Depois de ultrapassar a marca de R$ 100 bilhões em antecipação de recebíveis neste ano, a fintech Monkey – maior marketplace do segmento na América Latina – estabeleceu a marca de 80 instituições financeiras parceiras, sendo 7 dos 10 maiores bancos brasileiros, 12 bancos internacionais, 7 instituições financeiras no Chile e inúmeros fundos e securitizadoras.
Fundada em 2016, a Monkey é o maior hub de soluções financeiras da América Latina, com plataformas de antecipação de recebíveis de notas fiscais e cartão de crédito. Recém premiada pelo Prêmio Fintech IBEF-SP, a Monkey foi reconhecida por desenvolver as melhores soluções para o ecossistema financeiro dentre 57 das mais importantes fintechs do mercado. E como grandes parceiras dessas operações, instituições financeiras (IFs) podem participar dos seu sistema de leilões, ou contar com uma plataforma exclusiva de whitelabel, que permite a criação de seus próprios programas.
“Na Monkey, dezenas de financiadores têm acesso a ativos com diferentes perfis de crédito e níveis de taxa, seja para diversificação de carteira, rentabilidade ou repasse de caixa. E com uma integração simplificada conseguem atuar em diferentes produtos de forma 100% automatizada, seja no Brasil e Chile, onde já atuamos, quanto no Mexico e Estados Unidos, nos quais faremos as primeiras operações em breve”, afirma Sheyla Lodi, RI e Head Global de FI Sales na Monkey.
Sistemas de leilões
Em seus sistemas de leilões o financiador pode atuar em três formatos de antecipações: risco sacado, cessão de crédito e antecipação de recebíveis de cartão de crédito, por meio da Spike, solução da Monkey especializada neste nicho.
Atualmente, a fintech possui mais de 90 clientes corporativos como sacados, entre eles empresas como Petrobras e Suzano, nos quais vence o financiador que enviar a melhor oferta de antecipação. São mais de 20 mil cedentes, beneficiados pelo formato da operação.
Estre os financiadores que operam neste formato, está o Banco Sofisa. “Estamos com a Monkey desde o início da sua jornada, desembolsamos mais de R$ 4 bilhões em operações de risco sacado. Com essa parceria conseguimos levar aos nossos clientes agilidade, transparência e uma esteira automática para efetivação das operações. O sucesso de uma empresa é o resultado do trabalho de uma grande equipe.” comenta Jorge Santana, Superintendente Comercial Convênios & Novos Clientes do Banco Sofisa.
Já na plataforma de cessão de crédito, na qual os cedentes são os donos dos programas, as instituições financeiras possuem mais de 300 sacados para escolher, com todo o processo automatizado pela plataforma, ganhando eficiência e economia de tempo dos times internos.
Em Spike, plataforma de antecipação de recebíveis de cartão, a plataforma conecta IFs e Estabelecimentos Comerciais (EC), tanto no formato de marketplace quanto whitelabels exclusivos. No marketplace também é praticado o sistema de leilão e o EC pode definir com qual instituição e qual condição deseja antecipar.
Bancos, fundos e securitizadoras também podem ter os seus próprios programas, o SupplyBank, customizados com suas cores, logomarcas e URLs. “Escutamos o mercado e aprimoramos o produto, com novas funcionalidades e customizações. Hoje temos 12 programas whitelabel dedicados para bancos e FIDCs, os quais atendem dezenas de sacados com total exclusividade”. afirma Sheyla Lodi.
Entre os bancos que utilizam a solução o Banco Inter, que deseja estender a parceria para os EUA. “A combinação de um excelente atendimento aos clientes, aliado ao viés tecnológico e disruptivo, fazem da Monkey uma grande parceira do Inter. Desde 2017, construímos juntos e consolidamos vários portais de antecipação de recebíveis de grandes empresas e nossa expectativa é de replicar esse trabalho nos Estados Unidos.” afirma Felipe Flecha, superintendente no Inter.
A expectativa da Monkey é expandir ainda mais sua presença global. “Temos 7 instituições financeiras conectadas no Chile e estamos em processo de integração de bancos para iniciar operações em outros países. Isso demonstra nosso compromisso em continuar aprimorando nossos serviços e oferecer oportunidades de crescimento para nossos parceiros financeiros em todo o mundo”, conclui Sheyla Lodi.
A Monkey
A Monkey é um marketplace que tem como propósito tornar o mercado de antecipação de recebíveis de notas fiscais e cartão de crédito mais eficiente.
Fundada em 2016, a fintech recebeu investimento de R$ 6 milhões em uma rodada de investimento liderada pela Kinea Ventures, criado em parceria com o Itaú Unibanco, que já conta com mais de 150 clientes e o Quona Capital, Venture Capital global focada em fintechs disruptivas.
Para saber mais: https://www.monkey.tech/.