A economia da Argentina é parcialmente dolarizada e a cotação do dólar, especialmente o paralelo – conhecido como dólar blue -, é um termômetro para se avaliar a situação econômica do país.
Com o primeiro turno das eleições presidenciais que ocorreram no domingo (22), não é diferente.
A reação do mercado ao resultado do primeiro turno pode ser mensurada na cotação do dólar blue na segunda-feira, pois o dólar oficial é, atualmente, fixado a 350 pesos por dólar pelo Banco Central da República Argentina (BCRA). O br.investing.com tem dados históricos da cotação do dólar paralelo desde 2006.
Imagem 1: Cotação do dólar ‘blue’ na Argentina (7/6/23 a 19/10/23)
Fonte. br.investing.com
Quadro eleitoral
O ultraliberal Javier Milei é líder das pesquisas e favorito a ser o próximo ocupante da Casa Rosada. Sua plataforma eleitoral é a dolarização da economia do país e o fechamento do BCRA.
A vitória de Milei nas primárias em agosto, a confirmação de seu favoritismo na campanha eleitoral e seu incentivo aos seus eleitores se desvencilhar de pesos argentinos mexeram com a cotação do dólar.
No dia seguinte à vitória do ultraliberal nas primárias, o BCRA fixou uma taxa de câmbio em 350 pesos por dólar.
Como a autoridade monetária tem pouco controle sobre o dólar blue, sua cotação disparou, chegando a 1 mil pesos por dólar na semana passada. Será que a história se repete na segunda-feira?
A disputa está acirrada entre os três principais candidatos: além de Milei, o o peronista e ministro da Economia Sergio Massa e Patricia Bulrrich, candidata do partido do ex-presidente Mauricio Macri.
Segundo as pesquisas de opinião, Milei tem chances de vencer no primeiro turno. Para isso, ele precisa receber ao menos 45% dos votos, ou 40% caso fique mais de 10 pontos percentuais em relação aos demais candidatos.
Em caso de segundo turno, Milei mantém o favoritismo.
Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas, que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais.
Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.
Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.
Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.