqueadora;
- Não há a necessidade de se preocupar com marketing.
Principais formatos de franquias
Para finalizar, queremos falar dos diversos formatos de negócio vistos no franchising. Inclusive, esse é um grande diferencial desse modelo de negócio, permitindo a expansão de marcas de todos os segmentos da economia.
Por outro lado, muitas franqueadoras dispõe de muitos dos formatos de franquia possíveis ao mesmo tempo, dando mais opções e facilitando o acesso a empreendedores que dispõem de mais ou menos capital.
Confira nos tópicos a seguir os principais modelos de franquia encontrados no franchising brasileiro.
Containers
É um formato de franquia bastante econômico e destinado a pequenos negócios, como lanchonetes e lojas de souvenirs, por exemplo.
As suas principais vantagens são facilidade de instalação e de locomoção. Já as desvantagens ficam por conta do pequeno espaço, que pode dificultar a adequação de alguns tipos de negócio.
Food trucks
Os food trucks ou “caminhões de comida”, são um dos formatos de negócio mais utilizados no franchising em todo mundo e consistem basicamente em lanchonetes sobre rodas.
Esse modelo de negócio é ideal para empreendimentos baseados em alimentação, como já ficou claro.
Além disso, ele pode representar uma redução de custos em relação a lojas físicas, e uma maior versatilidade, uma vez que o franqueado poderá se locomover com a sua lanchonete sobre rodas para qualquer lugar da região onde está instalado.
Home-based
As franquias home-based podem ser operadas em casa, com um computador conectado à internet. E, como você pode imaginar, esse formato é o mais em conta dentre todos os apresentados.
Nesse modelo de franchising o franqueado basicamente alinha as suas práticas às da empresa-mãe, por meio de materiais de acompanhamento e reuniões online. É tudo muito prático e tecnológico.
Vale ressaltar que as franquias home-based são ideais para quem tem afinidade com as novas tecnologias, além de dispor de um baixo capital inicial.
Lojas físicas
O formato de franquias de loja física é o mais tradicional e também o mais popular, sendo o conceito que vem à mente quando falamos de franchising.
Apesar de os novos formatos terem ganhado grande proporção nos últimos anos, é estimado que cerca de 88% das franquias ativas no Brasil funcionem nesse modelo.
Além disso, é necessário destacar a grande flexibilidade dos espaços físicos, que atendem às mais diversas exigências dos franqueadores.
Por outro lado, vale destacar que o investimento e manutenção de franquias no formato loja física nem sempre são baratos, podendo custar caro para os empreendedores.
Quiosques
Por fim, os quiosques também são apresentados como um formato de franquia bastante consolidado.
Esses espaços funcionam como pequenas lojas, são operados por uma ou duas pessoas no máximo, e são ideais para modelos de franquia mais reduzidos, como lanchonetes, lojas de presentes e serviços rápidos.
Por serem instalados geralmente em locais movimentados, como praças, avenidas e shoppings, os quiosques costumam gerar grandes receitas, visto o seu custo de instalação e manutenção, que é relativamente baixo.
Nesse sentido, o modelo pode ser uma ótima opção para novos empreendedores ou empreendedores que desejam expandir os seus negócios.
Leia mais:
Franquias pet: 10 opções para trabalhar com animais
Franquia O Boticário: saiba o valor e veja como abrir
15 franquias baratas de saúde e beleza para investir em 2022