Investir em capacitações é uma ótima oportunidade para ampliar conhecimento e construir uma trajetória profissional mais plural, afinal novos desafios fazem parte da rotina de trabalho, principalmente de quem deseja desenvolver as demandas com excelência.
Com o objetivo de atrair cada vez mais brasileiros para o universo do vinho, a Evino sabe que a democratização e acesso a informações sobre a bebida deve começar em casa.
E a pandemia não impediu isso. A empresa, que já realizava semanalmente as “Evino Fridays”, aulas rápidas sobre vinhos para a equipe, enviou kits para os colaboradores durante o home office, de forma a manter a conexão entre os funcionários.
Agora, após meses de cuidadosa preparação, o maior e-commerce de vinhos da América Latina lança um dos cursos mais completos do mercado com os principais e mais relevantes assuntos para os colaboradores.
“A Evino nasceu com a missão de democratizar o consumo de vinho. Cada vez mais temos desenvolvido uma agenda de conteúdo e educação para apoiar nossos clientes e audiência na jornada de descoberta e exploração do universo do vinho”, afirma Ari Gorenstein, co-CEO da Evino. “No entanto, percebemos que mesmo dentro de casa boa parte dos times – principalmente aqueles menos técnicos em produto – também gostariam de uma bagagem maior de informação e aprendizados sobre a bebida. Optamos então por desenvolver uma série de módulos com conteúdo de atualidade e abordagem pedagógica inovadora para a formação de todos os eviners”.
Com 7 horas de videoaulas gravadas pela sommelière, Jessica Marinzeck, serão abordados temas como defeitos do vinho, produção em países tradicionais e diferentes, como Marrocos e Líbano, mercado de vinhos, serviço, entre outros – as aulas ficarão disponíveis para o acesso a qualquer momento.
“Para garantir que essa seja uma experiência incrível para os funcionários, não apenas em termos de conteúdo, contratamos a 8 Milímetros, produtora especializada para a gravação e edição das 35 videoaulas”, diz Jessica.
“Também contamos com o apoio da Lana Ruff, profissional que nos ajudou na construção do conteúdo e da Agência Adam, responsável pela diagramação do ebook que hoje conta com cerca de 500 páginas”.
Os funcionários terão acesso também ao ebook e a uma aula prática sobre degustação.
Ao final do curso, será aplicada uma avaliação e aqueles que passarem receberão um certificado de conclusão.
A sommelière estará à disposição para tirar possíveis dúvidas que possam surgir ao longo das aulas.
O curso é aberto e de caráter optativo para todos os eviners, mas obrigatórios para as equipes de compras, marketing, UX e SAC, que estão mais diretamente em contato com o consumidor.
“Queremos sempre oferecer a melhor experiência possível para os brasileiros e entendemos que isso vai muito além da abertura de uma garrafa. Nosso objetivo é encantar nossos clientes em todos os momentos, desde a compra até a degustação de uma taça, por isso entendemos que estes funcionários precisam ter um bom domínio sobre o universo do vinho para proporcionar sempre as melhores experiências possíveis”, afirma Renata Fior, gerente de RH da Evino.
Marcel Caldas, colaborador do setor de Controladoria da empresa, achou o curso uma ideia incrível.
“Ter aulas de vinhos, antes de começar ou já estando na empresa, ajuda a aprender sobre a área em que trabalhamos, tornando as atividades muito mais fáceis e também prazerosas. Com certeza gostarei de aprender mais sobre como avaliar e degustar o vinho – preciso aprender a sentir o cheiro das coisas, só sinto cheiro de álcool”, brinca.
Enquanto isso, Victor Brittes, Tech Lead & iOS Developer do e-commerce, identificou o resultado das aulas e a importância de um material auxiliar na rotina do trabalho.
“Eu gostei muito da novidade. Mesmo já tendo feito algumas outras aulas de vinho na própria Evino, eu sempre senti falta de um material para acompanhar e relembrar o conteúdo que foi passado. No dia a dia percebo o quanto qualquer conhecimento adquirido influencia na forma que eu entendo que a tecnologia pode contribuir para o mundo do vinho, especialmente no Brasil”, avalia.
Para Brittes a tecnologia contribui para o entendimento dos clientes mais exigentes e também alcança e orienta os iniciantes.
Além disso, ter acesso a uma apostila repleta de informações importantes sobre o universo do vinho se tornou uma grande aliada do seu dia a dia.
“Agora que temos um material e um conteúdo que é fruto de muito trabalho e dedicação de várias pessoas extremamente competentes, eu vejo a Evino dando mais um passo na direção de se consolidar como referência no mundo do vinho, olhando também para quem está do lado de dentro. O sucesso será uma consequência inevitável”, conclui.
Selo Great Place to Work
Como resultado da qualidade do trabalho realizado e preocupação com o bem-estar e felicidades dos colaboradores, a Evino recebeu a certificação Great Place to Work (GPTW), que identifica a empresa como um dos melhores ambientes para se trabalhar.
Autoridade de reconhecimento global no universo do trabalho, a GPTW atua como consultora especializada na transformação de organizações com a finalidade de aproveitar o melhor das pessoas, com resultados excelentes e de forma sustentável.
Para conquistar o certificado, a consultora aplicou diferentes formas de avaliação e analisou o relacionamento dos colaboradores com a Evino de acordo com o questionário de 58 perguntas.
Em uma das avaliações, a GPTW analisou 5 dimensões (credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem) e concedeu ao e-commerce uma pontuação de 87, numa escala de 100.
Em outro momento, a consultora aplicou a metodologia NPS (Net Promoter Score), utilizada para indicar se a empresa é um bom lugar para se trabalhar, e garantiu à Evino 76 pontos, resultado que posiciona a empresa no nível de excelência e acima do benchmark do varejo.
Já em relação ao posicionamento diante do Covid, o e-commerce recebeu 90 pontos.
Além disso, a Evino recebeu uma excelente avaliação sobre seus valores, com 90% dos participantes ressaltando “trabalhamos com agilidade”.
Sobre a Evino
Maior e-commerce de vinhos da América Latina, a Evino já vendeu para mais de 1 milhão de pessoas no Brasil.
Começou a operação em 2013 com o objetivo de compartilhar a paixão pelo vinho e também o desejo de descomplicar a bebida, oferecendo a melhor relação de custo-benefício do mercado, e recebeu em 2021 o selo Great Place to Work (GPTW), que reconhece a empresa como uma das melhores para se trabalhar.
Negociando diretamente com os produtores para fornecer rótulos para todos os gostos e bolsos, a Evino se tornou a maior importadora de vinhos da Itália, França e Espanha no Brasil.
Tudo isso para que o brasileiro viva mais histórias, seja mais vinho.