Desde o início da operação do Crédito do Trabalhador, em 21 de março, até segunda-feira (31), a CAIXA já contratou mais de R$ 500 milhões em empréstimos. O programa atendeu mais de 40 mil clientes de todos os estados brasileiros e 3 mil municípios, com um ticket médio de R$ 12 mil e um prazo médio de 44 meses para a contratação.
Oportunidade para Trabalhadores Quitarem Dívidas
O Crédito do Trabalhador visa oferecer uma oportunidade para que trabalhadores, incluindo empregados domésticos e rurais, possam quitar dívidas com juros elevados, proporcionando alívio financeiro.
Segundo Carlos Vieira, presidente da CAIXA, é importante que os clientes avaliem cuidadosamente as opções de crédito disponíveis, considerando o impacto das parcelas no Orçamento familiar antes de tomar uma decisão. “A CAIXA terá sempre o compromisso de oferecer as melhores taxas e condições para os clientes”, afirmou Vieira.
Como Funciona a Contratação
Até 25 de abril, o Crédito do Trabalhador pode ser contratado por meio do aplicativo CTPS Digital, do Ministério do Trabalho e Emprego. Após a simulação de crédito realizada no app, o cliente que optar pela proposta da CAIXA será direcionado para o WhatsApp da instituição, onde poderá finalizar a contratação. Após essa data, o crédito estará disponível diretamente pelos canais da CAIXA.
Alterações na Legislação
O Crédito do Trabalhador é uma operação de crédito comercial, com base na Medida Provisória 1092/25, que alterou a Lei 10.820/03, atualizando as condições do crédito consignado privado para as instituições financeiras.
O programa segue com o objetivo de ajudar os trabalhadores a reduzir suas dívidas e melhorar a saúde financeira, oferecendo condições acessíveis de financiamento.