O dólar à vista fechou na terça-feira cotado a R$ 5,7679. Ontem, devido ao feriado de Consciência Negra, não houve pregão no Brasil.
A escalada da guerra entre Rússia e Ucrânia continua pressionando o dólar com prêmios de risco. O mercado segue na expectativa do aguardado pacote fiscal. Após o término do G20, as eleições municipais e a confirmação de Trump, a demora no anúncio tem gerado tensões no câmbio, que costuma reagir mais na espera do que no evento em si.
Quanto ao pacote de cortes de gastos, sua magnitude determinará o movimento no câmbio: um pacote robusto pode valorizar o real e reduzir os prêmios na curva de juros futuros; o oposto também é válido. Independente dos números, o discurso oficial deve reforçar o compromisso com o arcabouço fiscal.
Outros destaques:
- China: Taxas de juros permaneceram estáveis.
Calendário Econômico (21/11):
- Brasil: Reunião do CMN (9h) e fluxo cambial estrangeiro (14h30).
- Zona do Euro: Produção do setor de construção (9h), confiança do consumidor (12h), e discursos de membros do BCE (12h30).
- EUA: Pedidos de seguro-desemprego, atividade industrial e relatório de empregos do Fed da Filadélfia (10h30), e vendas de casas usadas (12h).
Desejo a todos uma ótima quinta-feira!
Sobre Elson Gusmão
Elson Gusmão é o Diretor de Câmbio da Ourominas, considerada uma das maiores empresas de ouro e câmbio do país. Formado em Gestão Financeira em 2016, está há mais de 8 anos na Instituição Financeira e DTVM. Faz análises sobre a cotação de câmbio de moedas e realiza comentários sobre as atualizações do mercado.
Sobre a Ourominas
A Ourominas (OM) possui anos de história e atuação. Ao longo desse período construiu uma sólida reputação, se consolidando como uma bem-sucedida instituição do mercado e referência no Brasil em serviços financeiros.
Atualmente a OM possui um portfólio diversificado de soluções financeiras no mercado de ouro ativo financeiro para exportação, investimento e consumo industrial, da qual é certificada na Americas Gold Manufacturers Association (AMAGOLD). E no mercado de câmbio de moedas estrangeiras para turismo e negócios internacionais, integra a Associação Brasileira de Câmbio (ABRACAM).
Em 2021, a OM foi a primeira Instituição Financeira da América Latina a possuir as certificações ISO 9001, 14001 e 45001, e em 2022, a OM foi a primeira Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) da América Latina a possuir a certificação Great Place to Work (GPTW).
Com uma estrutura completa de consultores especializados, oferece atendimento dedicado a diversos perfis de empresa ou pessoa física, moldando os produtos às necessidades dos clientes com qualidade, agilidade e baixos custos operacionais.